Educação física como meio facilitador de aprendizagens de padrões matemáticos em crianças de 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabadinho, Catarina Isabel Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17893
Resumo: A educação física e a matemática, embora constituam domínios integrados numa mesma área de conteúdo da educação pré-escolar, a da área de expressão e comunicação, são muitas vezes utilizadas de forma desassociada pelos educadores, ou seja, ou abordam a matemática ou dinamizam sessões de educação física, não usufruindo da possível interligação entre estes domínios na sua intervenção pedagógica para potencializar as aprendizagens das crianças. Este estudo procura aprofundar o conhecimento sobre esta relação e propor formas de articulação que potenciem o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Este estudo de cariz qualitativo e quantitativo contou com a participação de vinte e quatro crianças de três anos de idade em contexto de Jardim de Infância. Como objetivo principal esta investigação pretende dar resposta à seguinte questão: “Será que a educação física promove aprendizagens de padrões matemáticos?”. Para tal, foi fulcral a utilização de diversos procedimentos metodológicos e instrumentos, tais como observação participante, notas de campo e entrevistas semiestruturadas, bem como averiguar se toda a intervenção educativa contextualizada teve algum impacto nas conceções das crianças acerca dos padrões de repetição. Os resultados demonstraram que tanto as sessões de educação física como as sessões de matemática, com padrões de repetição em contexto de sala de atividades, tiveram um valor acrescentado nas conceções das crianças e no desenvolvimento do conhecimento acerca dos padrões de repetição. Contudo, o grupo de crianças que realizou as sessões de educação física teve ainda uma maior facilidade na construção dos padrões de repetição. Os resultados realçam a importância da ligação entre diferentes áreas de conteúdo, neste caso entre a matemática e a educação física, bem como a exploração do jogo, no contexto das aprendizagens das crianças no Pré-escolar.
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