A Iniciação à Educação Literária no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico em sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11086 |
Resumo: | O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a qual decorreu numa Escola Básica da rede pública, na freguesia de Porto Salvo, concelho de Oeiras. Da prática levada a cabo, decorreu o tema de investigação – A Iniciação à Educação Literária no 1.º Ano do 1.º Ciclo Básico em Sala de Aula, cujo cerne a aplicação de um conjunto de atividades no âmbito do domínio da Educação Literária, presente nas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, que fossem ao encontro dos objetivos presentes no documento, tendo em vista, sempre que se afigurou possível, a interligação com os restantes domínios existentes na área (Leitura e Escrita; Gramática; oralidade e Ortografia). Deste conjunto, essencialmente, fizeram parte: audição de textos literários, leituras participadas de histórias e poemas, a recriação de pequenos textos em diferentes formas de expressão, e a invenção de pequenas histórias. Com resultado, pude explorar quatro dos cinco objetivos e sete dos treze descritores preconizados para este ano de escolaridade, no referido domínio. O entusiasmo e o interesse demonstrado pelos alunos ao longo do percurso delineado, e por mim aferido ao longo do processo documental de reflexão, alicerçado no estudo empírico realizado, permite-me concluir que a Educação Literária constitui uma incontornável área na formação de leitores, sendo a sua atual existência a nível normativo uma mais-valia para a reflexão, planificação e prática dos professores. |
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