Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Mara do Carmo Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12594
Resumo: As alterações climáticas têm sido dos principais problemas a enfrentar na atualidade. Alcançar as metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) e a neutralidade carbónica por meio da transição para uma Economia de Baixo Carbono (EBC) são apenas das muitas políticas adotadas para reduzir as emissões de carbono em todas as áreas e mitigar os impactos das alterações climáticas. O Projeto Interreg Sudoe ClimACT foi criado para promover e apoiar a transição para uma EBC nas escolas através do desenvolvimento de uma metodologia baseada na aplicação de auditorias técnicas para avaliar o desempenho ambiental e energético das escolas; através do benchmarking de escolas com base na implementação de indicadores-chave de desempenho (KPI); e através da avaliação ambiental e energética com base em pontuações criadas pelo projeto. Esta dissertação, desenvolvida no âmbito deste projeto, faz uma análise comparativa e evolutiva do desempenho de seis escolas portuguesas do ClimACT e avalia se a metodologia aplicada conduziu as escolas a um caminho de uma ECB. Os resultados mostram que, de uma pontuação de 0 a 5, a pontuação média de todos os setores para as seis escolas foi de 2,1 e 2,2 antes e depois da implementação das medidas de melhoria, respetivamente. Este mero aumento de 0,1 indica que há espaço para mais melhorias, particularmente nos setores da mobilidade e compras verdes.
id RCAP_ee792b014fc49a93fa0af162e915315b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12594
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary studyMESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTEENGENHARIA DO AMBIENTECLIMACTGASES COM EFEITO DE ESTUFAINDICADORES DE DESEMPENHOINDICADORES AMBIENTAISECONOMIA DE BAIXO CARBONODESEMPENHO ENERGÉTICOENVIRONMENTAL ENGINEERINGGREENHOUSE GASESPERFORMANCE INDICATORSENVIRONMENTAL INDICATORSLOW-CARBON ECONOMYLOW-CARBON ECONOMYAs alterações climáticas têm sido dos principais problemas a enfrentar na atualidade. Alcançar as metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) e a neutralidade carbónica por meio da transição para uma Economia de Baixo Carbono (EBC) são apenas das muitas políticas adotadas para reduzir as emissões de carbono em todas as áreas e mitigar os impactos das alterações climáticas. O Projeto Interreg Sudoe ClimACT foi criado para promover e apoiar a transição para uma EBC nas escolas através do desenvolvimento de uma metodologia baseada na aplicação de auditorias técnicas para avaliar o desempenho ambiental e energético das escolas; através do benchmarking de escolas com base na implementação de indicadores-chave de desempenho (KPI); e através da avaliação ambiental e energética com base em pontuações criadas pelo projeto. Esta dissertação, desenvolvida no âmbito deste projeto, faz uma análise comparativa e evolutiva do desempenho de seis escolas portuguesas do ClimACT e avalia se a metodologia aplicada conduziu as escolas a um caminho de uma ECB. Os resultados mostram que, de uma pontuação de 0 a 5, a pontuação média de todos os setores para as seis escolas foi de 2,1 e 2,2 antes e depois da implementação das medidas de melhoria, respetivamente. Este mero aumento de 0,1 indica que há espaço para mais melhorias, particularmente nos setores da mobilidade e compras verdes.Climate change has been one of the major issues facing our time. Achieving greenhouse gas (GHG) reduction targets and reaching carbon neutrality by transitioning to a Low Carbon Economy (LCE) are among many policies adopted to reduce carbon emissions in all areas and mitigate the impacts of climate change. The Interreg Sudoe ClimACT Project was created to promote and support the transition to a LCE in schools by developing a methodology based on application of technical audits to assess schools’ environmental and energy performances; benchmarking of schools based on the implementation of Key Performance Indicators (KPI); and environmental and energy assessment based on scores created by the project. This thesis, developed in the framework of this project, makes an evolutive comparative analysis of the performance of six Portuguese ClimACT schools and assesses if the methodology applied conducted the schools in a pathway to a LCE. Results show that out of a score of 0 to 5, the average score of all sectors for all six schools was 2.1 and 2.2 before and after implementation of improvement measures, respectively. This mere increase of 0.1 indicates that there is room for more improvements, particularly in mobility and green procurement sectors.2022-02-02T13:03:16Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12594TID:202788210engMonteiro, Mara do Carmo Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:19.217007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study
title Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study
spellingShingle Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study
Monteiro, Mara do Carmo Correia
MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE
ENGENHARIA DO AMBIENTE
CLIMACT
GASES COM EFEITO DE ESTUFA
INDICADORES DE DESEMPENHO
INDICADORES AMBIENTAIS
ECONOMIA DE BAIXO CARBONO
DESEMPENHO ENERGÉTICO
ENVIRONMENTAL ENGINEERING
GREENHOUSE GASES
PERFORMANCE INDICATORS
ENVIRONMENTAL INDICATORS
LOW-CARBON ECONOMY
LOW-CARBON ECONOMY
title_short Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study
title_full Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study
title_fullStr Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study
title_full_unstemmed Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study
title_sort Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study
author Monteiro, Mara do Carmo Correia
author_facet Monteiro, Mara do Carmo Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Mara do Carmo Correia
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE
ENGENHARIA DO AMBIENTE
CLIMACT
GASES COM EFEITO DE ESTUFA
INDICADORES DE DESEMPENHO
INDICADORES AMBIENTAIS
ECONOMIA DE BAIXO CARBONO
DESEMPENHO ENERGÉTICO
ENVIRONMENTAL ENGINEERING
GREENHOUSE GASES
PERFORMANCE INDICATORS
ENVIRONMENTAL INDICATORS
LOW-CARBON ECONOMY
LOW-CARBON ECONOMY
topic MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE
ENGENHARIA DO AMBIENTE
CLIMACT
GASES COM EFEITO DE ESTUFA
INDICADORES DE DESEMPENHO
INDICADORES AMBIENTAIS
ECONOMIA DE BAIXO CARBONO
DESEMPENHO ENERGÉTICO
ENVIRONMENTAL ENGINEERING
GREENHOUSE GASES
PERFORMANCE INDICATORS
ENVIRONMENTAL INDICATORS
LOW-CARBON ECONOMY
LOW-CARBON ECONOMY
description As alterações climáticas têm sido dos principais problemas a enfrentar na atualidade. Alcançar as metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) e a neutralidade carbónica por meio da transição para uma Economia de Baixo Carbono (EBC) são apenas das muitas políticas adotadas para reduzir as emissões de carbono em todas as áreas e mitigar os impactos das alterações climáticas. O Projeto Interreg Sudoe ClimACT foi criado para promover e apoiar a transição para uma EBC nas escolas através do desenvolvimento de uma metodologia baseada na aplicação de auditorias técnicas para avaliar o desempenho ambiental e energético das escolas; através do benchmarking de escolas com base na implementação de indicadores-chave de desempenho (KPI); e através da avaliação ambiental e energética com base em pontuações criadas pelo projeto. Esta dissertação, desenvolvida no âmbito deste projeto, faz uma análise comparativa e evolutiva do desempenho de seis escolas portuguesas do ClimACT e avalia se a metodologia aplicada conduziu as escolas a um caminho de uma ECB. Os resultados mostram que, de uma pontuação de 0 a 5, a pontuação média de todos os setores para as seis escolas foi de 2,1 e 2,2 antes e depois da implementação das medidas de melhoria, respetivamente. Este mero aumento de 0,1 indica que há espaço para mais melhorias, particularmente nos setores da mobilidade e compras verdes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-02-02T13:03:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12594
TID:202788210
url http://hdl.handle.net/10437/12594
identifier_str_mv TID:202788210
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131260443951104