A utilização das TIC como fator facilitador das aprendizagens na disciplina de Matemática: uma experiência realizada com dois alunos com necessidades educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4539 |
Resumo: | Information and Communication Technologies stimulate and develop the teaching-learning process, and may thus contribute to educational success, particularly in mathematics. At present, working in an Inclusive School, it is clear that these techniques, when applied to students with special educational needs help to increase efficiency in performing tasks, reducing their limitations, developing their skills to the maximum and increasing their capacity for integration into active life. |
id |
RCAP_ee894f158713199d801ecdcd9ec910ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/4539 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização das TIC como fator facilitador das aprendizagens na disciplina de Matemática: uma experiência realizada com dois alunos com necessidades educativasInformation and Communication Technologies stimulate and develop the teaching-learning process, and may thus contribute to educational success, particularly in mathematics. At present, working in an Inclusive School, it is clear that these techniques, when applied to students with special educational needs help to increase efficiency in performing tasks, reducing their limitations, developing their skills to the maximum and increasing their capacity for integration into active life.Las Tecnologías de la Información y la Comunicación estimulan y desarrollan el proceso de enseñanza-aprendizaje, y por lo tanto pueden favorecer el rendimiento educativo, especialmente en matemáticas. Se ha tomado conciencia en la actualidad, trabajando en una Escuela Inclusiva, de que estas tecnologías, cuando se aplican a alumnos con necesidades educativas especiales, ayudan a incrementar la eficiencia en la realización de tareas, a reducir las limitaciones, a desarrollar todo lo posible sus habilidades y a aumentar la capacidad de inserción profesional.As Tecnologias de Informação e Comunicação estimulam e desenvolvem o processo de ensino-aprendizagem, podendo contribuir dessa forma para o sucesso educativo, nomeadamente, na disciplina de Matemática. Atualmente, trabalhando numa Escola Inclusiva, existe a consciência de que estas, quando aplicadas em alunos com Necessidades Educativas Especiais permitem aumentar a eficiência na realização de tarefas, diminuir as limitações, desenvolver ao máximo as suas capacidades e aumentar a capacidade de integração na vida ativa.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2011-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v3i2.4539https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4539Indagatio Didactica; Vol 3 No 2 (2011); 68-91Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 2 (2011); 68-91Indagatio Didactica; Vol. 3 No 2 (2011); 68-91Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 2 (2011); 68-911647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4539https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4539/3447Dias, CatarinaSeabra, OlgaFerreira, Virgíniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:53Zoai:proa.ua.pt:article/4539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:12.410880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das TIC como fator facilitador das aprendizagens na disciplina de Matemática: uma experiência realizada com dois alunos com necessidades educativas |
title |
A utilização das TIC como fator facilitador das aprendizagens na disciplina de Matemática: uma experiência realizada com dois alunos com necessidades educativas |
spellingShingle |
A utilização das TIC como fator facilitador das aprendizagens na disciplina de Matemática: uma experiência realizada com dois alunos com necessidades educativas Dias, Catarina |
title_short |
A utilização das TIC como fator facilitador das aprendizagens na disciplina de Matemática: uma experiência realizada com dois alunos com necessidades educativas |
title_full |
A utilização das TIC como fator facilitador das aprendizagens na disciplina de Matemática: uma experiência realizada com dois alunos com necessidades educativas |
title_fullStr |
A utilização das TIC como fator facilitador das aprendizagens na disciplina de Matemática: uma experiência realizada com dois alunos com necessidades educativas |
title_full_unstemmed |
A utilização das TIC como fator facilitador das aprendizagens na disciplina de Matemática: uma experiência realizada com dois alunos com necessidades educativas |
title_sort |
A utilização das TIC como fator facilitador das aprendizagens na disciplina de Matemática: uma experiência realizada com dois alunos com necessidades educativas |
author |
Dias, Catarina |
author_facet |
Dias, Catarina Seabra, Olga Ferreira, Virgínia |
author_role |
author |
author2 |
Seabra, Olga Ferreira, Virgínia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Catarina Seabra, Olga Ferreira, Virgínia |
description |
Information and Communication Technologies stimulate and develop the teaching-learning process, and may thus contribute to educational success, particularly in mathematics. At present, working in an Inclusive School, it is clear that these techniques, when applied to students with special educational needs help to increase efficiency in performing tasks, reducing their limitations, developing their skills to the maximum and increasing their capacity for integration into active life. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4539 https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4539 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4539 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4539/3447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 3 No 2 (2011); 68-91 Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 2 (2011); 68-91 Indagatio Didactica; Vol. 3 No 2 (2011); 68-91 Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 2 (2011); 68-91 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133569967194112 |