Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12782 |
Resumo: | O presente relatório traduz as experiências de estágio supervisionadas, realizadas no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa em 1.º e em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é retratado o meu percurso de aprendizagem, evidenciando as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa. Deste modo, na primeira parte é apresentada a componente investigativa, na qual se pretendeu avaliar o modelo de inclusão dos/as alunos/as surdos/as na escola de estágio, através das representações dos intervenientes (alunos-surdos e professores regulares de turma). As principais conclusões apontam para uma cultura de inclusão estabelecida na escola. No entanto, é assinalado que há necessidade de aprofundar a cultura de inclusão e de que os meios para a aprofundar ultrapassam as competências dos/as professores/as e da escola. Na segunda parte, configura-se o estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico. É caraterizado o contexto educativo, e com base neste, apresentam-se as estratégias orientadoras da ação educativa e são refletidas duas das experiências (experiências-chave) que mais marcaram o meu desenvolvimento profissional. Na terceira parte, carateriza-se o contexto de intervenção em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estágio incluiu quatro domínios do saber: História e Geografia de Portugal, Matemática, Português e Ciências Naturais. Para cada um dos referidos domínios estabelece-se a fundamentação das intervenções em estágio e reflete-se sobre as mesmas. Na parte final apresenta-se uma reflexão global sobre os ganhos profissionais adquiridos ao longo dos estágios em 1.º e em 2.º Ciclos. |
id |
RCAP_ba0efacf0fde4019d52e8cf99eceb891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12782 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloO presente relatório traduz as experiências de estágio supervisionadas, realizadas no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa em 1.º e em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é retratado o meu percurso de aprendizagem, evidenciando as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa. Deste modo, na primeira parte é apresentada a componente investigativa, na qual se pretendeu avaliar o modelo de inclusão dos/as alunos/as surdos/as na escola de estágio, através das representações dos intervenientes (alunos-surdos e professores regulares de turma). As principais conclusões apontam para uma cultura de inclusão estabelecida na escola. No entanto, é assinalado que há necessidade de aprofundar a cultura de inclusão e de que os meios para a aprofundar ultrapassam as competências dos/as professores/as e da escola. Na segunda parte, configura-se o estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico. É caraterizado o contexto educativo, e com base neste, apresentam-se as estratégias orientadoras da ação educativa e são refletidas duas das experiências (experiências-chave) que mais marcaram o meu desenvolvimento profissional. Na terceira parte, carateriza-se o contexto de intervenção em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estágio incluiu quatro domínios do saber: História e Geografia de Portugal, Matemática, Português e Ciências Naturais. Para cada um dos referidos domínios estabelece-se a fundamentação das intervenções em estágio e reflete-se sobre as mesmas. Na parte final apresenta-se uma reflexão global sobre os ganhos profissionais adquiridos ao longo dos estágios em 1.º e em 2.º Ciclos.Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumMonteiro, Sílvia Daniela Pinheiro2016-03-31T12:53:41Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12782201335689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:53.138488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final |
title |
Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final |
spellingShingle |
Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final Monteiro, Sílvia Daniela Pinheiro Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
title_short |
Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final |
title_full |
Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final |
title_fullStr |
Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final |
title_full_unstemmed |
Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final |
title_sort |
Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final |
author |
Monteiro, Sílvia Daniela Pinheiro |
author_facet |
Monteiro, Sílvia Daniela Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Xavier, Lola Geraldes, 1973- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Sílvia Daniela Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
topic |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
description |
O presente relatório traduz as experiências de estágio supervisionadas, realizadas no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa em 1.º e em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é retratado o meu percurso de aprendizagem, evidenciando as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa. Deste modo, na primeira parte é apresentada a componente investigativa, na qual se pretendeu avaliar o modelo de inclusão dos/as alunos/as surdos/as na escola de estágio, através das representações dos intervenientes (alunos-surdos e professores regulares de turma). As principais conclusões apontam para uma cultura de inclusão estabelecida na escola. No entanto, é assinalado que há necessidade de aprofundar a cultura de inclusão e de que os meios para a aprofundar ultrapassam as competências dos/as professores/as e da escola. Na segunda parte, configura-se o estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico. É caraterizado o contexto educativo, e com base neste, apresentam-se as estratégias orientadoras da ação educativa e são refletidas duas das experiências (experiências-chave) que mais marcaram o meu desenvolvimento profissional. Na terceira parte, carateriza-se o contexto de intervenção em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estágio incluiu quatro domínios do saber: História e Geografia de Portugal, Matemática, Português e Ciências Naturais. Para cada um dos referidos domínios estabelece-se a fundamentação das intervenções em estágio e reflete-se sobre as mesmas. Na parte final apresenta-se uma reflexão global sobre os ganhos profissionais adquiridos ao longo dos estágios em 1.º e em 2.º Ciclos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-31T12:53:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12782 201335689 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12782 |
identifier_str_mv |
201335689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130014377050112 |