Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16780 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. O processo de transição e articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico tem sido reconhecido como um fator importante para o bem-estar da criança e, consequentemente, para o seu sucesso educativo. Neste estudo pretendemos abordar a temática da transição para o 1º ciclo do ensino básico, analisando e compreendendo quais as principais expetativas, preocupações e experiências dos principais intervenientes neste processo, ou seja, das crianças, educadora, professora e dos encarregados de educação. Para além da observação direta, recorremos a entrevistas, tanto à educadora como à professora do 1º CEB e às crianças do 1º ano de escolaridade. Realizámos ainda questionários aos encarregados de educação de ambos os níveis de ensino. Além disso, concretizámos algumas atividades pedagógicas, com vista à melhor integração das crianças no 1º CEB. Procurámos também acompanhar e apoiar uma criança que nos pareceu experienciar algumas dificuldades. Verificámos que a temática da transição não parece ser muito valorizada pelos profissionais que trabalhavam nos contextos estudados, não se observando verdadeira atenção a este processo. Também não verificámos que houvesse estabelecimento conjunto de estratégias facilitadoras da entrada para a escola, entre os profissionais de educação e os familiares. Percebemos que o processo de transição para o 1º CEB é vivido de forma muito diferenciada entre as crianças, algumas conhecendo dificuldades e outras, aparentemente, não. Concluímos ser importante uma reflexão, envolvendo os profissionais e famílias, sobre a importância da temática da transição e integração escolar, no sentido de assegurar as melhores condições de bem estar e de sucesso educativo a todas as crianças. |
id |
RCAP_7f03aa6358d2905d5846da7ff238d763 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/16780 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transiçãoEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloPassagem de classe (ensino)Integração escolarComportamento dos alunosO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. O processo de transição e articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico tem sido reconhecido como um fator importante para o bem-estar da criança e, consequentemente, para o seu sucesso educativo. Neste estudo pretendemos abordar a temática da transição para o 1º ciclo do ensino básico, analisando e compreendendo quais as principais expetativas, preocupações e experiências dos principais intervenientes neste processo, ou seja, das crianças, educadora, professora e dos encarregados de educação. Para além da observação direta, recorremos a entrevistas, tanto à educadora como à professora do 1º CEB e às crianças do 1º ano de escolaridade. Realizámos ainda questionários aos encarregados de educação de ambos os níveis de ensino. Além disso, concretizámos algumas atividades pedagógicas, com vista à melhor integração das crianças no 1º CEB. Procurámos também acompanhar e apoiar uma criança que nos pareceu experienciar algumas dificuldades. Verificámos que a temática da transição não parece ser muito valorizada pelos profissionais que trabalhavam nos contextos estudados, não se observando verdadeira atenção a este processo. Também não verificámos que houvesse estabelecimento conjunto de estratégias facilitadoras da entrada para a escola, entre os profissionais de educação e os familiares. Percebemos que o processo de transição para o 1º CEB é vivido de forma muito diferenciada entre as crianças, algumas conhecendo dificuldades e outras, aparentemente, não. Concluímos ser importante uma reflexão, envolvendo os profissionais e famílias, sobre a importância da temática da transição e integração escolar, no sentido de assegurar as melhores condições de bem estar e de sucesso educativo a todas as crianças.The present report of internship was elaborated in the context of Curricular Units of Supervised Pedagogical Practice and Education Research Seminar. These curricular units belong to the Masters in Pre-school Education and Teaching in 1st Cycle of Basic Education, taught at the University of Aveiro. The process of transition and articulation between pre-school education and the 1st cycle of basic education has been recognized as an important factor for the well-being of the child and, consequently, for their educational success. In this study we intend to discuss the theme of transition for the 1st cycle of basic education, by analyzing and understanding the main expectations, concerns and experiences of the key actors in this process – children, pre-school teacher, teacher and families. Besides the direct observation, we interviewed the pre-school teacher, the teacher of the 1st CEB and the children of the 1st year of schooling. We used questionnaires to obtain more information from the parents of both levels of education. In addition, we’ve realized some pedagogical activities to improve the integration of the children in the 1st CEB. Another of our concerns was supporting a child that seemed to be having some difficulties. We’ve noticed that the transition isn’t a very important subject to the professionals who have worked in the studied contexts. This process isn’t given much attention. We’ve also noticed that there was no joint establishment of strategies facilitating the entry to the school between the professionals of education and the family. We understood that each child lives the process of transition to the 1st CEB in their own way. Some of them have difficulties and others, apparently, don’t. Finally, we concluded that the professionals and the families should reflect and discuss about the importance of the transition and school integration. This is a vital step to ensure the best conditions for the well-being and educational success of all children.Universidade de Aveiro2017-02-10T11:14:13Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16780TID:201595028porBatista, Tânia Cristina de Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:10Zoai:ria.ua.pt:10773/16780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:06.878968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição |
title |
Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição |
spellingShingle |
Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição Batista, Tânia Cristina de Paiva Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Passagem de classe (ensino) Integração escolar Comportamento dos alunos |
title_short |
Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição |
title_full |
Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição |
title_fullStr |
Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição |
title_full_unstemmed |
Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição |
title_sort |
Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição |
author |
Batista, Tânia Cristina de Paiva |
author_facet |
Batista, Tânia Cristina de Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Tânia Cristina de Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Passagem de classe (ensino) Integração escolar Comportamento dos alunos |
topic |
Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Passagem de classe (ensino) Integração escolar Comportamento dos alunos |
description |
O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. O processo de transição e articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico tem sido reconhecido como um fator importante para o bem-estar da criança e, consequentemente, para o seu sucesso educativo. Neste estudo pretendemos abordar a temática da transição para o 1º ciclo do ensino básico, analisando e compreendendo quais as principais expetativas, preocupações e experiências dos principais intervenientes neste processo, ou seja, das crianças, educadora, professora e dos encarregados de educação. Para além da observação direta, recorremos a entrevistas, tanto à educadora como à professora do 1º CEB e às crianças do 1º ano de escolaridade. Realizámos ainda questionários aos encarregados de educação de ambos os níveis de ensino. Além disso, concretizámos algumas atividades pedagógicas, com vista à melhor integração das crianças no 1º CEB. Procurámos também acompanhar e apoiar uma criança que nos pareceu experienciar algumas dificuldades. Verificámos que a temática da transição não parece ser muito valorizada pelos profissionais que trabalhavam nos contextos estudados, não se observando verdadeira atenção a este processo. Também não verificámos que houvesse estabelecimento conjunto de estratégias facilitadoras da entrada para a escola, entre os profissionais de educação e os familiares. Percebemos que o processo de transição para o 1º CEB é vivido de forma muito diferenciada entre as crianças, algumas conhecendo dificuldades e outras, aparentemente, não. Concluímos ser importante uma reflexão, envolvendo os profissionais e famílias, sobre a importância da temática da transição e integração escolar, no sentido de assegurar as melhores condições de bem estar e de sucesso educativo a todas as crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2017-02-10T11:14:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/16780 TID:201595028 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/16780 |
identifier_str_mv |
TID:201595028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137571508322304 |