Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12594 |
Resumo: | As alterações climáticas têm sido dos principais problemas a enfrentar na atualidade. Alcançar as metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) e a neutralidade carbónica por meio da transição para uma Economia de Baixo Carbono (EBC) são apenas das muitas políticas adotadas para reduzir as emissões de carbono em todas as áreas e mitigar os impactos das alterações climáticas. O Projeto Interreg Sudoe ClimACT foi criado para promover e apoiar a transição para uma EBC nas escolas através do desenvolvimento de uma metodologia baseada na aplicação de auditorias técnicas para avaliar o desempenho ambiental e energético das escolas; através do benchmarking de escolas com base na implementação de indicadores-chave de desempenho (KPI); e através da avaliação ambiental e energética com base em pontuações criadas pelo projeto. Esta dissertação, desenvolvida no âmbito deste projeto, faz uma análise comparativa e evolutiva do desempenho de seis escolas portuguesas do ClimACT e avalia se a metodologia aplicada conduziu as escolas a um caminho de uma ECB. Os resultados mostram que, de uma pontuação de 0 a 5, a pontuação média de todos os setores para as seis escolas foi de 2,1 e 2,2 antes e depois da implementação das medidas de melhoria, respetivamente. Este mero aumento de 0,1 indica que há espaço para mais melhorias, particularmente nos setores da mobilidade e compras verdes. |
id |
RCAP_ee792b014fc49a93fa0af162e915315b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12594 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary studyMESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTEENGENHARIA DO AMBIENTECLIMACTGASES COM EFEITO DE ESTUFAINDICADORES DE DESEMPENHOINDICADORES AMBIENTAISECONOMIA DE BAIXO CARBONODESEMPENHO ENERGÉTICOENVIRONMENTAL ENGINEERINGGREENHOUSE GASESPERFORMANCE INDICATORSENVIRONMENTAL INDICATORSLOW-CARBON ECONOMYLOW-CARBON ECONOMYAs alterações climáticas têm sido dos principais problemas a enfrentar na atualidade. Alcançar as metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) e a neutralidade carbónica por meio da transição para uma Economia de Baixo Carbono (EBC) são apenas das muitas políticas adotadas para reduzir as emissões de carbono em todas as áreas e mitigar os impactos das alterações climáticas. O Projeto Interreg Sudoe ClimACT foi criado para promover e apoiar a transição para uma EBC nas escolas através do desenvolvimento de uma metodologia baseada na aplicação de auditorias técnicas para avaliar o desempenho ambiental e energético das escolas; através do benchmarking de escolas com base na implementação de indicadores-chave de desempenho (KPI); e através da avaliação ambiental e energética com base em pontuações criadas pelo projeto. Esta dissertação, desenvolvida no âmbito deste projeto, faz uma análise comparativa e evolutiva do desempenho de seis escolas portuguesas do ClimACT e avalia se a metodologia aplicada conduziu as escolas a um caminho de uma ECB. Os resultados mostram que, de uma pontuação de 0 a 5, a pontuação média de todos os setores para as seis escolas foi de 2,1 e 2,2 antes e depois da implementação das medidas de melhoria, respetivamente. Este mero aumento de 0,1 indica que há espaço para mais melhorias, particularmente nos setores da mobilidade e compras verdes.Climate change has been one of the major issues facing our time. Achieving greenhouse gas (GHG) reduction targets and reaching carbon neutrality by transitioning to a Low Carbon Economy (LCE) are among many policies adopted to reduce carbon emissions in all areas and mitigate the impacts of climate change. The Interreg Sudoe ClimACT Project was created to promote and support the transition to a LCE in schools by developing a methodology based on application of technical audits to assess schools’ environmental and energy performances; benchmarking of schools based on the implementation of Key Performance Indicators (KPI); and environmental and energy assessment based on scores created by the project. This thesis, developed in the framework of this project, makes an evolutive comparative analysis of the performance of six Portuguese ClimACT schools and assesses if the methodology applied conducted the schools in a pathway to a LCE. Results show that out of a score of 0 to 5, the average score of all sectors for all six schools was 2.1 and 2.2 before and after implementation of improvement measures, respectively. This mere increase of 0.1 indicates that there is room for more improvements, particularly in mobility and green procurement sectors.2022-02-02T13:03:16Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12594TID:202788210engMonteiro, Mara do Carmo Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:19.217007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study |
title |
Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study |
spellingShingle |
Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study Monteiro, Mara do Carmo Correia MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE ENGENHARIA DO AMBIENTE CLIMACT GASES COM EFEITO DE ESTUFA INDICADORES DE DESEMPENHO INDICADORES AMBIENTAIS ECONOMIA DE BAIXO CARBONO DESEMPENHO ENERGÉTICO ENVIRONMENTAL ENGINEERING GREENHOUSE GASES PERFORMANCE INDICATORS ENVIRONMENTAL INDICATORS LOW-CARBON ECONOMY LOW-CARBON ECONOMY |
title_short |
Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study |
title_full |
Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study |
title_fullStr |
Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study |
title_full_unstemmed |
Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study |
title_sort |
Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study |
author |
Monteiro, Mara do Carmo Correia |
author_facet |
Monteiro, Mara do Carmo Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Mara do Carmo Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE ENGENHARIA DO AMBIENTE CLIMACT GASES COM EFEITO DE ESTUFA INDICADORES DE DESEMPENHO INDICADORES AMBIENTAIS ECONOMIA DE BAIXO CARBONO DESEMPENHO ENERGÉTICO ENVIRONMENTAL ENGINEERING GREENHOUSE GASES PERFORMANCE INDICATORS ENVIRONMENTAL INDICATORS LOW-CARBON ECONOMY LOW-CARBON ECONOMY |
topic |
MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE ENGENHARIA DO AMBIENTE CLIMACT GASES COM EFEITO DE ESTUFA INDICADORES DE DESEMPENHO INDICADORES AMBIENTAIS ECONOMIA DE BAIXO CARBONO DESEMPENHO ENERGÉTICO ENVIRONMENTAL ENGINEERING GREENHOUSE GASES PERFORMANCE INDICATORS ENVIRONMENTAL INDICATORS LOW-CARBON ECONOMY LOW-CARBON ECONOMY |
description |
As alterações climáticas têm sido dos principais problemas a enfrentar na atualidade. Alcançar as metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) e a neutralidade carbónica por meio da transição para uma Economia de Baixo Carbono (EBC) são apenas das muitas políticas adotadas para reduzir as emissões de carbono em todas as áreas e mitigar os impactos das alterações climáticas. O Projeto Interreg Sudoe ClimACT foi criado para promover e apoiar a transição para uma EBC nas escolas através do desenvolvimento de uma metodologia baseada na aplicação de auditorias técnicas para avaliar o desempenho ambiental e energético das escolas; através do benchmarking de escolas com base na implementação de indicadores-chave de desempenho (KPI); e através da avaliação ambiental e energética com base em pontuações criadas pelo projeto. Esta dissertação, desenvolvida no âmbito deste projeto, faz uma análise comparativa e evolutiva do desempenho de seis escolas portuguesas do ClimACT e avalia se a metodologia aplicada conduziu as escolas a um caminho de uma ECB. Os resultados mostram que, de uma pontuação de 0 a 5, a pontuação média de todos os setores para as seis escolas foi de 2,1 e 2,2 antes e depois da implementação das medidas de melhoria, respetivamente. Este mero aumento de 0,1 indica que há espaço para mais melhorias, particularmente nos setores da mobilidade e compras verdes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021 2022-02-02T13:03:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/12594 TID:202788210 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/12594 |
identifier_str_mv |
TID:202788210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131260443951104 |