O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos Sonoros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16700
Resumo: Trabalho de projeto
id RCAP_ee9c856d31030036d7cd7e2f1106c0d5
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos SonorosRealidade aumentadaCartazComunicação visualAugmented realityPosterVisual communicationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesTrabalho de projetoA comunicação visual é um aspeto crucial para o ser humano e para o seu desenvolvimento, facilitando as relações interpessoais, impulsionando a tecnologia e revolucionando o quotidiano. Neste sentido, o design gráfico funciona como interface entre a instituição e o que esta pretende transmitir, pelo que a comunicação é a base comum de todas as suas vertentes. Este é assim um agente agregador que, numa perspetiva holística, mantém a coerência visual na difusão de mensagens com o consumidor. Contudo, o objeto de design almeja unir a estética à funcionalidade de modo a resolver problemas de comunicação. Com o desenvolvimento de novas ferramentas multimédia, a mensagem adapta-se no sentido de potenciar ainda mais a eficácia através de novas mediações. A experiência de utilização gera emoções criando uma relação de proximidade entre o artefacto de comunicação e o público-alvo. Associando este conceito à identidade visual institucional, questiona-se a eficácia dos artefactos digitais neste contexto. Desta forma, o projeto propõe apresentar a realidade aumentada como meio impulsionador na eficácia da comunicação visual, pelo método de adição de informação digital dinâmica sobre a comunicação visual impressa.Visual communication is a crucial aspect for human beings and for their development, facilitating interpersonal relationships, boosting technology and revolutionizing everyday life. In this sense, graphic design acts as an interface between the institution and what it intends to transmit, so communication is the common basis of all its aspects. This is thus an aggregating agent that, in a holistic perspective, maintains visual coherence in the dissemination of messages with the consumer. However, the design object aims to combine aesthetics with functionality in order to solve communication problems. With the development of new multimedia tools, the message adapts itself in order to further enhance efficiency through new mediations. The user experience generates emotions creating a close relationship between the communication device and the target audience. Associating this concept to the institutional visual identity, the effectiveness of digital artifacts in this context is questioned. In this way, the project proposes to present augmented reality as a means of boosting the effectiveness of visual communication, by the method of adding dynamic digital information about printed visual communication.Serapicos, PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, José Miguel dos Santos2021-01-13T16:58:46Z2020-12-142020-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16700TID:202577031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:20.258568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos Sonoros
title O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos Sonoros
spellingShingle O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos Sonoros
Silva, José Miguel dos Santos
Realidade aumentada
Cartaz
Comunicação visual
Augmented reality
Poster
Visual communication
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos Sonoros
title_full O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos Sonoros
title_fullStr O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos Sonoros
title_full_unstemmed O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos Sonoros
title_sort O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos Sonoros
author Silva, José Miguel dos Santos
author_facet Silva, José Miguel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serapicos, Pedro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Miguel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada
Cartaz
Comunicação visual
Augmented reality
Poster
Visual communication
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Realidade aumentada
Cartaz
Comunicação visual
Augmented reality
Poster
Visual communication
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Trabalho de projeto
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
2020-12-14T00:00:00Z
2021-01-13T16:58:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16700
TID:202577031
url http://hdl.handle.net/10400.22/16700
identifier_str_mv TID:202577031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131454810095616