Estratégias educativas na prevenção do pé diabético: Revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/20987 |
Resumo: | O presente relatório de estágio considera o previsto no Regulamento do 2º ciclo de estudos, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, com vista à obtenção do grau de Mestre. Pretende sintetizar o processo formativo que conduziu ao desenvolvimento de competências na área da enfermagem comunitária, que incluiu um estágio no serviço de urgência de pediatria, numa unidade de saúde familiar e numa unidade de cuidados na comunidade. Concomitantemente com o estágio, foi realizada uma revisão integrativa sobre uma temática que suscitou o meu interesse pela sua elevada incidência na comunidade: a prevenção do pé diabético. O aumento na prevalência da Diabetes Mellitus tipo 2 constitui um desafio para a sociedade e para o sistema de saúde, sendo necessária a implementação de medidas adequadas de contenção. A reforma dos Cuidados de Saúde Primários, com modelos específicos de cuidados e de gestão partilhada, procura dar resposta às atuais necessidades de saúde da população, integrando o utente na gestão do seu processo de saúde doença. Uma das principais metas para o utente diabético é a redução do risco do desenvolvimento de complicações, nomeadamente,a do pé diabético. Este manifesta-se nesta população com grande agressividade e cronicidade, incapacitando a pessoa e aumentando a morbimortalidade. Assim, a revisão integrativa pretendeu dar resposta à questão: Quais as estratégias educativas desenvolvidas pelos enfermeiros aos utentes com Diabetes Mellitus tipo 2, na prevenção do pé diabético? Procuramos artigos publicados entre 2010 e 2017, com acesso ao texto completo, em língua inglesa, portuguesa e espanhola. A presquisa foi efetuada nas bases de dados EbscoHost, PubMed e SciELO. Foram selecionados oito artigos, na maioria estudos quasi-experimentais que desenvolveram sessões de educação para a saúde em grupo e/ou individuais, utilizando diversas estratégias. Todos os participantes tinham o diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2, contudo diferiam em termos de presença ou ausência de lesão nos pés. Face aos resultados obtidos conclui-se que independentemente das estratégias utilizadas e das carateristicas do grupo, os resultados mostraram-se efetivos em termos de conhecimentos e competências para a prevenção das lesões do pé. Estes resultados podem contribuir para a melhoria da qualidade de cuidados. |
id |
RCAP_ee3ca98bea8a849b66c654ad7fe49a52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20987 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias educativas na prevenção do pé diabético: Revisão integrativaEducational strategies for diabetic foot prevention: Integrative reviewPé diabéticoDiabetes MellitusRelatório de estágioDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório de estágio considera o previsto no Regulamento do 2º ciclo de estudos, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, com vista à obtenção do grau de Mestre. Pretende sintetizar o processo formativo que conduziu ao desenvolvimento de competências na área da enfermagem comunitária, que incluiu um estágio no serviço de urgência de pediatria, numa unidade de saúde familiar e numa unidade de cuidados na comunidade. Concomitantemente com o estágio, foi realizada uma revisão integrativa sobre uma temática que suscitou o meu interesse pela sua elevada incidência na comunidade: a prevenção do pé diabético. O aumento na prevalência da Diabetes Mellitus tipo 2 constitui um desafio para a sociedade e para o sistema de saúde, sendo necessária a implementação de medidas adequadas de contenção. A reforma dos Cuidados de Saúde Primários, com modelos específicos de cuidados e de gestão partilhada, procura dar resposta às atuais necessidades de saúde da população, integrando o utente na gestão do seu processo de saúde doença. Uma das principais metas para o utente diabético é a redução do risco do desenvolvimento de complicações, nomeadamente,a do pé diabético. Este manifesta-se nesta população com grande agressividade e cronicidade, incapacitando a pessoa e aumentando a morbimortalidade. Assim, a revisão integrativa pretendeu dar resposta à questão: Quais as estratégias educativas desenvolvidas pelos enfermeiros aos utentes com Diabetes Mellitus tipo 2, na prevenção do pé diabético? Procuramos artigos publicados entre 2010 e 2017, com acesso ao texto completo, em língua inglesa, portuguesa e espanhola. A presquisa foi efetuada nas bases de dados EbscoHost, PubMed e SciELO. Foram selecionados oito artigos, na maioria estudos quasi-experimentais que desenvolveram sessões de educação para a saúde em grupo e/ou individuais, utilizando diversas estratégias. Todos os participantes tinham o diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2, contudo diferiam em termos de presença ou ausência de lesão nos pés. Face aos resultados obtidos conclui-se que independentemente das estratégias utilizadas e das carateristicas do grupo, os resultados mostraram-se efetivos em termos de conhecimentos e competências para a prevenção das lesões do pé. Estes resultados podem contribuir para a melhoria da qualidade de cuidados.Cardoso, Maria José da Silva PeixotoRepositório ComumÁlvarez, Natalia Bande2018-02-05T11:27:43Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20987201841312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-22T07:01:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:58.001670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias educativas na prevenção do pé diabético: Revisão integrativa Educational strategies for diabetic foot prevention: Integrative review |
title |
Estratégias educativas na prevenção do pé diabético: Revisão integrativa |
spellingShingle |
Estratégias educativas na prevenção do pé diabético: Revisão integrativa Álvarez, Natalia Bande Pé diabético Diabetes Mellitus Relatório de estágio Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Estratégias educativas na prevenção do pé diabético: Revisão integrativa |
title_full |
Estratégias educativas na prevenção do pé diabético: Revisão integrativa |
title_fullStr |
Estratégias educativas na prevenção do pé diabético: Revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Estratégias educativas na prevenção do pé diabético: Revisão integrativa |
title_sort |
Estratégias educativas na prevenção do pé diabético: Revisão integrativa |
author |
Álvarez, Natalia Bande |
author_facet |
Álvarez, Natalia Bande |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Maria José da Silva Peixoto Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Álvarez, Natalia Bande |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pé diabético Diabetes Mellitus Relatório de estágio Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Pé diabético Diabetes Mellitus Relatório de estágio Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
O presente relatório de estágio considera o previsto no Regulamento do 2º ciclo de estudos, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, com vista à obtenção do grau de Mestre. Pretende sintetizar o processo formativo que conduziu ao desenvolvimento de competências na área da enfermagem comunitária, que incluiu um estágio no serviço de urgência de pediatria, numa unidade de saúde familiar e numa unidade de cuidados na comunidade. Concomitantemente com o estágio, foi realizada uma revisão integrativa sobre uma temática que suscitou o meu interesse pela sua elevada incidência na comunidade: a prevenção do pé diabético. O aumento na prevalência da Diabetes Mellitus tipo 2 constitui um desafio para a sociedade e para o sistema de saúde, sendo necessária a implementação de medidas adequadas de contenção. A reforma dos Cuidados de Saúde Primários, com modelos específicos de cuidados e de gestão partilhada, procura dar resposta às atuais necessidades de saúde da população, integrando o utente na gestão do seu processo de saúde doença. Uma das principais metas para o utente diabético é a redução do risco do desenvolvimento de complicações, nomeadamente,a do pé diabético. Este manifesta-se nesta população com grande agressividade e cronicidade, incapacitando a pessoa e aumentando a morbimortalidade. Assim, a revisão integrativa pretendeu dar resposta à questão: Quais as estratégias educativas desenvolvidas pelos enfermeiros aos utentes com Diabetes Mellitus tipo 2, na prevenção do pé diabético? Procuramos artigos publicados entre 2010 e 2017, com acesso ao texto completo, em língua inglesa, portuguesa e espanhola. A presquisa foi efetuada nas bases de dados EbscoHost, PubMed e SciELO. Foram selecionados oito artigos, na maioria estudos quasi-experimentais que desenvolveram sessões de educação para a saúde em grupo e/ou individuais, utilizando diversas estratégias. Todos os participantes tinham o diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2, contudo diferiam em termos de presença ou ausência de lesão nos pés. Face aos resultados obtidos conclui-se que independentemente das estratégias utilizadas e das carateristicas do grupo, os resultados mostraram-se efetivos em termos de conhecimentos e competências para a prevenção das lesões do pé. Estes resultados podem contribuir para a melhoria da qualidade de cuidados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-02-05T11:27:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/20987 201841312 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/20987 |
identifier_str_mv |
201841312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551133955063808 |