Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8611 |
Resumo: | Estudo de caso elaborado para integrar o Estudo de Avaliação dos Institutos Superiores Politécnicos, realizado para o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e apresentado publicamente em fevereiro de 2021. |
id |
RCAP_eebb69afddaec21ffc16b70eb7b020d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8611 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superiorEnsino SuperiorPolitécnico de LeiriaInclusãoEstudo de caso elaborado para integrar o Estudo de Avaliação dos Institutos Superiores Politécnicos, realizado para o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e apresentado publicamente em fevereiro de 2021.Estrategicamente posicionado numa região de múltiplas particularidades sociais, ambientais, económicas e culturais, o Politécnico de Leiria assume a inclusão como um dos valores primordiais da sua ação, ao nível da sua dinâmica interna, mas também na relação com a comunidade externa, nacional e internacional. Nesse contexto, o presente estudo de caso visa salientar o papel que o Politécnico de Leiria tem desempenhado, de um modo cada vez mais integrado e sistematizado, no âmbito da inclusão de pessoas com necessidades específicas. Com o intuito de promover a partilha e transferibilidade a outras instituições de ensino superior, são descritos múltiplos exemplos de boas práticas gerados no e com o Politécnico de Leiria, todos eles com um denominador comum: promover uma sociedade mais inclusiva, a partir da realidade interna e envolvendo ativamente a comunidade externa. As referidas boas práticas, desenvolvidas há mais de uma década, foram inicialmente dinamizadas de forma individual ou coletiva por pequenos grupos de investigadores, docentes, estudantes e técnicos. Desde setembro de 2018, e procurando construir uma nova etapa a partir dessa experiência acumulada, foi estabelecida uma parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV) para o desenvolvimento de um programa-piloto de inovação social para a inclusão de estudantes com necessidades especificas (NE), dando uma resposta articulada, empenhada e eficaz a este desafio. As práticas de inclusão do Politécnico de Leiria procuram contribuir para alcançar os objetivos de construção de uma sociedade mais inteligente, sustentável e inclusiva, estando alinhadas com o estabelecido na Estratégia Regional de Especialização Inteligente, concretamente na plataforma de inovação territorial incluída nas linhas orientadoras da RIS3 da Região Centro. Com as medidas inovadoras de inclusão de estudantes NE, pretende criar-se um impacto positivo na capacitação e autonomização dos estudantes, nomeadamente ao nível do acesso e sua identificação; da permanência e desenvolvimento dos estudos e da conclusão e inserção na vida ativa. Se, na escolaridade obrigatória, o apoio aos estudantes NE está sistematizado e previsto na lei, no ensino superior, em Portugal, a abordagem a este problema social está sobretudo assente nas políticas e prioridades de cada IES. O presente estudo de caso pretende, por isso, constituir um exemplo inspirador para que outras IES possam adotar soluções similares ou mesmo enquanto alerta para a necessidade de criação de políticas públicas orientadas para a equidade no ensino superior.Instituto Politécnico de LeiriaIC-OnlinePinheiro, FernandaSousa, CéliaPereira, Maria Isabel Alves RodriguesSargento, Ana2023-06-16T15:46:22Z2019-09-302019-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:57:43Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:17.954172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior |
title |
Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior |
spellingShingle |
Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior Pinheiro, Fernanda Ensino Superior Politécnico de Leiria Inclusão |
title_short |
Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior |
title_full |
Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior |
title_fullStr |
Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior |
title_sort |
Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior |
author |
Pinheiro, Fernanda |
author_facet |
Pinheiro, Fernanda Sousa, Célia Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues Sargento, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Célia Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues Sargento, Ana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Fernanda Sousa, Célia Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues Sargento, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Politécnico de Leiria Inclusão |
topic |
Ensino Superior Politécnico de Leiria Inclusão |
description |
Estudo de caso elaborado para integrar o Estudo de Avaliação dos Institutos Superiores Politécnicos, realizado para o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e apresentado publicamente em fevereiro de 2021. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30 2019-09-30T00:00:00Z 2023-06-16T15:46:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8611 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137004415352832 |