Associativismo na Universidade de Aveiro: caracterização dos seus líderes e objetivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Elisabete Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26195
Resumo: Numa sociedade em constante mudança e crescimento, são cada vez mais os requisitos pedidos na saída do Ensino Superior. Neste sentido, surge a necessidade de adquirir competências e ferramentas diferenciadoras do grupo. O associativismo estudantil no ensino superior é hoje um meio para cumprir tal desiderato, sendo cada vez mais frequente a integração dos estudantes em órgãos associativos juvenis. Importa assim compreender como atuam estas associações, que atividades dinamizam e como funcionam as equipas diretivas, bem como caracterizar o perfil de liderança dos seus líderes. Este estudo procurou caracterizar as associações estudantis e respetivos dirigentes associativos da Universidade de Aveiro. Com este fim foi aplicado um conjunto de questionários (Questionário Sociodemográfico; “Dinâmica Associativa”; “Questionário de Diagnóstico de Competência de Gestão”; “Eu e o Núcleo”; “Direção da AAUAv” e MLQ) a 27 líderes associativos de um universo de 45. Os resultados obtidos mostram que estes líderes associativos se caracterizam por comportamentos de liderança eminentemente transformacionais e transacionais, com uma baixa frequência de comportamentos laissez-faire. os núcleos realizam: (1) atividades do foro pedagógico com o objetivo principal de complementar a formação académica de base, (2) atividades académico-culturais, marcando presença nas semanas académicas, e (3) atividades desportivas, visando a promoção de hábitos de vida saudável e o espírito de união entre os alunos do curso
id RCAP_eeb654fe7c9c344d04f666e2227664ba
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Associativismo na Universidade de Aveiro: caracterização dos seus líderes e objetivosAssociativismoLiderançaQuestionário multifatorial de liderançaCoordenadoresNuma sociedade em constante mudança e crescimento, são cada vez mais os requisitos pedidos na saída do Ensino Superior. Neste sentido, surge a necessidade de adquirir competências e ferramentas diferenciadoras do grupo. O associativismo estudantil no ensino superior é hoje um meio para cumprir tal desiderato, sendo cada vez mais frequente a integração dos estudantes em órgãos associativos juvenis. Importa assim compreender como atuam estas associações, que atividades dinamizam e como funcionam as equipas diretivas, bem como caracterizar o perfil de liderança dos seus líderes. Este estudo procurou caracterizar as associações estudantis e respetivos dirigentes associativos da Universidade de Aveiro. Com este fim foi aplicado um conjunto de questionários (Questionário Sociodemográfico; “Dinâmica Associativa”; “Questionário de Diagnóstico de Competência de Gestão”; “Eu e o Núcleo”; “Direção da AAUAv” e MLQ) a 27 líderes associativos de um universo de 45. Os resultados obtidos mostram que estes líderes associativos se caracterizam por comportamentos de liderança eminentemente transformacionais e transacionais, com uma baixa frequência de comportamentos laissez-faire. os núcleos realizam: (1) atividades do foro pedagógico com o objetivo principal de complementar a formação académica de base, (2) atividades académico-culturais, marcando presença nas semanas académicas, e (3) atividades desportivas, visando a promoção de hábitos de vida saudável e o espírito de união entre os alunos do cursoIn a rapidly changing and growing society, the capacities demanded for recently graduated students are bourgeoning. In this sense, the need to acquire competences and differentiating tools that different each individual is increasing. Students’ associations in higher education institutions are a means to fulfill this goal, with students engaging and becoming members of the directive boards of such youth associations. Thus, it is important to understand how these associations work, what activities are implemented and how the management teams work. It is also important to characterize the leadership profile of its leaders. This study aimed to characterize the student associations and respective associative leaders of the University of Aveiro. To this end, a set of questionnaires (Sociodemographic Questionnaire, "Associative Dynamics", "Management Competency Diagnosis Questionnaire", "I and the Nucleus", "AAUAv Direction" and the Multifactorial Leadership Questionnaire) were applied to 27 of the 45 associative leaders. The results showed that the associations carry out: (1) pedagogical activities with the main objective of complementing the basic academic training, (2) academic-cultural activities, by participating in the academic weeks, and (3) sports activities, aiming to promote healthy living habits and the spirit of unity among the students. Associative leaders are characterized by eminently transformational and transactional leadership behaviors, with a low frequency of laissez-faire behaviors2019-06-12T10:18:00Z2018-12-14T00:00:00Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26195TID:202236544porGaspar, Elisabete Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:44Zoai:ria.ua.pt:10773/26195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:15.224990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Associativismo na Universidade de Aveiro: caracterização dos seus líderes e objetivos
title Associativismo na Universidade de Aveiro: caracterização dos seus líderes e objetivos
spellingShingle Associativismo na Universidade de Aveiro: caracterização dos seus líderes e objetivos
Gaspar, Elisabete Vieira
Associativismo
Liderança
Questionário multifatorial de liderança
Coordenadores
title_short Associativismo na Universidade de Aveiro: caracterização dos seus líderes e objetivos
title_full Associativismo na Universidade de Aveiro: caracterização dos seus líderes e objetivos
title_fullStr Associativismo na Universidade de Aveiro: caracterização dos seus líderes e objetivos
title_full_unstemmed Associativismo na Universidade de Aveiro: caracterização dos seus líderes e objetivos
title_sort Associativismo na Universidade de Aveiro: caracterização dos seus líderes e objetivos
author Gaspar, Elisabete Vieira
author_facet Gaspar, Elisabete Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Elisabete Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Associativismo
Liderança
Questionário multifatorial de liderança
Coordenadores
topic Associativismo
Liderança
Questionário multifatorial de liderança
Coordenadores
description Numa sociedade em constante mudança e crescimento, são cada vez mais os requisitos pedidos na saída do Ensino Superior. Neste sentido, surge a necessidade de adquirir competências e ferramentas diferenciadoras do grupo. O associativismo estudantil no ensino superior é hoje um meio para cumprir tal desiderato, sendo cada vez mais frequente a integração dos estudantes em órgãos associativos juvenis. Importa assim compreender como atuam estas associações, que atividades dinamizam e como funcionam as equipas diretivas, bem como caracterizar o perfil de liderança dos seus líderes. Este estudo procurou caracterizar as associações estudantis e respetivos dirigentes associativos da Universidade de Aveiro. Com este fim foi aplicado um conjunto de questionários (Questionário Sociodemográfico; “Dinâmica Associativa”; “Questionário de Diagnóstico de Competência de Gestão”; “Eu e o Núcleo”; “Direção da AAUAv” e MLQ) a 27 líderes associativos de um universo de 45. Os resultados obtidos mostram que estes líderes associativos se caracterizam por comportamentos de liderança eminentemente transformacionais e transacionais, com uma baixa frequência de comportamentos laissez-faire. os núcleos realizam: (1) atividades do foro pedagógico com o objetivo principal de complementar a formação académica de base, (2) atividades académico-culturais, marcando presença nas semanas académicas, e (3) atividades desportivas, visando a promoção de hábitos de vida saudável e o espírito de união entre os alunos do curso
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14T00:00:00Z
2018-12-14
2019-06-12T10:18:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26195
TID:202236544
url http://hdl.handle.net/10773/26195
identifier_str_mv TID:202236544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137646589509632