À descoberta das transformações geométricas : Um estudo com crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1808 |
Resumo: | O presente estudo de investigação foi desenvolvido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este realizou-se no contexto educativo no qual decorreu a PES II, um Jardim-de-infância da rede pública, do concelho de Viana do Castelo. O estudo pretendeu caracterizar o conhecimento geométrico sobre transformações geométricas manifestado por crianças em idade pré-escolar, aferir as suas dificuldades durante a realização das tarefas e, por fim, contribuir para o desenvolvimento dos seus conhecimentos. Os participantes deste estudo foram as crianças de 5 anos (5 do sexo feminino e 6 do sexo masculino) pertencentes ao grupo onde decorreu a PES II. Deste modo, foi criada uma sequência didática de 12 tarefas idealizadas com o propósito de dar resposta às seguintes questões de investigação que orientaram o estudo: 1) Como se caracteriza o conhecimento geométrico relativo às transformações geométricas manifestado por crianças em idade pré-escolar?; 2) De que forma as tarefas propostas contribuem para o desenvolvimento desse conhecimento?; 3) Que dificuldades manifestaram as crianças? Tendo em conta o problema e as questões de investigação, para este estudo, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, que seguiu o design de estudo de caso. Como técnicas de recolha de dados, para além das tarefas, recorreu-se à observação participante, às notas de campo, aos registos audiovisuais, aos documentos produzidos pelas crianças (registo das tarefas) e à entrevista. O estudo permitiu concluir que as crianças já possuem conhecimento geométrico mesmo antes de entrarem na educação pré-escolar. Relativamente às transformações geométricas, este conhecimento é adquirido de maneira informal, baseado na curiosidade e entusiasmo das crianças e manifesta-se através de associações a movimentos e exemplos da vida real. Foi notória a evolução do conhecimento geométrico manifestado pelos participantes deste estudo durante a implementação da sequência didática. As dificuldades manifestadas prenderam-se, essencialmente, com a utilização de uma linguagem adequada ao tema e com a visualização. Estas foram ultrapassadas com a ajuda de estratégias diversificadas utilizadas pela Educadora. |
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Deste modo, foi criada uma sequência didática de 12 tarefas idealizadas com o propósito de dar resposta às seguintes questões de investigação que orientaram o estudo: 1) Como se caracteriza o conhecimento geométrico relativo às transformações geométricas manifestado por crianças em idade pré-escolar?; 2) De que forma as tarefas propostas contribuem para o desenvolvimento desse conhecimento?; 3) Que dificuldades manifestaram as crianças? Tendo em conta o problema e as questões de investigação, para este estudo, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, que seguiu o design de estudo de caso. Como técnicas de recolha de dados, para além das tarefas, recorreu-se à observação participante, às notas de campo, aos registos audiovisuais, aos documentos produzidos pelas crianças (registo das tarefas) e à entrevista. O estudo permitiu concluir que as crianças já possuem conhecimento geométrico mesmo antes de entrarem na educação pré-escolar. Relativamente às transformações geométricas, este conhecimento é adquirido de maneira informal, baseado na curiosidade e entusiasmo das crianças e manifesta-se através de associações a movimentos e exemplos da vida real. Foi notória a evolução do conhecimento geométrico manifestado pelos participantes deste estudo durante a implementação da sequência didática. As dificuldades manifestadas prenderam-se, essencialmente, com a utilização de uma linguagem adequada ao tema e com a visualização. Estas foram ultrapassadas com a ajuda de estratégias diversificadas utilizadas pela Educadora.The present research study was developed in the curricular unit of supervised teaching practice II (PES II) within the Master's Course in Preschool and Primary Teacher Education. This was held in a public kindergarten context in Viana do Castelo municipality. The study aimed to characterize the geometric knowledge about geometric transformations manifested by children in preschool age, assess their difficulties in carrying out tasks and eventually contribute to the development of their knowledge. The study participants were 5 years old children (5 female and 6 males) belonging to the group where the PES II took place. Thus, a didactic sequence of 12 tasks was designed in order to address the following research questions that guided the study: 1) How is characterized the geometrical knowledge about geometric transformations revealed by children in preschool?; 2) How the proposed tasks contribute to the development of this knowledge?; 3) What difficulties the children expressed? According to the problem and the research questions for this study, we choose a qualitative approach, and followed a case study design to collect data, in addition to tasks, were used participant observation, field notes, audio-visual records, documents produced by children (of tasks record) and the interview. The study found that children already possess geometric knowledge even before entering the preschool education. With regard to geometric transformations, this knowledge is acquired informally, based on curiosity and enthusiasm of children and manifests itself through associations and movements to real-life examples. It was evident the evolution of geometric knowledge expressed by participants during the implementation of the didactic sequence. The difficulties experienced are related essentially with the use of appropriate language to the theme and with the visualization. These were overcome with the help of diverse strategies used by the educator.2017-03-27T14:33:40Z2016-07-13T00:00:00Z2016-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1808TID:201666421porTeixeira, Fernanda Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:09:55Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:09:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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