Processo de planeamento da alta do cliente dependente de uma UMDR para o domicilio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Maria de Morais
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2064
Resumo: As Unidades de Média Duração e Reabilitação (UMDR) inseridas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) são unidades de internamento que prestam cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, por situação clínica decorrente de recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico, a clientes com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável. Tem por finalidade a estabilização clínica, a avaliação e a reabilitação integral do cliente, num período de internamento superior a 30 e inferior a 90 dias consecutivos (Decreto-Lei n.º 101/06). O objetivo geral deste estudo é conhecer o processo de planeamento de alta para o domicílio do cliente dependente internado numa UMDR. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratório descritiva que recorreu à entrevista semiestruturada como fonte de colheita de dados junto de dez enfermeiros de uma UMDR da região Norte. Os discursos obtidos foram submetidos à análise de conteúdo segundo Bardin (2011). Os resultados obtidos mostram não existir um processo de planeamento de alta estruturado na unidade. No que concerne à tomada decisão do destino pós alta do cliente dependente para o domicílio, não existe um momento temporal definido para a tomada de decisão, sendo a Assistente Social (AS) o profissional de saúde com maior interveniência nesse evento. São vários fatores que interferem na definição desse destino, como a dependência do cliente, o apoio familiar, as condições do domicílio, o apoio económico, a vontade do cliente/família e o estado consciência do cliente. Também, não está definido o momento temporal em que é iniciada a capacitação do prestador de cuidados (PC). A intervenção do enfermeiro junto do PC baseia-se na identificação das necessidades do cuidador, identificação das áreas prioritárias de Educação Para a Saúde (EPS) do cuidador, no planeamento da EPS e na capacitação para os autocuidados. As estratégias utilizadas pelo enfermeiro para capacitar o PC são, o seu envolvimento, o Ensino/Instrução e Treino e consideram que a educação do cuidador é importante para a continuidade de cuidados e prevenção se complicações. Maioritariamente os participantes referem que o PC adquire conhecimentos e capacidades. As sugestões apresentadas incidem principalmente na continuidade de cuidados no domicílio pela equipa da UMDR, a Visita Domiciliária (VD) no período de PA e ainda a existência de um enfermeiro de referência na capacitação do PC.
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O objetivo geral deste estudo é conhecer o processo de planeamento de alta para o domicílio do cliente dependente internado numa UMDR. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratório descritiva que recorreu à entrevista semiestruturada como fonte de colheita de dados junto de dez enfermeiros de uma UMDR da região Norte. Os discursos obtidos foram submetidos à análise de conteúdo segundo Bardin (2011). Os resultados obtidos mostram não existir um processo de planeamento de alta estruturado na unidade. No que concerne à tomada decisão do destino pós alta do cliente dependente para o domicílio, não existe um momento temporal definido para a tomada de decisão, sendo a Assistente Social (AS) o profissional de saúde com maior interveniência nesse evento. São vários fatores que interferem na definição desse destino, como a dependência do cliente, o apoio familiar, as condições do domicílio, o apoio económico, a vontade do cliente/família e o estado consciência do cliente. Também, não está definido o momento temporal em que é iniciada a capacitação do prestador de cuidados (PC). A intervenção do enfermeiro junto do PC baseia-se na identificação das necessidades do cuidador, identificação das áreas prioritárias de Educação Para a Saúde (EPS) do cuidador, no planeamento da EPS e na capacitação para os autocuidados. As estratégias utilizadas pelo enfermeiro para capacitar o PC são, o seu envolvimento, o Ensino/Instrução e Treino e consideram que a educação do cuidador é importante para a continuidade de cuidados e prevenção se complicações. Maioritariamente os participantes referem que o PC adquire conhecimentos e capacidades. As sugestões apresentadas incidem principalmente na continuidade de cuidados no domicílio pela equipa da UMDR, a Visita Domiciliária (VD) no período de PA e ainda a existência de um enfermeiro de referência na capacitação do PC.The Medium Duration and Rehabilitation Unit (UMDR) is inserted in the National Network for Integrated Continuous Care, this unit provide clinical, rehab, psychological and social support to the people recovering from an acute disease, a decompensation of a chronic disease or people with potential transient loss of autonomy. The main focus of this unit is the clinical stabilization, evaluation and integral rehabilitation of the patient in a period of hospitalization of 30 days and no more than 90 days (law decree n. º 101/06). The conclusion of this study was to understand the process of planning a discharge of a dependent patient from the the Care Institution to patient’s home. This qualitative study of exploratory nature of research used a semi-structured interview form to collect data from ten nurses of UMDR in the North Region. The results were submitted to content analysis according to Bardin (2011). The obtained results show no available procedure for properly discharging in this unit. Regarding the decision to decide the discharge destination of the dependent client to the home, there is no specified time for decision making, making the social worker is the health professional with the principal intervention in this cases. There are several factors that interfere in the definition of this destination, such as client dependence, family support, home conditions, financial support, client / family willingness and the client's awareness. It is also not defined the right moment in which the caregiver training is initiated. The nurse intervention for the caregiver is based on the identification of his needs, the identification of priority areas of health education for the caregiver, in the planning of education health and in the training for self-care. The strategies used by the nurse to train the patient caregiver are, their involvement, the teaching/training, and mainly consider that caregiver education is important for continuity of care and prevention of complications. In general, the participants refer that the caregiver learn skills and knowledge. The suggestions presented mainly focus on the continuity of care at home by the UMDR team, house visiting in the period of planning a discharge and still the existence of a qualified nurse to train the patient caregiver.2018-09-14T11:34:09Z2018-07-13T00:00:00Z2018-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2064TID:201973723porGomes, Ana Maria de Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:39Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:57.466329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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