Do tratamento do “futuro” do “indicativo” no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8698 |
Resumo: | Ao longo deste Relatório de Estágio, pretende-se atingir dois grandes objetivos. Em primeiro lugar, procura-se apresentar os resultados, ainda incipientes, relativamente ao tratamento dado ao “Futuro (Imperfeito)” do “Indicativo”, na primeira metade do século XX, em níveis de ensino equiparáveis aos atuais 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, comparando tais resultados não só com o que os Programas atuais desses níveis de ensino preveem quanto ao tratamento dos referidos “tempo” e “modo”, mas também com o domínio dos mesmos revelado por uma amostra de alunos/informantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Em segundo lugar, pretende-se descrever o trabalho desenvolvido no âmbito do Estágio efetuado na disciplina de Português lecionada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, refletindo sobre os seus resultados. O Relatório, de feição dissertativa, organiza-se, assim, em três momentos. O primeiro é dedicado à pesquisa e à seleção de informação teórica sobre o tema sob escopo, ou seja, o tratamento do “Futuro (Imperfeito)” do “Indicativo” feito por gramáticos conceituados da primeira metade do século XX – José Maria Relvas ( 39[s.d.]) e Francisco Torrinha (4 1945) –, levando em linha de conta contributos científicos de autores de obras contemporâneas das publicadas por esses gramáticos, embora destinadas a um público universitário. Para esta abordagem, foi crucial o levantamento de dados sobre a contextualização histórica, política, económica, social e cultural da época em estudo. O segundo momento destina-se à apresentação de um inquérito aplicado a um grupo de alunos do 6.º Ano de escolaridade, ano que foi alvo da minha prática letiva supervisionada, bem como à análise dos resultados obtidos e à reflexão sobre os mesmos. Posteriormente, no âmbito do terceiro momento, procede-se à descrição da prática letiva desenvolvida nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e à apresentação de um conjunto de considerações finais. |
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Do tratamento do “futuro” do “indicativo” no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino BásicoPortuguêsGramáticaAo longo deste Relatório de Estágio, pretende-se atingir dois grandes objetivos. Em primeiro lugar, procura-se apresentar os resultados, ainda incipientes, relativamente ao tratamento dado ao “Futuro (Imperfeito)” do “Indicativo”, na primeira metade do século XX, em níveis de ensino equiparáveis aos atuais 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, comparando tais resultados não só com o que os Programas atuais desses níveis de ensino preveem quanto ao tratamento dos referidos “tempo” e “modo”, mas também com o domínio dos mesmos revelado por uma amostra de alunos/informantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Em segundo lugar, pretende-se descrever o trabalho desenvolvido no âmbito do Estágio efetuado na disciplina de Português lecionada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, refletindo sobre os seus resultados. O Relatório, de feição dissertativa, organiza-se, assim, em três momentos. O primeiro é dedicado à pesquisa e à seleção de informação teórica sobre o tema sob escopo, ou seja, o tratamento do “Futuro (Imperfeito)” do “Indicativo” feito por gramáticos conceituados da primeira metade do século XX – José Maria Relvas ( 39[s.d.]) e Francisco Torrinha (4 1945) –, levando em linha de conta contributos científicos de autores de obras contemporâneas das publicadas por esses gramáticos, embora destinadas a um público universitário. Para esta abordagem, foi crucial o levantamento de dados sobre a contextualização histórica, política, económica, social e cultural da época em estudo. O segundo momento destina-se à apresentação de um inquérito aplicado a um grupo de alunos do 6.º Ano de escolaridade, ano que foi alvo da minha prática letiva supervisionada, bem como à análise dos resultados obtidos e à reflexão sobre os mesmos. Posteriormente, no âmbito do terceiro momento, procede-se à descrição da prática letiva desenvolvida nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e à apresentação de um conjunto de considerações finais.Throughout this internship Report, I aim to achieve two major objectives. Firstly, I seek to present the results, still incipient, with regard to the treatment given to the "Future (Imperfect)" of the "Indicative", in the first half of the 20th century, in levels of education comparable to the current 1st and 2nd Cycles of Basic Education, in order to compare those results not only with what the current Programs of those levels foresee regarding the treatment of the referred "tense" and "mood", but also with the domain of those items revealed by a sample of students/informants of the 2nd Cycle of Basic Education. Secondly, I intend to describe the work carried out within the framework of the training course conducted in the discipline of Portuguese taught in the 1st and in the 2nd Cycles of Basic Education, reflecting on its results. The Report is organized in three moments. The first moment is dedicated to the research and selection of theoretical information about the topic under scope, that is, the treatment of "Future (Imperfect)" of the "Indicative" made by highly regarded grammarians of the first half of the 20th century – José Maria Relvas (39[s.d.]) and Francisco Torrinha (411945) –, taking into consideration scientific contributions of contemporary works of other authorsintended for a university audience. To this approach, it was crucial to collect data on the historical, political, economic, social and cultural contextualization of the period under study. The second moment is for the presentation of a survey applied to a group of students of the 6th grade level, that was the target of my supervised teaching practice, as well as for the analysis of the results obtained and for the reflection on them. Afterwards, within the third moment, I present the description of the teaching practice developed in the 1st and in the 2nd Cycles of Basic Education as well as a set of final considerations.2018-09-05T15:36:22Z2018-07-18T00:00:00Z2018-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8698TID:202324834porSantos, Francisco Manuel Peixoto dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:16.717178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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