A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Beatriz Amaral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6047
Resumo: O presente relatório final tem como objetivo compreender as contribuições da utilização da tecnologia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas em contextos do quotidiano. Desta forma, recorreu-se a autores de referência e às tarefas aplicadas em contexto de sala de aula de modo a averiguar as implicações da utilização da tecnologia em geometria. Em termos metodológicos, foi aplicada uma investigação de caráter qualitativo onde foram recolhidos dados através da observação, elaboração de notas de campo e análise das produções dos alunos nas tarefas propostas. Os dados obtidos demonstram que a utilização de um Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD), recorrendo a contextos do quotidiano, se torna uma mais-valia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas. A aprendizagem tornou-se dinâmica e motivadora, pelo que os alunos conseguiram construir o seu próprio conhecimento e criaram uma relação de empatia com a geometria. Através da implementação do projeto, competências como o questionamento e a planificação e construção de tarefas motivadoras foram trabalhas e aprimoradas ao longo do tempo.
id RCAP_eba9b0a2f1ff6580648925448694297e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6047
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidianoGeometriatransformações geométricasGeoGebraGeometrygeometric transformationsO presente relatório final tem como objetivo compreender as contribuições da utilização da tecnologia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas em contextos do quotidiano. Desta forma, recorreu-se a autores de referência e às tarefas aplicadas em contexto de sala de aula de modo a averiguar as implicações da utilização da tecnologia em geometria. Em termos metodológicos, foi aplicada uma investigação de caráter qualitativo onde foram recolhidos dados através da observação, elaboração de notas de campo e análise das produções dos alunos nas tarefas propostas. Os dados obtidos demonstram que a utilização de um Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD), recorrendo a contextos do quotidiano, se torna uma mais-valia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas. A aprendizagem tornou-se dinâmica e motivadora, pelo que os alunos conseguiram construir o seu próprio conhecimento e criaram uma relação de empatia com a geometria. Através da implementação do projeto, competências como o questionamento e a planificação e construção de tarefas motivadoras foram trabalhas e aprimoradas ao longo do tempo.The aim of this study is to understand the contributions of the use of technology to the learning of concepts associated with geometric transformations in everyday contexts. In this way, it was used reference authors and the tasks applied in the classroom context in order to determinat the implications of the use of technology in geometry. In methodological terms, a qualitative research was applied in which data were collected through observation, elaboration of field notes and analysis of the students productions in the proposed tasks. The data obtained demonstrates that the use of a Dynamic Geometry Software (DGS), using everyday contexts, becomes an added value for the learning of concepts associated with geometric transformations. Learning became dynamic and motivating, so students were able to build their own knowledge and created a relationship of empathy with geometry. Through the implementation of the project, skills such as questioning and the planning and construction of motivating tasks were worked and improved over time.Ribeiro, AntónioGomes, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMatos, Ana Beatriz Amaral2019-12-18T10:49:01Z2019-03-132019-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6047TID:202345459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:20Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:02.430938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidiano
title A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidiano
spellingShingle A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidiano
Matos, Ana Beatriz Amaral
Geometria
transformações geométricas
GeoGebra
Geometry
geometric transformations
title_short A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidiano
title_full A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidiano
title_fullStr A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidiano
title_full_unstemmed A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidiano
title_sort A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidiano
author Matos, Ana Beatriz Amaral
author_facet Matos, Ana Beatriz Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, António
Gomes, Helena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ana Beatriz Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
transformações geométricas
GeoGebra
Geometry
geometric transformations
topic Geometria
transformações geométricas
GeoGebra
Geometry
geometric transformations
description O presente relatório final tem como objetivo compreender as contribuições da utilização da tecnologia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas em contextos do quotidiano. Desta forma, recorreu-se a autores de referência e às tarefas aplicadas em contexto de sala de aula de modo a averiguar as implicações da utilização da tecnologia em geometria. Em termos metodológicos, foi aplicada uma investigação de caráter qualitativo onde foram recolhidos dados através da observação, elaboração de notas de campo e análise das produções dos alunos nas tarefas propostas. Os dados obtidos demonstram que a utilização de um Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD), recorrendo a contextos do quotidiano, se torna uma mais-valia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas. A aprendizagem tornou-se dinâmica e motivadora, pelo que os alunos conseguiram construir o seu próprio conhecimento e criaram uma relação de empatia com a geometria. Através da implementação do projeto, competências como o questionamento e a planificação e construção de tarefas motivadoras foram trabalhas e aprimoradas ao longo do tempo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18T10:49:01Z
2019-03-13
2019-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6047
TID:202345459
url http://hdl.handle.net/10400.19/6047
identifier_str_mv TID:202345459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130910506876928