Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/52342 |
Resumo: | Vivemos na era da hiperconexão, da explosão das redes sociais e do crescimento vertiginoso da Educação Online. Este fato põe em realce o debate em torno da formação de professores que atuam na Educação Online. Para melhor compreendermos essa problemática, foi realizado um mapeamento sistemático de literatura em duas bases de dados bibliográficos, o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e os periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na pesquisa obtemos um total de 1150 artigos, usando os descritores Formação de Docentes Online, Formação para Docência Online, Docência Online e Formação de Tutores, todavia, após o tratamento desses dados, foram analisados, minuciosamente, 13 artigos. Em nossa análise observamos que esse campo ainda precisa avançar, todavia, há boas iniciativas de pesquisas que visam proporcionar um melhor entendimento sobre essa temática e que também ampliam os debates sobre as ações empreendidas nessa área. |
id |
RCAP_ee1e24af78c24a0d71f937ee1fa07594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52342 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literaturaEducação OnlineDocência OnlineFormação de Docentes OnlineFormação de TutoresCiberculturaOnline EducationOnline TeachingOnline Teaching TrainingTraining of tutorsCybercultureCiências Sociais::Ciências da EducaçãoVivemos na era da hiperconexão, da explosão das redes sociais e do crescimento vertiginoso da Educação Online. Este fato põe em realce o debate em torno da formação de professores que atuam na Educação Online. Para melhor compreendermos essa problemática, foi realizado um mapeamento sistemático de literatura em duas bases de dados bibliográficos, o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e os periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na pesquisa obtemos um total de 1150 artigos, usando os descritores Formação de Docentes Online, Formação para Docência Online, Docência Online e Formação de Tutores, todavia, após o tratamento desses dados, foram analisados, minuciosamente, 13 artigos. Em nossa análise observamos que esse campo ainda precisa avançar, todavia, há boas iniciativas de pesquisas que visam proporcionar um melhor entendimento sobre essa temática e que também ampliam os debates sobre as ações empreendidas nessa área.We live in the age of hyperconnection, the explosion of social media and the rapid growth of Online Education. This fact highlights the debate about the training of teachers who work with Online Education. To better understand this issue, a systematic literature mapping was carried out in two bibliographic databases: the Open Access Scientific Repository of Portugal (RCAAP) and the periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). In this research a total of 1150 articles were colected, using the descriptors: Online Training of Teachers, Training for Online Teaching, Online Teaching and Training of Tutors; however, after the treatment of this data, only 13 articles were analyzed in detail. In our analysis, we observed that this field still needs to be advanced, but there are good research initiatives that aim to provide a better understanding of this topic that also expand the debates about the actions undertaken in this area.This article reports research developed within the PhD Program Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT I. P. – Portugal, under contracts # PD/00173/2014 and # PD/BI 128229/2016info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)Universidade do MinhoLeyendecker, Cláudia Valéria NobreSilva, Bento Duarte2017-052017-05-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52342porLeyendecker, Cláudia & Silva, Bento (2017). Formação para a docência online: As nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura. In: Gomes, Mª J.; Osório, A. J. & Valente, L. (orgs.). Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017 - Aprender nas Nuvens, Braga: Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. pp. 1847-1863978-989-97374-5-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:08:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:08:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura |
title |
Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura |
spellingShingle |
Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre Educação Online Docência Online Formação de Docentes Online Formação de Tutores Cibercultura Online Education Online Teaching Online Teaching Training Training of tutors Cyberculture Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura |
title_full |
Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura |
title_fullStr |
Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura |
title_full_unstemmed |
Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura |
title_sort |
Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura |
author |
Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre |
author_facet |
Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre Silva, Bento Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bento Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre Silva, Bento Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Online Docência Online Formação de Docentes Online Formação de Tutores Cibercultura Online Education Online Teaching Online Teaching Training Training of tutors Cyberculture Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Online Docência Online Formação de Docentes Online Formação de Tutores Cibercultura Online Education Online Teaching Online Teaching Training Training of tutors Cyberculture Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Vivemos na era da hiperconexão, da explosão das redes sociais e do crescimento vertiginoso da Educação Online. Este fato põe em realce o debate em torno da formação de professores que atuam na Educação Online. Para melhor compreendermos essa problemática, foi realizado um mapeamento sistemático de literatura em duas bases de dados bibliográficos, o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e os periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na pesquisa obtemos um total de 1150 artigos, usando os descritores Formação de Docentes Online, Formação para Docência Online, Docência Online e Formação de Tutores, todavia, após o tratamento desses dados, foram analisados, minuciosamente, 13 artigos. Em nossa análise observamos que esse campo ainda precisa avançar, todavia, há boas iniciativas de pesquisas que visam proporcionar um melhor entendimento sobre essa temática e que também ampliam os debates sobre as ações empreendidas nessa área. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05 2017-05-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/52342 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/52342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leyendecker, Cláudia & Silva, Bento (2017). Formação para a docência online: As nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura. In: Gomes, Mª J.; Osório, A. J. & Valente, L. (orgs.). Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017 - Aprender nas Nuvens, Braga: Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. pp. 1847-1863 978-989-97374-5-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544864102875136 |