A dor na criança e família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Andreia Miranda Germano da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/9357
Resumo: O presente relatório pretende descrever o meu processo de aprendizagem, no âmbito da Unidade Curricular Estágio, que se iniciou com o desenvolvimento de um Projecto Individual de Estágio, subordinado ao tema “A Dor na Criança/Família”, pretendeu-se durante o estágio, contribuir para o desenvolvimento de competências no âmbito da assistência à criança/família com dor, através do alívio e minimização desta, no âmbito das funções atribuídas ao Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. A valorização da dor na criança tem vindo a crescer, reconhecendo-se que a criança aprende, desde cedo, o sentido de dor, no entanto, algumas crenças persistem, influenciando muitas vezes os cuidados à criança. Existe um conjunto de intervenções que desempenhadas por todos os que cuidam da criança, tais como, pais ou profissionais de saúde, contribuem de forma decisiva para a diminuição e alívio da dor face procedimentos invasivos. A teórica que norteou este percurso foi Katharine Kolcaba, e a sua Teoria do Conforto (1994), que se centra nas necessidades de cuidados de saúde como necessidades de conforto ao nível físico, ambiental, psico-espiritual e sociocultural. A escolha desta teórica deriva do facto da dor poder ser interpretada e explicada pela estrutura taxonómica do conforto defendida pela autora. As necessidades da criança/família foram essenciais na avaliação inicial e permitiram-me realizar um diagnóstico de situação, a partir do qual pude planear actividades fundamentadas na experiência de saúde individual e humana do utente pediátrico Destaco o desenvolvimento das seguintes actividades: no âmbito dos cuidados de saúde primários, a implementação de estratégias de alívio da dor perante o diagnóstico precoce e a vacinação; na neonatologia, o “Banho Enrolado” e, em contexto da urgência pediátrica, a implementação da avaliação da dor e a operacionalização de um conjunto de estratégias não farmacológicas de alívio da dor na criança/família. Neste processo formativo desenvolvi competências técnicas, científicas, relacionais e éticomorais que me permitem o cuidado especializado em enfermagem avançada à criança e família, impulsionando o meu crescimento e desenvolvimento, com finalidade de diminuir a dor e ansiedade face aos procedimentos invasivos e assim atingir a excelência do cuidar, sendo isto, que se espera de um Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria
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Existe um conjunto de intervenções que desempenhadas por todos os que cuidam da criança, tais como, pais ou profissionais de saúde, contribuem de forma decisiva para a diminuição e alívio da dor face procedimentos invasivos. A teórica que norteou este percurso foi Katharine Kolcaba, e a sua Teoria do Conforto (1994), que se centra nas necessidades de cuidados de saúde como necessidades de conforto ao nível físico, ambiental, psico-espiritual e sociocultural. A escolha desta teórica deriva do facto da dor poder ser interpretada e explicada pela estrutura taxonómica do conforto defendida pela autora. As necessidades da criança/família foram essenciais na avaliação inicial e permitiram-me realizar um diagnóstico de situação, a partir do qual pude planear actividades fundamentadas na experiência de saúde individual e humana do utente pediátrico Destaco o desenvolvimento das seguintes actividades: no âmbito dos cuidados de saúde primários, a implementação de estratégias de alívio da dor perante o diagnóstico precoce e a vacinação; na neonatologia, o “Banho Enrolado” e, em contexto da urgência pediátrica, a implementação da avaliação da dor e a operacionalização de um conjunto de estratégias não farmacológicas de alívio da dor na criança/família. Neste processo formativo desenvolvi competências técnicas, científicas, relacionais e éticomorais que me permitem o cuidado especializado em enfermagem avançada à criança e família, impulsionando o meu crescimento e desenvolvimento, com finalidade de diminuir a dor e ansiedade face aos procedimentos invasivos e assim atingir a excelência do cuidar, sendo isto, que se espera de um Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e PediatriaThis report aims to describe my learning process during the nursing internship course that began with the development of an individual project that aimed to "Pain in Child / Family" and aimed to contribute to the development of skills in scope of advanced nursing in child care / family with pain, through the relief and minimization of pain, within the tasks assigned to the Nurse Specialist in Pediatrics and Child Health. The knowledge concerning pain in children has been receiving more recognition and it is accepted that children learn early on the meaning of pain, however, some beliefs persist, often influencing child care. A number of interventions performed by everyone who cares for the child such as parents or health professionals, contribute decisively to the reduction and pain relief over invasive procedures. The theoretical principles underlying the work presented, was Katharine Kolcaba, and her Theory of Comfort (1994), which focuses on healthcare needs such as physical comfort, environmental, psycho-spiritual and cultural needs. The choice of this theory derives from the fact that pain can be interpreted and explained by the taxonomic structure of comfort defended by Kolcaba. The needs of the child / family, were essential in the initial evaluation, allowing me to diagnose the situation. Thus, planning of activities was defined with a base grounded in the child’s individual experience of health. I will highlight the development of the following activities within the primary health care strategies for pain relief before the early diagnosis and vaccination in the neonatal implementation of the "Wrapped Bath" and in the context of the implementation of emergency pediatric pain assessment and of non-pharmacological strategies for pain relief in children / family. In this formative process, I developed technical, scientific, moral, ethical and relational skills that allow me to care as a specialized advanced nurse for the child and family, contributing to my growth and development, aiming to reduce the pain and anxiety of the child in situations of invasive procedures and thus achieve excellence of care, and this, is what is expected of a Nurse Specialist in Pediatrics and Child HealthNunes, ElisabeteVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMota, Andreia Miranda Germano da Costa2012-11-12T14:40:42Z2011-0620112011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:14:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:22.034454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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