O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Bibliographic Details
Main Author: Gil, Henrique
Publication Date: 2018
Other Authors: Carrondo, Kristelle Anselmo
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.11/6278
Summary: A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), presentes num mundo globalizado, tem vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se o principal meio de comunicação e de partilha de uma “sociedade em rede”. Estas podem ser consideradas atualmente, como impulsionadoras de novas estratégias no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se com a investigação realizada refletir e problematizar o contributo da utilização do «QR Code» na melhoria das aprendizagens em contexto educativo. Os principais objetivos desta investigação foram os seguintes: promoção da utilização das TIC em contexto educativo; reflexão das potencialidades das TIC, principalmente do «QR Code», em contexto educativo; integração do «QR Code» nas planificações desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB com uma turma de alunos do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco; investigar o impacto do «QR Code» nas aprendizagens dos alunos. Em termos metodológicos, optámos por uma abordagem de tipo investigação-ação com base num paradigma qualitativo. Deste modo, utilizamos como instrumentos de recolha de dados: a observação participante, as notas de campo e o registo fotográfico. Além disso, foram realizados inquéritos por questionários aos alunos e, aplicada, uma entrevista semiestruturada à Orientadora Cooperante. A análise dos dados recolhidos revela um nível de participação ativa por parte das crianças quando realizadas atividades com recurso às TIC, sendo notório um clima de maior concentração e motivação. Quanto ao uso da aplicação digital «QR Code» como recurso pedagógico, aferiu-se que foi um elemento decisivo para a melhoria do desenvolvimento do vocabulário dos alunos, da produção textual e da compreensão da leitura. Além disso, o projeto desenvolvido com a Biblioteca Escolar foi uma mais-valia, pois permitiu valorizar as aprendizagens dos alunos
id RCAP_ee74ab675051cdc0eafaa5517e2e602b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino Básico“QR Code”Biblioteca escolarTecnologias da Informação e Comunicação1st grade“QR Code”School libraryInformation and Communication TechnologiesA utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), presentes num mundo globalizado, tem vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se o principal meio de comunicação e de partilha de uma “sociedade em rede”. Estas podem ser consideradas atualmente, como impulsionadoras de novas estratégias no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se com a investigação realizada refletir e problematizar o contributo da utilização do «QR Code» na melhoria das aprendizagens em contexto educativo. Os principais objetivos desta investigação foram os seguintes: promoção da utilização das TIC em contexto educativo; reflexão das potencialidades das TIC, principalmente do «QR Code», em contexto educativo; integração do «QR Code» nas planificações desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB com uma turma de alunos do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco; investigar o impacto do «QR Code» nas aprendizagens dos alunos. Em termos metodológicos, optámos por uma abordagem de tipo investigação-ação com base num paradigma qualitativo. Deste modo, utilizamos como instrumentos de recolha de dados: a observação participante, as notas de campo e o registo fotográfico. Além disso, foram realizados inquéritos por questionários aos alunos e, aplicada, uma entrevista semiestruturada à Orientadora Cooperante. A análise dos dados recolhidos revela um nível de participação ativa por parte das crianças quando realizadas atividades com recurso às TIC, sendo notório um clima de maior concentração e motivação. Quanto ao uso da aplicação digital «QR Code» como recurso pedagógico, aferiu-se que foi um elemento decisivo para a melhoria do desenvolvimento do vocabulário dos alunos, da produção textual e da compreensão da leitura. Além disso, o projeto desenvolvido com a Biblioteca Escolar foi uma mais-valia, pois permitiu valorizar as aprendizagens dos alunosThe use of Information and Communication Technologies (ICT), present in a globalized world, has been increasing exponentially, becoming the main means of communication and sharing of a "networked society". Information and communication technologies (ICT) can currently be considered as driving new strategies regarding the process of teaching and learning. The objective of this study is to reflect and question the benefits of using «QR Code» to improve learning in the context of Pre-School Education. As such, the main goals of this research are to promote the use of ICTs, to reflect the potential of ICTs, especially the «QR Code», in an educational context and its integration in the planning developed during the Supervised Teaching Practice in the 1st CEB with a group of students from the 4th year of schooling at Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco. Methodologically, we chose Methodologically, we chose a research-action type of qualitative nature. The study focused on limited time and space, having as main instrument of data collection the participant observation, as teacher-researcher in the context of the classroom, during the project. In addition, questionnaires were applied to the students and a semi-structured interview applied to the Cooperating Advisor. The analysis done to the collected data shows an active level of participation from the children when doing activities using TIC, where a situation of higher concentration and motivation is noticeable. As for the use of the digital application «QR Code» as a pedagogical resource, it was verified that it was a decisive element for improving the development of students' vocabulary, textual production and reading comprehension. In addition, the project developed with the School Library was an added value, since it allowed to value the learnings of the students.Instituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueCarrondo, Kristelle Anselmo2018-11-26T11:42:12Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6278porGIL, Henrique ; CARRONDO, Kristelle (2018) - O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Congresso Internacional TIC e Educação, 5, Lisboa, 6-8 de setembro –Technology Enhanced Learning : livro de atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 444-455.978-989-8753-46-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:48:08Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:57.483640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Gil, Henrique
1.º Ciclo do Ensino Básico
“QR Code”
Biblioteca escolar
Tecnologias da Informação e Comunicação
1st grade
“QR Code”
School library
Information and Communication Technologies
title_short O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
Carrondo, Kristelle Anselmo
author_role author
author2 Carrondo, Kristelle Anselmo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
Carrondo, Kristelle Anselmo
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
“QR Code”
Biblioteca escolar
Tecnologias da Informação e Comunicação
1st grade
“QR Code”
School library
Information and Communication Technologies
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
“QR Code”
Biblioteca escolar
Tecnologias da Informação e Comunicação
1st grade
“QR Code”
School library
Information and Communication Technologies
description A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), presentes num mundo globalizado, tem vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se o principal meio de comunicação e de partilha de uma “sociedade em rede”. Estas podem ser consideradas atualmente, como impulsionadoras de novas estratégias no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se com a investigação realizada refletir e problematizar o contributo da utilização do «QR Code» na melhoria das aprendizagens em contexto educativo. Os principais objetivos desta investigação foram os seguintes: promoção da utilização das TIC em contexto educativo; reflexão das potencialidades das TIC, principalmente do «QR Code», em contexto educativo; integração do «QR Code» nas planificações desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB com uma turma de alunos do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco; investigar o impacto do «QR Code» nas aprendizagens dos alunos. Em termos metodológicos, optámos por uma abordagem de tipo investigação-ação com base num paradigma qualitativo. Deste modo, utilizamos como instrumentos de recolha de dados: a observação participante, as notas de campo e o registo fotográfico. Além disso, foram realizados inquéritos por questionários aos alunos e, aplicada, uma entrevista semiestruturada à Orientadora Cooperante. A análise dos dados recolhidos revela um nível de participação ativa por parte das crianças quando realizadas atividades com recurso às TIC, sendo notório um clima de maior concentração e motivação. Quanto ao uso da aplicação digital «QR Code» como recurso pedagógico, aferiu-se que foi um elemento decisivo para a melhoria do desenvolvimento do vocabulário dos alunos, da produção textual e da compreensão da leitura. Além disso, o projeto desenvolvido com a Biblioteca Escolar foi uma mais-valia, pois permitiu valorizar as aprendizagens dos alunos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26T11:42:12Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6278
url http://hdl.handle.net/10400.11/6278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GIL, Henrique ; CARRONDO, Kristelle (2018) - O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Congresso Internacional TIC e Educação, 5, Lisboa, 6-8 de setembro –Technology Enhanced Learning : livro de atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 444-455.
978-989-8753-46-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130830584414208