Manuel de procedimentos para a gestão académica do IPCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Isabel Maria Martins Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1442
Resumo: As Instituições de Ensino Superior, à semelhança das grandes empresas, devem acompanhar a evolução dos mercados a uma escala global, considerando que, atualmente formam-se profissionais, com horizontes muito diversificados. Os pensamentos micro, numa esfera local, deram lugar aos macro, de forma globalizante. Como consequência da globalização, os mercados de trabalho apresentam-se imensamente competitivos, onde os desafios apenas são aceites pelos mais audazes. O objetivo deste projeto é evidenciar que os melhores desempenhos dependem de comportamentos e atividades estruturadas, onde os erros e falhas são minimizados ou até nulos, que se irão refletir na melhoria evidenciada da gestão académica do IPCA. A melhoria, sendo um dos princípios da qualidade, diz-nos que as organizações que têm sucesso estão permanentemente focadas na melhoria da qualidade, não apenas interna, mas também nas suas diversas vertentes, melhoria dos serviços prestados, que se irá refletir na forma como os recursos humanos se organizam. Recorrendo a um estudo de caso, com vista à elaboração de procedimentos para a gestão académica, pretende-se sistematizar as atividades a desenvolver no processo de candidatura e inserção dos estudantes, nos vários níveis de ensino, tomando por base as orientações da ISO 9001:2015. Este projeto pretende ser mais um passo, para o IPCA, no alcance do objetivo certificação da qualidade. Esta permitirá, em termos futuros, definir e alcançar objetivos estratégicos de forma mais assertiva, capazes de incrementar a sua competitividade, à semelhança do que se tem verificados noutras Instituições de Ensino Superior já certificadas. Assim, conclui-se que o sucesso de qualquer organização depende da capacidade de adotar ferramentas que facilitem desempenhos mais empreendedores e competitivos, sendo que o comprometimento das pessoas é essencial para melhorar a capacidade de criar e proporcionar valor.
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