Estudo de emissões geradas pelo deslocamento de profissionais autônomos através de dados estatísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carbonari, João Portas [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257043
Resumo: O Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) identificou que as principais fontes de emissão CO2 no Brasil são atribuídas à queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, tendo o setor de transportes desempenhado um papel significativo nessas emissões, principalmente por causa do uso de diesel e gasolina. Durante a pandemia de COVID-19, a terceirização de serviços aumentou com a expansão dos serviços de delivery, resultando em maior emissão de gases de efeito estufa devido à maior locomoção de profissionais, um fenômeno facilitado pela Lei nº 13.429/2017, que permitiu a terceirização de atividades principais nas empresas. Nesse contexto, o Programa Greenhouse Gas Protocol (GHG) se destaca ao promover a transparência e eficiência na gestão das emissões de gases de efeito estufa, ajudando organizações brasileiras a medir, gerenciar e comunicar suas emissões, contribuindo para uma economia de baixo carbono e para os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar o impacto indireto ao longo dos anos das emissões causadas por uma grande empresa do ramo de terceirização de serviços a partir dos dados gerados pelo aplicativo de contratação dos serviços e da distância percorrida pelos profissionais ao longo de 7 anos. Para facilitar a extração e análise dos dados, foram utilizadas ferramentas como a linguagem de consulta estruturada Structured Query Language (SQL) e Excel, auxiliando na visualização e transformação da distância percorrida pelos profissionais da categoria de reformas em carbono equivalente emitido em toneladas. Notou-se que o crescimento da distância percorrida pelos profissionais ao longo dos anos aumenta as toneladas de carbono equivalente emitidas e que existem alguns cenários promissores para a mitigar as emissões ao longo dos próximos anos.
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