Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Tânia Cristina de Paiva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16780
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. O processo de transição e articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico tem sido reconhecido como um fator importante para o bem-estar da criança e, consequentemente, para o seu sucesso educativo. Neste estudo pretendemos abordar a temática da transição para o 1º ciclo do ensino básico, analisando e compreendendo quais as principais expetativas, preocupações e experiências dos principais intervenientes neste processo, ou seja, das crianças, educadora, professora e dos encarregados de educação. Para além da observação direta, recorremos a entrevistas, tanto à educadora como à professora do 1º CEB e às crianças do 1º ano de escolaridade. Realizámos ainda questionários aos encarregados de educação de ambos os níveis de ensino. Além disso, concretizámos algumas atividades pedagógicas, com vista à melhor integração das crianças no 1º CEB. Procurámos também acompanhar e apoiar uma criança que nos pareceu experienciar algumas dificuldades. Verificámos que a temática da transição não parece ser muito valorizada pelos profissionais que trabalhavam nos contextos estudados, não se observando verdadeira atenção a este processo. Também não verificámos que houvesse estabelecimento conjunto de estratégias facilitadoras da entrada para a escola, entre os profissionais de educação e os familiares. Percebemos que o processo de transição para o 1º CEB é vivido de forma muito diferenciada entre as crianças, algumas conhecendo dificuldades e outras, aparentemente, não. Concluímos ser importante uma reflexão, envolvendo os profissionais e famílias, sobre a importância da temática da transição e integração escolar, no sentido de assegurar as melhores condições de bem estar e de sucesso educativo a todas as crianças.
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