Estratégias educativas na prevenção do pé diabético: Revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvarez, Natalia Bande
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20987
Resumo: O presente relatório de estágio considera o previsto no Regulamento do 2º ciclo de estudos, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, com vista à obtenção do grau de Mestre. Pretende sintetizar o processo formativo que conduziu ao desenvolvimento de competências na área da enfermagem comunitária, que incluiu um estágio no serviço de urgência de pediatria, numa unidade de saúde familiar e numa unidade de cuidados na comunidade. Concomitantemente com o estágio, foi realizada uma revisão integrativa sobre uma temática que suscitou o meu interesse pela sua elevada incidência na comunidade: a prevenção do pé diabético. O aumento na prevalência da Diabetes Mellitus tipo 2 constitui um desafio para a sociedade e para o sistema de saúde, sendo necessária a implementação de medidas adequadas de contenção. A reforma dos Cuidados de Saúde Primários, com modelos específicos de cuidados e de gestão partilhada, procura dar resposta às atuais necessidades de saúde da população, integrando o utente na gestão do seu processo de saúde doença. Uma das principais metas para o utente diabético é a redução do risco do desenvolvimento de complicações, nomeadamente,a do pé diabético. Este manifesta-se nesta população com grande agressividade e cronicidade, incapacitando a pessoa e aumentando a morbimortalidade. Assim, a revisão integrativa pretendeu dar resposta à questão: Quais as estratégias educativas desenvolvidas pelos enfermeiros aos utentes com Diabetes Mellitus tipo 2, na prevenção do pé diabético? Procuramos artigos publicados entre 2010 e 2017, com acesso ao texto completo, em língua inglesa, portuguesa e espanhola. A presquisa foi efetuada nas bases de dados EbscoHost, PubMed e SciELO. Foram selecionados oito artigos, na maioria estudos quasi-experimentais que desenvolveram sessões de educação para a saúde em grupo e/ou individuais, utilizando diversas estratégias. Todos os participantes tinham o diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2, contudo diferiam em termos de presença ou ausência de lesão nos pés. Face aos resultados obtidos conclui-se que independentemente das estratégias utilizadas e das carateristicas do grupo, os resultados mostraram-se efetivos em termos de conhecimentos e competências para a prevenção das lesões do pé. Estes resultados podem contribuir para a melhoria da qualidade de cuidados.
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