Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Ana Isabel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13947
Resumo: Neste artigo proponho uma reflexão sobre o modo como as questões educativas foram pensadas em Portugal recorrendo a comparações a partir de exemplos com origem em contextos internacionais, entre finais do século XVIII e meados do século XX. O texto defende que a consagração da educação comparada como campo de investigação (e intervenção) é em si mesmo o resultado de um projecto cultural translocal assente numa forma política específica, o Estado-nação, e num modelo de incorporação educativa universal, a escola de massas. A discussão desenvolve-se a quatro tempos. No primeiro tempo discutem-se os ecos do estrangeiro durante o Iluminismo português (sécs. XVIII e XIX); num segundo tempo são os relatos de viagem e as missões ao estrangeiro que nos sinalizam as sociedades de referência para a construção do sistema educativo nacional (finais do séc. XIX – anos 30); num terceiro momento, a internacionalização da questão educativa nas colónias portuguesas aborda a questão das redes de regulação supra-nacionais das políticas imperiais; finalmente (1950-1974), identificam-se momentos de viragem na política educativa no sentido da sua integração em organismos que comparam o desempenho educativo ao nível supra-nacional, reforçando a centralidade politico-económica da educação.
id RCAP_ee3e9c490824195a0ca3f683c7190901
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO COMPARADAHISTÓRIA DA EDUCAÇÃOSISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊSEDUCATIONCOMPARATIVE EDUCATIONHISTORY OF EDUCATIONPORTUGUESE EDUCATIONAL SYSTEMNeste artigo proponho uma reflexão sobre o modo como as questões educativas foram pensadas em Portugal recorrendo a comparações a partir de exemplos com origem em contextos internacionais, entre finais do século XVIII e meados do século XX. O texto defende que a consagração da educação comparada como campo de investigação (e intervenção) é em si mesmo o resultado de um projecto cultural translocal assente numa forma política específica, o Estado-nação, e num modelo de incorporação educativa universal, a escola de massas. A discussão desenvolve-se a quatro tempos. No primeiro tempo discutem-se os ecos do estrangeiro durante o Iluminismo português (sécs. XVIII e XIX); num segundo tempo são os relatos de viagem e as missões ao estrangeiro que nos sinalizam as sociedades de referência para a construção do sistema educativo nacional (finais do séc. XIX – anos 30); num terceiro momento, a internacionalização da questão educativa nas colónias portuguesas aborda a questão das redes de regulação supra-nacionais das políticas imperiais; finalmente (1950-1974), identificam-se momentos de viragem na política educativa no sentido da sua integração em organismos que comparam o desempenho educativo ao nível supra-nacional, reforçando a centralidade politico-económica da educação.In this article, I propose a reflection on the way in which educational issues were thought of in Portugal through comparisons based on examples originating in international contexts, between the end of the 18th century and the mid-20th century. The text argues that the consecration of comparative education as a field of research (and intervention) results from a trans-local cultural project based on a specific political form, the nation-state, and on a model of universal educational incorporation, mass schoolling. The discussion unfolds in four stages. The first part discusses the echoes of the foreigner during the Portuguese Enlightenment (18th and 19th centuries); In the second period, travel reports and missions abroad signal the reference societies for the construction of the national education system (end of the 19th century - 1930s); In a third moment the internationalization of the educational question in the Portuguese colonies addresses the issue of supra-national regulatory networks of imperial policies. Finally (1950-1974), we identify turning points in education policy towards its integration in bodies that compare educational performance at the supra-national level, reinforcing the politico-economic centrality of education. Keywords: compared education; colonial education; international education; international organizations; educational planning.Edições Universitárias Lusófonas2023-06-12T14:52:13Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13947por1645-7250Madeira, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:36:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:41.967159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)
title Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)
spellingShingle Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)
Madeira, Ana Isabel
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO COMPARADA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS
EDUCATION
COMPARATIVE EDUCATION
HISTORY OF EDUCATION
PORTUGUESE EDUCATIONAL SYSTEM
title_short Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)
title_full Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)
title_fullStr Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)
title_full_unstemmed Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)
title_sort Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)
author Madeira, Ana Isabel
author_facet Madeira, Ana Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO COMPARADA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS
EDUCATION
COMPARATIVE EDUCATION
HISTORY OF EDUCATION
PORTUGUESE EDUCATIONAL SYSTEM
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO COMPARADA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS
EDUCATION
COMPARATIVE EDUCATION
HISTORY OF EDUCATION
PORTUGUESE EDUCATIONAL SYSTEM
description Neste artigo proponho uma reflexão sobre o modo como as questões educativas foram pensadas em Portugal recorrendo a comparações a partir de exemplos com origem em contextos internacionais, entre finais do século XVIII e meados do século XX. O texto defende que a consagração da educação comparada como campo de investigação (e intervenção) é em si mesmo o resultado de um projecto cultural translocal assente numa forma política específica, o Estado-nação, e num modelo de incorporação educativa universal, a escola de massas. A discussão desenvolve-se a quatro tempos. No primeiro tempo discutem-se os ecos do estrangeiro durante o Iluminismo português (sécs. XVIII e XIX); num segundo tempo são os relatos de viagem e as missões ao estrangeiro que nos sinalizam as sociedades de referência para a construção do sistema educativo nacional (finais do séc. XIX – anos 30); num terceiro momento, a internacionalização da questão educativa nas colónias portuguesas aborda a questão das redes de regulação supra-nacionais das políticas imperiais; finalmente (1950-1974), identificam-se momentos de viragem na política educativa no sentido da sua integração em organismos que comparam o desempenho educativo ao nível supra-nacional, reforçando a centralidade politico-económica da educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-12T14:52:13Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13947
url http://hdl.handle.net/10437/13947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131675784904704