Métricas de desempenho : value drivers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João Pedro Fonseca
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42447
Resumo: Atualmente, os gestores e as empresas têm dado bastante importância ao que se chama de desenvolvimento sustentável. Após a pandemia, que trouxe uma grave crise financeira mundial, agravada ainda mais pela guerra, várias empresas viram-se com dificuldades acrescidas em definir e implementar métodos de criação de valor. Estas limitações estão intimamente ligadas à relação que existe entre o desempenho operacional e financeiro e a forma como os métodos são implementados. A gestão e o controlo de gestão têm vindo a crescer num ambiente frágil, em constante mutação e agora mais do que nunca, será necessário cada empresa definir quais os seus principais pontos fortes de criação de valor e explorar isso mesmo, fortalecendo-os, para que seja possível no futuro dar resposta a possíveis crises, criando uma estratégia de sustentabilidade a nível estratégico. Tendo tudo isto em conta, nos dias que correm os gestores necessitam de ter uma visão clara sobre os drivers e potenciais soluções para os problemas, sendo para isso, necessário ter um approach proativo na procura da sustentabilidade. O uso de KPI’s para ajudar na decisão os gestores irá valorizar o trabalho destes, tornando-o mais fácil ao invés de uma gestão focada apenas na informação financeira. Portanto, este TFM consiste em perceber aquilo que acontece atualmente nas empresas e quais os drivers que são usados mais frequentemente e de que forma estes são implementados. Após essa análise, o objetivo será identificar se existem mecanismos de criação de valor nas empresas, e se estes se aplicam numa estratégia de desenvolvimento sustentável e crescimento na sociedade atual. Posteriormente, será também importante perceber se a comunidade da empresa em que os inquiridos se inserem, estão cientes dos objetivos e valores que as suas empresas pretendem transmitir.
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