Efeito do coaching na espiritualidade, autoestima e capacidade cognitiva de idosos
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862022000300818 |
Resumo: | Resumo Coaching é uma metodologia que direciona o indivíduo para o alcance de metas. Caracteriza-se como um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, cognitivas e emocionais. Tendo em vista a relevância da metodologia coaching e seu impacto sobre a qualidade de vida, o presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito do Coaching de Vida sobre a espiritualidade, autoestima e capacidade cognitiva de idosos. Trata-se de um estudo de caso, longitudinal, de abordagem quantitativa, com coleta de dados primários e amostra não probabilística. Foram realizadas 10 sessões em grupo, uma vez por semana, com duração de uma hora, no período matutino. Os instrumentos utilizados para avaliação da espiritualidade, autoestima e capacidade cognitiva foram, respectivamente, Escala de Bem-estar Espiritual, Escala de Rosenberg e Miniexame do Estado Mental, além do questionário sociodemográfico, coletados por meio de entrevista. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e inferencial. Participaram da pesquisa 24 idosos, moradores do Condomínio do Idoso, sendo a maioria do sexo feminino. A média de idade foi de 76,66 (DP ± 6,11) anos. Em relação as características sociodemográficas, 37,50% dos idosos eram viúvos, 75,00% cursaram até quatro anos de estudo, 66,67% moravam sozinhos, 58,33% eram da religião evangélica, 75,00% eram aposentados e 62,50% corresponderam a classe econômica “D-E”. A aplicação do Coaching de Vida foi capaz de melhorar, significativamente, o escore de bem-estar espiritual total, autoestima e capacidade cognitiva (p = 0,0001) dos idosos estudados. O estudo proporcionou avanços na temática, porém reforça-se a necessidade de novos estudos. |
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