O conforto da criança-família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/8851 |
Resumo: | Este relatório surge como o resultado de uma reflexão sobre as actividades desenvolvidas e competências adquiridas ao longo da Unidade Curricular Estágio inserida no Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. O objectivo geral para a Unidade Curricular Estágio foi "Prestar cuidados de enfermagem à criança/família de acordo com a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba, no âmbito das funções atribuídas ao EESIP". O conforto está vinculado à enfermagem desde a sua origem. No contexto pediátrico em Portugal, os enfermeiros têm vindo a desenvolver uma visão mais holística do binómio criança/família. É fundamental abandonar o conceito de que o conforto é apenas uma medida de alívio da dor mas sim algo positivo, dinâmico e complexo. A enfermagem enquanto disciplina do conhecimento e da prática deverá fundamentar as suas intervenções em procedimentos metodológicos. Considerando o conforto como o estado resultante das intervenções de enfermagem, a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba (1994) apresenta uma estrutura taxonómica que permite operacionalizar este conceito. Demonstra-se a aplicabilidade desta teoria, ao longo dos três Módulos de Estágio ocorridos em contexto: comunitário (Centro de Educação para Crianças Deficientes e na Unidade de Cuidados Personalizados de Alcântara); de internamento da criança/família com doença crónica (na Unidade de Cuidados Especiais e Nutricionais do Hospital Dona Estefânia) e de atendimento à criança/família em situação crítica (Serviço de Urgência Pediátrica e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital Dona Estefânia). Utilizou-se como metodologia o levantamento das necessidades de conforto da criança/família como um diagnóstico da situação de cada local, para um posterior delinear de estratégias com vista ao conforto. Com base na estrutura taxonómica da Teoria do Conforto de Kolcaba, estes resultados permitiram fomentar mudanças que procuram estabelecer comportamentos promotores de saúde na criança/família. A promoção do conforto aplicada à criança/família é uma atitude altruísta, prática e satisfatória para quem é confortado e para quem conforta, traduzindo-se em ganhos em saúde e contribuindo para a excelência dos cuidados de enfermagem. |
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O conforto da criança-famíliaConfortoQualidade dos cuidados de enfermagemEnfermeiro especialista de saúde infantil e pediatriaComfortQuality care nursingNurse specialist pediatrics and child healthEste relatório surge como o resultado de uma reflexão sobre as actividades desenvolvidas e competências adquiridas ao longo da Unidade Curricular Estágio inserida no Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. O objectivo geral para a Unidade Curricular Estágio foi "Prestar cuidados de enfermagem à criança/família de acordo com a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba, no âmbito das funções atribuídas ao EESIP". O conforto está vinculado à enfermagem desde a sua origem. No contexto pediátrico em Portugal, os enfermeiros têm vindo a desenvolver uma visão mais holística do binómio criança/família. É fundamental abandonar o conceito de que o conforto é apenas uma medida de alívio da dor mas sim algo positivo, dinâmico e complexo. A enfermagem enquanto disciplina do conhecimento e da prática deverá fundamentar as suas intervenções em procedimentos metodológicos. Considerando o conforto como o estado resultante das intervenções de enfermagem, a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba (1994) apresenta uma estrutura taxonómica que permite operacionalizar este conceito. Demonstra-se a aplicabilidade desta teoria, ao longo dos três Módulos de Estágio ocorridos em contexto: comunitário (Centro de Educação para Crianças Deficientes e na Unidade de Cuidados Personalizados de Alcântara); de internamento da criança/família com doença crónica (na Unidade de Cuidados Especiais e Nutricionais do Hospital Dona Estefânia) e de atendimento à criança/família em situação crítica (Serviço de Urgência Pediátrica e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital Dona Estefânia). Utilizou-se como metodologia o levantamento das necessidades de conforto da criança/família como um diagnóstico da situação de cada local, para um posterior delinear de estratégias com vista ao conforto. Com base na estrutura taxonómica da Teoria do Conforto de Kolcaba, estes resultados permitiram fomentar mudanças que procuram estabelecer comportamentos promotores de saúde na criança/família. A promoção do conforto aplicada à criança/família é uma atitude altruísta, prática e satisfatória para quem é confortado e para quem conforta, traduzindo-se em ganhos em saúde e contribuindo para a excelência dos cuidados de enfermagem.This report was the result of a reflection of the activities and skills acquired throughout the Internship Course inserted in Nursing Master of Pediatrics and Child Health. The overall objective for the Internship Course was "to provide nursing care for the child/family according to the Theory of Comfort by Katharine Kolcaba within the functions attributed to EESIP . Comfort is bound to nursing since its inception. In the pediatric context in Portugal, nurses have been developing a more holistic view of the binomial child / family. It is essential to abandon the concept that comfort is only a measure of pain relief but something positive, dynamic and complex. Nursing as a discipline of knowledge and practice, should base their interventions on methodological procedures. Given the comfort and the resulting state of nursing interventions, the Theory of Comfort Katharine Kolcaba (1994) presents a defined taxonomic structure, which allows applying the concept. Over the three modules occurring in the context InteRNhip: Community (Education Center for Disabled Children and Care Unit Custom Alcantara) hospitalization of the child / family with chronic illness (in Unit Special Care and Nutrition, Hospital Dona Estefania) and child care / family emergency (ER Pediatric and Neonatal Intensive Care Unit, Hospital Dona Estefania), was possible to demonstrate the applicability of this theory. Following a methodology, where used Surveys for gathering the needs and comfort of the child / family, along with a diagnosis of the situation of each location, all for shaping strategies in order to reach comfort as defined by Kolcaba. These results led to foster changes that sought to establish health-promoting behaviors in children and their family life. The promotion of comfort applied to child / family is an unselfish attitude, practical and satisfactory for those who are comforted and comfort, resulting in gains in health and contributing to the excellence of nursing care.Vara, Lilia Rosa AlexandreVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRainha, Joana Isabel da Silva Martins2012-08-07T14:39:02Z2011-12-3020112011-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8851porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:13:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:02.044941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório surge como o resultado de uma reflexão sobre as actividades desenvolvidas e competências adquiridas ao longo da Unidade Curricular Estágio inserida no Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. O objectivo geral para a Unidade Curricular Estágio foi "Prestar cuidados de enfermagem à criança/família de acordo com a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba, no âmbito das funções atribuídas ao EESIP". O conforto está vinculado à enfermagem desde a sua origem. No contexto pediátrico em Portugal, os enfermeiros têm vindo a desenvolver uma visão mais holística do binómio criança/família. É fundamental abandonar o conceito de que o conforto é apenas uma medida de alívio da dor mas sim algo positivo, dinâmico e complexo. A enfermagem enquanto disciplina do conhecimento e da prática deverá fundamentar as suas intervenções em procedimentos metodológicos. Considerando o conforto como o estado resultante das intervenções de enfermagem, a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba (1994) apresenta uma estrutura taxonómica que permite operacionalizar este conceito. Demonstra-se a aplicabilidade desta teoria, ao longo dos três Módulos de Estágio ocorridos em contexto: comunitário (Centro de Educação para Crianças Deficientes e na Unidade de Cuidados Personalizados de Alcântara); de internamento da criança/família com doença crónica (na Unidade de Cuidados Especiais e Nutricionais do Hospital Dona Estefânia) e de atendimento à criança/família em situação crítica (Serviço de Urgência Pediátrica e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital Dona Estefânia). Utilizou-se como metodologia o levantamento das necessidades de conforto da criança/família como um diagnóstico da situação de cada local, para um posterior delinear de estratégias com vista ao conforto. Com base na estrutura taxonómica da Teoria do Conforto de Kolcaba, estes resultados permitiram fomentar mudanças que procuram estabelecer comportamentos promotores de saúde na criança/família. A promoção do conforto aplicada à criança/família é uma atitude altruísta, prática e satisfatória para quem é confortado e para quem conforta, traduzindo-se em ganhos em saúde e contribuindo para a excelência dos cuidados de enfermagem. |
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