Estudo de emissões geradas pelo deslocamento de profissionais autônomos através de dados estatísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/257043 |
Resumo: | O Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) identificou que as principais fontes de emissão CO2 no Brasil são atribuídas à queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, tendo o setor de transportes desempenhado um papel significativo nessas emissões, principalmente por causa do uso de diesel e gasolina. Durante a pandemia de COVID-19, a terceirização de serviços aumentou com a expansão dos serviços de delivery, resultando em maior emissão de gases de efeito estufa devido à maior locomoção de profissionais, um fenômeno facilitado pela Lei nº 13.429/2017, que permitiu a terceirização de atividades principais nas empresas. Nesse contexto, o Programa Greenhouse Gas Protocol (GHG) se destaca ao promover a transparência e eficiência na gestão das emissões de gases de efeito estufa, ajudando organizações brasileiras a medir, gerenciar e comunicar suas emissões, contribuindo para uma economia de baixo carbono e para os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar o impacto indireto ao longo dos anos das emissões causadas por uma grande empresa do ramo de terceirização de serviços a partir dos dados gerados pelo aplicativo de contratação dos serviços e da distância percorrida pelos profissionais ao longo de 7 anos. Para facilitar a extração e análise dos dados, foram utilizadas ferramentas como a linguagem de consulta estruturada Structured Query Language (SQL) e Excel, auxiliando na visualização e transformação da distância percorrida pelos profissionais da categoria de reformas em carbono equivalente emitido em toneladas. Notou-se que o crescimento da distância percorrida pelos profissionais ao longo dos anos aumenta as toneladas de carbono equivalente emitidas e que existem alguns cenários promissores para a mitigar as emissões ao longo dos próximos anos. |
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Estudo de emissões geradas pelo deslocamento de profissionais autônomos através de dados estatísticosStudy of emissions generated by displacement of self-employed professionals through data statisticsCréditos de carbonoEstatísticaGases estufaCarbon creditsStatisticsGreenhouse gasesO Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) identificou que as principais fontes de emissão CO2 no Brasil são atribuídas à queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, tendo o setor de transportes desempenhado um papel significativo nessas emissões, principalmente por causa do uso de diesel e gasolina. Durante a pandemia de COVID-19, a terceirização de serviços aumentou com a expansão dos serviços de delivery, resultando em maior emissão de gases de efeito estufa devido à maior locomoção de profissionais, um fenômeno facilitado pela Lei nº 13.429/2017, que permitiu a terceirização de atividades principais nas empresas. Nesse contexto, o Programa Greenhouse Gas Protocol (GHG) se destaca ao promover a transparência e eficiência na gestão das emissões de gases de efeito estufa, ajudando organizações brasileiras a medir, gerenciar e comunicar suas emissões, contribuindo para uma economia de baixo carbono e para os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar o impacto indireto ao longo dos anos das emissões causadas por uma grande empresa do ramo de terceirização de serviços a partir dos dados gerados pelo aplicativo de contratação dos serviços e da distância percorrida pelos profissionais ao longo de 7 anos. Para facilitar a extração e análise dos dados, foram utilizadas ferramentas como a linguagem de consulta estruturada Structured Query Language (SQL) e Excel, auxiliando na visualização e transformação da distância percorrida pelos profissionais da categoria de reformas em carbono equivalente emitido em toneladas. Notou-se que o crescimento da distância percorrida pelos profissionais ao longo dos anos aumenta as toneladas de carbono equivalente emitidas e que existem alguns cenários promissores para a mitigar as emissões ao longo dos próximos anos.The Greenhouse Gas Emissions and Removals Estimation System (SEEG) identified that CO2 was one of the main sources of greenhouse gas emissions in Brazil, due to the burning of fossil fuels and land use changes, with the transportation sector playing a significant role in these emissions, mainly due to the use of diesel and gasoline. With the increase during the COVID-19 pandemic, service outsourcing increased with the expansion of delivery services, resulting in higher greenhouse gas emissions due to increased mobility of professionals, a phenomenon facilitated by Law No. 13,429/2017, which allowed the outsourcing of core activities in companies. In this context, the Brazilian GHG Protocol Program stands out in promoting transparency and efficiency in greenhouse gas emissions management, helping Brazilian organizations measure, manage, and communicate their emissions, contributing to a low-carbon economy and sustainable development goals in Brazil. Thus, this study aimed to analyze the indirect impact over the years of emissions caused by a large service outsourcing company using data generated by the service hiring application and the distance traveled by professionals over 7 years. To facilitate data extraction and analysis, tools such as SQL and Excel were used, aiding in the visualization and transformation of the distance traveled by professionals in the remodeling category into carbon equivalent emitted in tons. It was noted that the growth in the distance traveled by professionals over the years increases the tons of carbon equivalent emitted and that there are some promising scenarios for mitigating emissions over the next years.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rezende, Cláudia Hitomi WatanabeCantão, Luiza Amalia Pinto [UNESP]Carbonari, João Portas [UNESP]2024-08-14T14:07:12Z2024-08-14T14:07:12Z2024-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARBONARI, João Portas. Estudo de emissões geradas pelo deslocamento de profissionais autônomos através de dados estatísticos. 2024. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Sorocaba, 2024.https://hdl.handle.net/11449/257043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-15T06:50:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257043Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T06:50:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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