Compreensão emocional : a compreensão causal das emoções em crianças de idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Maria do Rosário Carneiro Pacheco Carmona e Costa Souto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4419
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
id RCAP_ee6c1b4e386aa10db0e157964324cdb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão emocional : a compreensão causal das emoções em crianças de idade escolarCausalidadeDesenvolvimento emocionalEmoções infantisTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011Considerando o papel de destaque da compreensão emocional no sucesso pessoal e social de um indivíduo, o presente estudo debruça-se sobre uma das suas componentes: a atribuição causal das crianças relativamente à origem das emoções. Através da aplicação de uma versão adaptada de um instrumento de avaliação emocional, o objectivo é explorar a legitimidade de algumas conclusões de estudos anteriores sobre o tema que levaram a assumir que as crianças mais novas entendem as suas emoções em termos de situações externas, enquanto as crianças mais velhas utilizariam estados mentais para definir as suas emoções, o que tem vindo a ser feito sempre através do confronto das crianças com histórias hipotéticas e questionando acerca das emoções da personagem principal. Participaram neste estudo 51 crianças, entre os 6 e os 10 anos, que responderam a uma entrevista semi-estruturada acerca daquilo que consideravam ser a origem das emoções tanto em situações em que a emoção era sentida por si próprios ou por terceiros. Foram confirmadas as hipóteses de que o tipo de factores que as crianças consideram na atribuição causal das emoções é independente da idade e, ainda, que quando reflectem acerca da sua própria experiência emocional, dão justificações de nível superior para a origem das emoções.Considering the importance of emotional understanding on both individual and social success of a person´s life, the present study examined one of the emotional understanding components: the causal reasoning about the origin of emotions. Using an adapted version of a social-emotional assessment instrument for children, the purpose is to explore the legitimacy of the conclusions of some previous studies which assume that younger children understand emotions in terms of external situations while older ones use mental states in order to define their emotions. Most of these studies have assessed children´s abilities to infer others´ emotional states by presenting them with pictures of hypothetical others´ emotional reactions. Fifty one children were involved in this study, between six and ten years old, who answered to a semi-structured interview about what they think that would be the causes of the emotions that were being displayed in both conditions: whether was the children experiencing the emotion or a peer. The type of factors considered in identifying the cause of the emotion showed to be independent of the children´s age and, when thinking about one´s own emotional experience, the children gave more elaborated justifications then when were asked to think about a peer.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaCardoso, Maria do Rosário Carneiro Pacheco Carmona e Costa Souto2011-11-03T16:12:42Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:03.205844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão emocional : a compreensão causal das emoções em crianças de idade escolar
title Compreensão emocional : a compreensão causal das emoções em crianças de idade escolar
spellingShingle Compreensão emocional : a compreensão causal das emoções em crianças de idade escolar
Cardoso, Maria do Rosário Carneiro Pacheco Carmona e Costa Souto
Causalidade
Desenvolvimento emocional
Emoções infantis
Teses de mestrado - 2011
title_short Compreensão emocional : a compreensão causal das emoções em crianças de idade escolar
title_full Compreensão emocional : a compreensão causal das emoções em crianças de idade escolar
title_fullStr Compreensão emocional : a compreensão causal das emoções em crianças de idade escolar
title_full_unstemmed Compreensão emocional : a compreensão causal das emoções em crianças de idade escolar
title_sort Compreensão emocional : a compreensão causal das emoções em crianças de idade escolar
author Cardoso, Maria do Rosário Carneiro Pacheco Carmona e Costa Souto
author_facet Cardoso, Maria do Rosário Carneiro Pacheco Carmona e Costa Souto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Maria do Rosário Carneiro Pacheco Carmona e Costa Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Causalidade
Desenvolvimento emocional
Emoções infantis
Teses de mestrado - 2011
topic Causalidade
Desenvolvimento emocional
Emoções infantis
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-03T16:12:42Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4419
url http://hdl.handle.net/10451/4419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134187110793216