Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52342
Resumo: Vivemos na era da hiperconexão, da explosão das redes sociais e do crescimento vertiginoso da Educação Online. Este fato põe em realce o debate em torno da formação de professores que atuam na Educação Online. Para melhor compreendermos essa problemática, foi realizado um mapeamento sistemático de literatura em duas bases de dados bibliográficos, o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e os periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na pesquisa obtemos um total de 1150 artigos, usando os descritores Formação de Docentes Online, Formação para Docência Online, Docência Online e Formação de Tutores, todavia, após o tratamento desses dados, foram analisados, minuciosamente, 13 artigos. Em nossa análise observamos que esse campo ainda precisa avançar, todavia, há boas iniciativas de pesquisas que visam proporcionar um melhor entendimento sobre essa temática e que também ampliam os debates sobre as ações empreendidas nessa área.
id RCAP_ee1e24af78c24a0d71f937ee1fa07594
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52342
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literaturaEducação OnlineDocência OnlineFormação de Docentes OnlineFormação de TutoresCiberculturaOnline EducationOnline TeachingOnline Teaching TrainingTraining of tutorsCybercultureCiências Sociais::Ciências da EducaçãoVivemos na era da hiperconexão, da explosão das redes sociais e do crescimento vertiginoso da Educação Online. Este fato põe em realce o debate em torno da formação de professores que atuam na Educação Online. Para melhor compreendermos essa problemática, foi realizado um mapeamento sistemático de literatura em duas bases de dados bibliográficos, o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e os periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na pesquisa obtemos um total de 1150 artigos, usando os descritores Formação de Docentes Online, Formação para Docência Online, Docência Online e Formação de Tutores, todavia, após o tratamento desses dados, foram analisados, minuciosamente, 13 artigos. Em nossa análise observamos que esse campo ainda precisa avançar, todavia, há boas iniciativas de pesquisas que visam proporcionar um melhor entendimento sobre essa temática e que também ampliam os debates sobre as ações empreendidas nessa área.We live in the age of hyperconnection, the explosion of social media and the rapid growth of Online Education. This fact highlights the debate about the training of teachers who work with Online Education. To better understand this issue, a systematic literature mapping was carried out in two bibliographic databases: the Open Access Scientific Repository of Portugal (RCAAP) and the periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). In this research a total of 1150 articles were colected, using the descriptors: Online Training of Teachers, Training for Online Teaching, Online Teaching and Training of Tutors; however, after the treatment of this data, only 13 articles were analyzed in detail. In our analysis, we observed that this field still needs to be advanced, but there are good research initiatives that aim to provide a better understanding of this topic that also expand the debates about the actions undertaken in this area.This article reports research developed within the PhD Program Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT I. P. – Portugal, under contracts # PD/00173/2014 and # PD/BI 128229/2016info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)Universidade do MinhoLeyendecker, Cláudia Valéria NobreSilva, Bento Duarte2017-052017-05-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52342porLeyendecker, Cláudia & Silva, Bento (2017). Formação para a docência online: As nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura. In: Gomes, Mª J.; Osório, A. J. & Valente, L. (orgs.). Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017 - Aprender nas Nuvens, Braga: Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. pp. 1847-1863978-989-97374-5-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:08:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:08:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura
title Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura
spellingShingle Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura
Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre
Educação Online
Docência Online
Formação de Docentes Online
Formação de Tutores
Cibercultura
Online Education
Online Teaching
Online Teaching Training
Training of tutors
Cyberculture
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura
title_full Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura
title_fullStr Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura
title_full_unstemmed Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura
title_sort Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura
author Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre
author_facet Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre
Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Online
Docência Online
Formação de Docentes Online
Formação de Tutores
Cibercultura
Online Education
Online Teaching
Online Teaching Training
Training of tutors
Cyberculture
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Online
Docência Online
Formação de Docentes Online
Formação de Tutores
Cibercultura
Online Education
Online Teaching
Online Teaching Training
Training of tutors
Cyberculture
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Vivemos na era da hiperconexão, da explosão das redes sociais e do crescimento vertiginoso da Educação Online. Este fato põe em realce o debate em torno da formação de professores que atuam na Educação Online. Para melhor compreendermos essa problemática, foi realizado um mapeamento sistemático de literatura em duas bases de dados bibliográficos, o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e os periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na pesquisa obtemos um total de 1150 artigos, usando os descritores Formação de Docentes Online, Formação para Docência Online, Docência Online e Formação de Tutores, todavia, após o tratamento desses dados, foram analisados, minuciosamente, 13 artigos. Em nossa análise observamos que esse campo ainda precisa avançar, todavia, há boas iniciativas de pesquisas que visam proporcionar um melhor entendimento sobre essa temática e que também ampliam os debates sobre as ações empreendidas nessa área.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05
2017-05-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/52342
url https://hdl.handle.net/1822/52342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leyendecker, Cláudia & Silva, Bento (2017). Formação para a docência online: As nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura. In: Gomes, Mª J.; Osório, A. J. & Valente, L. (orgs.). Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017 - Aprender nas Nuvens, Braga: Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. pp. 1847-1863
978-989-97374-5-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544864102875136