A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Isabel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Balça, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26287
Resumo: O estudo apresentado decorreu da introdução, no sistema educativo português, da disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um carácter obrigatório. Os documentos oficiais, que regem esta disciplina, ignoram a vertente da educação literária e não privilegiam o trabalho em sala de aula com obras de literatura infantil em língua inglesa. Deste modo, com este estudo, apostou-se na promoção da educação literária na aula de língua inglesa, com alunos deste ciclo de ensino. Este estudo tinha como objetivos proporcionar aos alunos o contacto e a leitura do livro de literatura infantil em língua inglesa; contribuir para o desenvolvimento da competência linguística e da competência literária dos alunos em língua inglesa; contribuir para a promoção da educação literária dos alunos, através do livro de literatura infantil em língua inglesa. Metodologicamente, este estudo centra-se na linha de investigação/ação/reflexão sobre a própria prática docente. O trabalho de campo desenvolveu-se através de um projeto de leitura com o livro de literatura infantil em língua inglesa. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se a observação participante, as notas de campo, os registos áudio e fotográficos e as próprias produções escritas e plásticas dos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos aprenderam vocabulário e treinaram construções gramaticais; conheceram textos, autores e ilustradores; tomaram contacto com a realidade da vivência inglesa; desenvolveram a competência linguística e a competência literária.
id RCAP_016ac79c7764b69212dfb646085e099f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26287
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação literáriaLíngua inglesaLiteratura infantilFormação de leitoresEnsino básicoO estudo apresentado decorreu da introdução, no sistema educativo português, da disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um carácter obrigatório. Os documentos oficiais, que regem esta disciplina, ignoram a vertente da educação literária e não privilegiam o trabalho em sala de aula com obras de literatura infantil em língua inglesa. Deste modo, com este estudo, apostou-se na promoção da educação literária na aula de língua inglesa, com alunos deste ciclo de ensino. Este estudo tinha como objetivos proporcionar aos alunos o contacto e a leitura do livro de literatura infantil em língua inglesa; contribuir para o desenvolvimento da competência linguística e da competência literária dos alunos em língua inglesa; contribuir para a promoção da educação literária dos alunos, através do livro de literatura infantil em língua inglesa. Metodologicamente, este estudo centra-se na linha de investigação/ação/reflexão sobre a própria prática docente. O trabalho de campo desenvolveu-se através de um projeto de leitura com o livro de literatura infantil em língua inglesa. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se a observação participante, as notas de campo, os registos áudio e fotográficos e as próprias produções escritas e plásticas dos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos aprenderam vocabulário e treinaram construções gramaticais; conheceram textos, autores e ilustradores; tomaram contacto com a realidade da vivência inglesa; desenvolveram a competência linguística e a competência literária.2020-01-06T16:24:52Z2020-01-062019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26287http://hdl.handle.net/10174/26287porndapb@uevora.ptSantos, Ana IsabelBalça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:33.128077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Santos, Ana Isabel
Educação literária
Língua inglesa
Literatura infantil
Formação de leitores
Ensino básico
title_short A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Santos, Ana Isabel
author_facet Santos, Ana Isabel
Balça, Ângela
author_role author
author2 Balça, Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Isabel
Balça, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
Língua inglesa
Literatura infantil
Formação de leitores
Ensino básico
topic Educação literária
Língua inglesa
Literatura infantil
Formação de leitores
Ensino básico
description O estudo apresentado decorreu da introdução, no sistema educativo português, da disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um carácter obrigatório. Os documentos oficiais, que regem esta disciplina, ignoram a vertente da educação literária e não privilegiam o trabalho em sala de aula com obras de literatura infantil em língua inglesa. Deste modo, com este estudo, apostou-se na promoção da educação literária na aula de língua inglesa, com alunos deste ciclo de ensino. Este estudo tinha como objetivos proporcionar aos alunos o contacto e a leitura do livro de literatura infantil em língua inglesa; contribuir para o desenvolvimento da competência linguística e da competência literária dos alunos em língua inglesa; contribuir para a promoção da educação literária dos alunos, através do livro de literatura infantil em língua inglesa. Metodologicamente, este estudo centra-se na linha de investigação/ação/reflexão sobre a própria prática docente. O trabalho de campo desenvolveu-se através de um projeto de leitura com o livro de literatura infantil em língua inglesa. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se a observação participante, as notas de campo, os registos áudio e fotográficos e as próprias produções escritas e plásticas dos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos aprenderam vocabulário e treinaram construções gramaticais; conheceram textos, autores e ilustradores; tomaram contacto com a realidade da vivência inglesa; desenvolveram a competência linguística e a competência literária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-06T16:24:52Z
2020-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26287
http://hdl.handle.net/10174/26287
url http://hdl.handle.net/10174/26287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
apb@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136647784169472