O quotidiano no jardim-de-infância segundo a metodologia de trabalho de projecto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Liliana Patrícia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1152
Resumo: A metodologia de trabalho de Projecto pretende promover uma transformação no modo de pensar e repensar a escola e o currículo na prática pedagógica. Esta metodologia distingue-se pela pedagogia dinâmica, centrada na criatividade e numa perspectiva de construção do conhecimento pela criança. Surgiu da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino - aprendizagem, tornando-os responsáveis pela preparação e desenvolvimento de cada projecto. A educação através de projectos faculta uma aprendizagem por meio da participação activa dos educandos. Estes vivenciam as situações-problema, reflectem sobre elas e tomam atitudes perante os factos. É essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança que a construção de um projecto motive e que a ajude a adquirir e a aprender determinados conceitos do dia-a-dia. A colaboração de todos os intervenientes num projecto é de facto primordial. Todos devem fazer parte da execução do projecto e cada um deve ter a sua função. É necessário e importante que haja respeito mútuo entre as crianças, educadores e educandos e, principalmente, tolerância na tomada de decisões. Segundo o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, os quatro pilares da Educação são o aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntas, aprender a viver com os outros e aprender a ser, e através desta metodologia é possível desenvolver estes quatro pilares. Assim, este trabalho, partindo do quotidiano no Jardim-de-infância, irá referir como foi desenvolvida esta metodologia numa instituição em particular.
id RCAP_ee6ae7e7ca2625d9786ed2ec7f99d69f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O quotidiano no jardim-de-infância segundo a metodologia de trabalho de projectoTrabalho de projectoEnsino básico 1º cicloEducação pré-escolarA metodologia de trabalho de Projecto pretende promover uma transformação no modo de pensar e repensar a escola e o currículo na prática pedagógica. Esta metodologia distingue-se pela pedagogia dinâmica, centrada na criatividade e numa perspectiva de construção do conhecimento pela criança. Surgiu da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino - aprendizagem, tornando-os responsáveis pela preparação e desenvolvimento de cada projecto. A educação através de projectos faculta uma aprendizagem por meio da participação activa dos educandos. Estes vivenciam as situações-problema, reflectem sobre elas e tomam atitudes perante os factos. É essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança que a construção de um projecto motive e que a ajude a adquirir e a aprender determinados conceitos do dia-a-dia. A colaboração de todos os intervenientes num projecto é de facto primordial. Todos devem fazer parte da execução do projecto e cada um deve ter a sua função. É necessário e importante que haja respeito mútuo entre as crianças, educadores e educandos e, principalmente, tolerância na tomada de decisões. Segundo o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, os quatro pilares da Educação são o aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntas, aprender a viver com os outros e aprender a ser, e através desta metodologia é possível desenvolver estes quatro pilares. Assim, este trabalho, partindo do quotidiano no Jardim-de-infância, irá referir como foi desenvolvida esta metodologia numa instituição em particular.The Methodology of project work intends to promote a transformation in the way of thinking and school and curriculum rethink in a pedagogic practice. This methodology is distinguished by the dynamic pedagogy, centred in the creativity and in a perspective of the creation of knowledge by the child. This methodology was brought on by the necessity of developing a methodology of pedagogic work that values the participation of educating and of the Educator, in the process teaching-apprenticeship, making them responsible for the preparation and development of every project. The education through projects allows an apprenticeship through the active participation of the children. These survive the situations-problems, think about them and take attitudes before the facts. It is essential for the development and learning of the child that the construction of a project motivates and helps to acquisition and learning of determined everyday concepts. The collaboration of all the intervenient ones in a project is in fact primordial. They all must make part of the execution of the project and each one must have his function. It is necessary and important that there is mutual respect between the children, teachers and children, principally, tolerance on the decision making. According to the Report for the UNESCO of the International Commission on Education for the century XXI, four pillars of the Education are learning to know; to learn to do; to learn to survive boards, to learn to live with others and to learn to be, and through this methodology, it is possible to develop these four pillars. So, this work, derived from the everyday one in that Of school-garden, will be going to tell as this methodology was developed in an institution individually.2012-06-04T16:29:26Z2013-05-20T14:05:55Z2011-06-01T00:00:00Z2011-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1152porSoares, Liliana Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:39Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:40.123972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O quotidiano no jardim-de-infância segundo a metodologia de trabalho de projecto
title O quotidiano no jardim-de-infância segundo a metodologia de trabalho de projecto
spellingShingle O quotidiano no jardim-de-infância segundo a metodologia de trabalho de projecto
Soares, Liliana Patrícia
Trabalho de projecto
Ensino básico 1º ciclo
Educação pré-escolar
title_short O quotidiano no jardim-de-infância segundo a metodologia de trabalho de projecto
title_full O quotidiano no jardim-de-infância segundo a metodologia de trabalho de projecto
title_fullStr O quotidiano no jardim-de-infância segundo a metodologia de trabalho de projecto
title_full_unstemmed O quotidiano no jardim-de-infância segundo a metodologia de trabalho de projecto
title_sort O quotidiano no jardim-de-infância segundo a metodologia de trabalho de projecto
author Soares, Liliana Patrícia
author_facet Soares, Liliana Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Liliana Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de projecto
Ensino básico 1º ciclo
Educação pré-escolar
topic Trabalho de projecto
Ensino básico 1º ciclo
Educação pré-escolar
description A metodologia de trabalho de Projecto pretende promover uma transformação no modo de pensar e repensar a escola e o currículo na prática pedagógica. Esta metodologia distingue-se pela pedagogia dinâmica, centrada na criatividade e numa perspectiva de construção do conhecimento pela criança. Surgiu da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino - aprendizagem, tornando-os responsáveis pela preparação e desenvolvimento de cada projecto. A educação através de projectos faculta uma aprendizagem por meio da participação activa dos educandos. Estes vivenciam as situações-problema, reflectem sobre elas e tomam atitudes perante os factos. É essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança que a construção de um projecto motive e que a ajude a adquirir e a aprender determinados conceitos do dia-a-dia. A colaboração de todos os intervenientes num projecto é de facto primordial. Todos devem fazer parte da execução do projecto e cada um deve ter a sua função. É necessário e importante que haja respeito mútuo entre as crianças, educadores e educandos e, principalmente, tolerância na tomada de decisões. Segundo o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, os quatro pilares da Educação são o aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntas, aprender a viver com os outros e aprender a ser, e através desta metodologia é possível desenvolver estes quatro pilares. Assim, este trabalho, partindo do quotidiano no Jardim-de-infância, irá referir como foi desenvolvida esta metodologia numa instituição em particular.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01T00:00:00Z
2011-06
2012-06-04T16:29:26Z
2013-05-20T14:05:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1152
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620030021632