Saúde e qualidade de vida na transição para o Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Andreia Martins
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Marco, Canavarro, José Portocarrero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/44880
https://doi.org/10.15309/14psd150204
Resumo: A saúde e a qualidade de vida são fatores cruciais no desenvolvimento económico, social e pessoal. Os comportamentos e as atitudes relacionados com a saúde (CAS) que integram o estilo de vida da pessoa constituem um conjunto de variáveis que influenciam aqueles primeiros conceitos. As transições normativas do ciclo de vida que comportam mudanças ecológicas estruturais significativas, de que é exemplo a transição para o ensino superior, constituem fator de risco na adopção e manutenção de estilos de vida menos saudáveis. O presente estudo, realizado junto de uma amostra de 546 alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra, teve como objetivos caraterizar o estilo de vida, o estado de saúde (física e psicológica) e a qualidade de vida dos primeiranistas, e estudar as relações entre estas variáveis, bem como a influência de alguns CAS no estado de saúde e na qualidade de vida dos estudantes. Ainda que a prevalência dos CAS tenha sofrido alterações com a transição, a maioria dos estudantes manteve um estilo de vida saudável, excepto ao nível do consumo de álcool e da prática de atividades físicas. Estilos de vida mais saudáveis associaram-se a resultados mais elevados nos indicadores do estado de saúde e da qualidade de vida. Os resultados encontrados foram consistentes com a literatura e forneceram informações importantes para orientar a planificação de um projeto de intervenção promotor de saúde e de sucesso académico neste contexto específico.
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spelling Saúde e qualidade de vida na transição para o Ensino SuperiorHealth and quality of life in the transition to higher educationComportamentos e atitudes relacionados com a saúde, ensino superior, estilo de vida, estado de saúde, qualidade de vida, transiçãohealth status, health-related behaviours and attitudes, higher education, lifestyle, quality of life, transitionA saúde e a qualidade de vida são fatores cruciais no desenvolvimento económico, social e pessoal. Os comportamentos e as atitudes relacionados com a saúde (CAS) que integram o estilo de vida da pessoa constituem um conjunto de variáveis que influenciam aqueles primeiros conceitos. As transições normativas do ciclo de vida que comportam mudanças ecológicas estruturais significativas, de que é exemplo a transição para o ensino superior, constituem fator de risco na adopção e manutenção de estilos de vida menos saudáveis. O presente estudo, realizado junto de uma amostra de 546 alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra, teve como objetivos caraterizar o estilo de vida, o estado de saúde (física e psicológica) e a qualidade de vida dos primeiranistas, e estudar as relações entre estas variáveis, bem como a influência de alguns CAS no estado de saúde e na qualidade de vida dos estudantes. Ainda que a prevalência dos CAS tenha sofrido alterações com a transição, a maioria dos estudantes manteve um estilo de vida saudável, excepto ao nível do consumo de álcool e da prática de atividades físicas. Estilos de vida mais saudáveis associaram-se a resultados mais elevados nos indicadores do estado de saúde e da qualidade de vida. Os resultados encontrados foram consistentes com a literatura e forneceram informações importantes para orientar a planificação de um projeto de intervenção promotor de saúde e de sucesso académico neste contexto específico.Health and quality of life are crucial factors for economic, social and personal development. Health-related behaviours and attitudes (HBA) that form part of personal lifestyle are variables that affect those first concepts. Lifetime normative transitions comprising significant ecological structural changes, as the transition to higher education, represent a risk factor in the adoption and maintenance of less healthy lifestyles. A sample of first-year students from University of Coimbra (N = 564) was collected in order to describe students' lifestyle, health condition and quality of life, and to study the relation between these variables, as well as the impact of selected HBA on health status and quality of life. Although the prevalence of HBA changed after university entry, most of the students maintained a high number of positive HBA but exhibited alarming levels of alcohol consumption and physical activity. Healthy lifestyles were associated with high scores in health status and quality of life. The results were consistent with the literature and provided important information for planning an initiative focused on promoting health and academic success in this specific context.Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/44880http://hdl.handle.net/10316/44880https://doi.org/10.15309/14psd150204por21828407Soares, Andreia MartinsPereira, MarcoCanavarro, José Portocarreroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-29T10:03:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/44880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:37.309213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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