A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de férias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Fátima Filipa Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19787
Resumo: Dissertacão de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
id RCAP_eee7002b0d2d4f2ae1b70a621281256b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19787
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de fériasInfluênciaAdolescentesDecisões de compra das famíliasDestino de fériasInfluenceAdolescentsHousehold purchasing decisionsHoliday destination658.8Dissertacão de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaEsta dissertação apresenta um estudo acerca da influência relativa dos adolescentes nas decisões de compra. Apesar da temática da influência nas decisões de compra da família ser um tema importante na teoria do comportamento do consumidor, a maior parte dos estudos centra-se no casal e na influência relativa de cada membro do casal. A participação de outros membros do agregado familiar, como é o caso dos adolescentes, não tem merecido o mesmo destaque. Além disso poucos estudos têm sido realizados acerca da influência dos adolescentes nas decisões de compra, em unidades de consumo com um orçamento comum como é o caso das famílias, em Portugal. Esta dissertação revê os estudos nesta área e apresenta um estudo empírico acerca da influência dos adolescentes no destino de férias da família. No estudo empírico foram inquiridos cento e dezoito adolescentes, provenientes de uma amostra de conveniência. Os resultados da análise apontam o conhecimento do produto, como variável explicativa relevante na compra considerada. A presente investigação oferece uma contribuição para as empresas ao proporcionar evidência da influência do adolescente para a compra do serviço férias. Dada a importância dos adolescentes pela influência que exercem nos agregados familiares, importa que os profissionais de marketing orientem os seus esforços para a satisfação dos adolescentes, adoptando estratégias ajustadas.This dissertation presents a study on the relative influence of adolescents in purchasing decisions. Although the theme of influence on family purchase decisions is an important theme in the theory of consumer behavior, most studies focused on the couple and the relative influence of each member of the couple. The participation of other household members, as is the case of adolescents, has not received the same attention. Furthermore, few studies have been conducted concerning the influence of adolescents in purchase decisions in consumer units with a common budget as is the case of families in Portugal. This paper reviews the studies in this area and presents an empirical study of the influence of teenagers in the family holiday destination. In the empirical study were surveyed one hundred and eighteen adolescents from a convenience sample. The analysis results show the product knowledge, relevant as an explanatory variable considered in the purchase. This research offers a contribution to the companies by providing evidence of the influence of the adolescent to purchase the service holiday. Given the importance of teenagers for their influence on households, it is important that marketers direct their efforts to the satisfaction of adolescents, adopting strategies adjusted.Soares, Ana MariaUniversidade do MinhoCouto, Fátima Filipa Teixeira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:19.781748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de férias
title A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de férias
spellingShingle A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de férias
Couto, Fátima Filipa Teixeira
Influência
Adolescentes
Decisões de compra das famílias
Destino de férias
Influence
Adolescents
Household purchasing decisions
Holiday destination
658.8
title_short A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de férias
title_full A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de férias
title_fullStr A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de férias
title_full_unstemmed A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de férias
title_sort A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de férias
author Couto, Fátima Filipa Teixeira
author_facet Couto, Fátima Filipa Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Ana Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Fátima Filipa Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Influência
Adolescentes
Decisões de compra das famílias
Destino de férias
Influence
Adolescents
Household purchasing decisions
Holiday destination
658.8
topic Influência
Adolescentes
Decisões de compra das famílias
Destino de férias
Influence
Adolescents
Household purchasing decisions
Holiday destination
658.8
description Dissertacão de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19787
url http://hdl.handle.net/1822/19787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132737507950592