Análise da campanha eleitoral de 2010 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Tânia Maria de Caldas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5853
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo analisar a campanha eleitoral de 2010, do candidato a deputado federal Tiririca, eleito pelo estado de São Paulo - Brasil com mais de 1.300 mil votos. O nosso problema consistia em determinar quais as estratégias usadas pelo candidato para ganhar as eleições, já que sempre atuou como humorista, na verdade como um palhaço profissional, que ganhava a vida com dificuldades, em apresentações circenses no nordeste brasileiro. Em relação as hipóteses avançamos as duas seguintes: 1. O humor foi o fator fundamental para Tiririca ganhar as eleições; 2. O descrédito nos candidatos gerou voto de protesto. Para testarmos as hipóteses, utilizamos uma metodologia tripla: a análise de três vídeos usados no horário eleitoral entrevistas a especialistas, e a realização de um grupo focado. Esta metodologia levou-nos, após a análise e interpretação dos dados, a concluir que 100% dos entrevistados durante o grupo focado acreditaram que a eleição de Tiririca ocorreu por descrédito nos candidatos, que gerou voto de protesto; e ainda que 90% dos mesmos entrevistados afirmaram que o humor foi fator fundamental para Tiririca ganhar as eleições.
id RCAP_eecd4f829b60ad1024e395fc4c4129af
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da campanha eleitoral de 2010 no BrasilO caso TiriricaCampanha EleitoralHumorPolíticaProtestoRetóricaTiriricaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação teve como objetivo analisar a campanha eleitoral de 2010, do candidato a deputado federal Tiririca, eleito pelo estado de São Paulo - Brasil com mais de 1.300 mil votos. O nosso problema consistia em determinar quais as estratégias usadas pelo candidato para ganhar as eleições, já que sempre atuou como humorista, na verdade como um palhaço profissional, que ganhava a vida com dificuldades, em apresentações circenses no nordeste brasileiro. Em relação as hipóteses avançamos as duas seguintes: 1. O humor foi o fator fundamental para Tiririca ganhar as eleições; 2. O descrédito nos candidatos gerou voto de protesto. Para testarmos as hipóteses, utilizamos uma metodologia tripla: a análise de três vídeos usados no horário eleitoral entrevistas a especialistas, e a realização de um grupo focado. Esta metodologia levou-nos, após a análise e interpretação dos dados, a concluir que 100% dos entrevistados durante o grupo focado acreditaram que a eleição de Tiririca ocorreu por descrédito nos candidatos, que gerou voto de protesto; e ainda que 90% dos mesmos entrevistados afirmaram que o humor foi fator fundamental para Tiririca ganhar as eleições.This dissertation aimed to analyze the 2010 election campaign of the candidate for federal deputy, Tiririca, elected by the state of São Paulo - Brazil with more than 1.3 million votes. Our problem was to identify which strategies were used by the candidate to win the elections, since he always served as humorist, actually as a professional clown, who earned his living with difficulties in circus performances in northeastern Brazil. In regard to our problem, we advanced two main hypotheses: 1: The mood was fundamental to Tiririca win elections; 2. Discredit of the candidates generated protest vote. To test these hypotheses, we used a triple methodology: analysis of three videos used in the electoral schedule, interviwes with experts, and a focused group. Using this methodology, it was found that 100% of respondents in the focused group believed that Tiririca election occurred by the discredit of the candidates generating protest vote; and 90% of respondents stated that humor was a key factor for Tiririca win elections.Serra, Joaquim Mateus PaulouBibliorumCarvalho, Tânia Maria de Caldas2018-08-29T15:42:57Z2016-6-62016-07-132016-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5853TID:201772205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:02Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:42.681275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da campanha eleitoral de 2010 no Brasil
O caso Tiririca
title Análise da campanha eleitoral de 2010 no Brasil
spellingShingle Análise da campanha eleitoral de 2010 no Brasil
Carvalho, Tânia Maria de Caldas
Campanha Eleitoral
Humor
Política
Protesto
Retórica
Tiririca
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Análise da campanha eleitoral de 2010 no Brasil
title_full Análise da campanha eleitoral de 2010 no Brasil
title_fullStr Análise da campanha eleitoral de 2010 no Brasil
title_full_unstemmed Análise da campanha eleitoral de 2010 no Brasil
title_sort Análise da campanha eleitoral de 2010 no Brasil
author Carvalho, Tânia Maria de Caldas
author_facet Carvalho, Tânia Maria de Caldas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Joaquim Mateus Paulo
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Tânia Maria de Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha Eleitoral
Humor
Política
Protesto
Retórica
Tiririca
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Campanha Eleitoral
Humor
Política
Protesto
Retórica
Tiririca
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Esta dissertação teve como objetivo analisar a campanha eleitoral de 2010, do candidato a deputado federal Tiririca, eleito pelo estado de São Paulo - Brasil com mais de 1.300 mil votos. O nosso problema consistia em determinar quais as estratégias usadas pelo candidato para ganhar as eleições, já que sempre atuou como humorista, na verdade como um palhaço profissional, que ganhava a vida com dificuldades, em apresentações circenses no nordeste brasileiro. Em relação as hipóteses avançamos as duas seguintes: 1. O humor foi o fator fundamental para Tiririca ganhar as eleições; 2. O descrédito nos candidatos gerou voto de protesto. Para testarmos as hipóteses, utilizamos uma metodologia tripla: a análise de três vídeos usados no horário eleitoral entrevistas a especialistas, e a realização de um grupo focado. Esta metodologia levou-nos, após a análise e interpretação dos dados, a concluir que 100% dos entrevistados durante o grupo focado acreditaram que a eleição de Tiririca ocorreu por descrédito nos candidatos, que gerou voto de protesto; e ainda que 90% dos mesmos entrevistados afirmaram que o humor foi fator fundamental para Tiririca ganhar as eleições.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-6-6
2016-07-13
2016-07-13T00:00:00Z
2018-08-29T15:42:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5853
TID:201772205
url http://hdl.handle.net/10400.6/5853
identifier_str_mv TID:201772205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136363168137216