Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Sílvia Daniela Pinheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12782
Resumo: O presente relatório traduz as experiências de estágio supervisionadas, realizadas no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa em 1.º e em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é retratado o meu percurso de aprendizagem, evidenciando as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa. Deste modo, na primeira parte é apresentada a componente investigativa, na qual se pretendeu avaliar o modelo de inclusão dos/as alunos/as surdos/as na escola de estágio, através das representações dos intervenientes (alunos-surdos e professores regulares de turma). As principais conclusões apontam para uma cultura de inclusão estabelecida na escola. No entanto, é assinalado que há necessidade de aprofundar a cultura de inclusão e de que os meios para a aprofundar ultrapassam as competências dos/as professores/as e da escola. Na segunda parte, configura-se o estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico. É caraterizado o contexto educativo, e com base neste, apresentam-se as estratégias orientadoras da ação educativa e são refletidas duas das experiências (experiências-chave) que mais marcaram o meu desenvolvimento profissional. Na terceira parte, carateriza-se o contexto de intervenção em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estágio incluiu quatro domínios do saber: História e Geografia de Portugal, Matemática, Português e Ciências Naturais. Para cada um dos referidos domínios estabelece-se a fundamentação das intervenções em estágio e reflete-se sobre as mesmas. Na parte final apresenta-se uma reflexão global sobre os ganhos profissionais adquiridos ao longo dos estágios em 1.º e em 2.º Ciclos.
id RCAP_ba0efacf0fde4019d52e8cf99eceb891
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloO presente relatório traduz as experiências de estágio supervisionadas, realizadas no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa em 1.º e em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é retratado o meu percurso de aprendizagem, evidenciando as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa. Deste modo, na primeira parte é apresentada a componente investigativa, na qual se pretendeu avaliar o modelo de inclusão dos/as alunos/as surdos/as na escola de estágio, através das representações dos intervenientes (alunos-surdos e professores regulares de turma). As principais conclusões apontam para uma cultura de inclusão estabelecida na escola. No entanto, é assinalado que há necessidade de aprofundar a cultura de inclusão e de que os meios para a aprofundar ultrapassam as competências dos/as professores/as e da escola. Na segunda parte, configura-se o estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico. É caraterizado o contexto educativo, e com base neste, apresentam-se as estratégias orientadoras da ação educativa e são refletidas duas das experiências (experiências-chave) que mais marcaram o meu desenvolvimento profissional. Na terceira parte, carateriza-se o contexto de intervenção em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estágio incluiu quatro domínios do saber: História e Geografia de Portugal, Matemática, Português e Ciências Naturais. Para cada um dos referidos domínios estabelece-se a fundamentação das intervenções em estágio e reflete-se sobre as mesmas. Na parte final apresenta-se uma reflexão global sobre os ganhos profissionais adquiridos ao longo dos estágios em 1.º e em 2.º Ciclos.Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumMonteiro, Sílvia Daniela Pinheiro2016-03-31T12:53:41Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12782201335689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:53.138488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final
title Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final
spellingShingle Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final
Monteiro, Sílvia Daniela Pinheiro
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
title_short Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final
title_full Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final
title_fullStr Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final
title_full_unstemmed Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final
title_sort Uma caminhada repleta de aprendizagens: relatório final
author Monteiro, Sílvia Daniela Pinheiro
author_facet Monteiro, Sílvia Daniela Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Sílvia Daniela Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
topic Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
description O presente relatório traduz as experiências de estágio supervisionadas, realizadas no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa em 1.º e em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é retratado o meu percurso de aprendizagem, evidenciando as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa. Deste modo, na primeira parte é apresentada a componente investigativa, na qual se pretendeu avaliar o modelo de inclusão dos/as alunos/as surdos/as na escola de estágio, através das representações dos intervenientes (alunos-surdos e professores regulares de turma). As principais conclusões apontam para uma cultura de inclusão estabelecida na escola. No entanto, é assinalado que há necessidade de aprofundar a cultura de inclusão e de que os meios para a aprofundar ultrapassam as competências dos/as professores/as e da escola. Na segunda parte, configura-se o estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico. É caraterizado o contexto educativo, e com base neste, apresentam-se as estratégias orientadoras da ação educativa e são refletidas duas das experiências (experiências-chave) que mais marcaram o meu desenvolvimento profissional. Na terceira parte, carateriza-se o contexto de intervenção em 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estágio incluiu quatro domínios do saber: História e Geografia de Portugal, Matemática, Português e Ciências Naturais. Para cada um dos referidos domínios estabelece-se a fundamentação das intervenções em estágio e reflete-se sobre as mesmas. Na parte final apresenta-se uma reflexão global sobre os ganhos profissionais adquiridos ao longo dos estágios em 1.º e em 2.º Ciclos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-31T12:53:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12782
201335689
url http://hdl.handle.net/10400.26/12782
identifier_str_mv 201335689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130014377050112