A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de férias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19787 |
Resumo: | Dissertacão de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
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A influência dos adolescentes nas decisões de compra das famílias: o caso do destino de fériasInfluênciaAdolescentesDecisões de compra das famíliasDestino de fériasInfluenceAdolescentsHousehold purchasing decisionsHoliday destination658.8Dissertacão de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaEsta dissertação apresenta um estudo acerca da influência relativa dos adolescentes nas decisões de compra. Apesar da temática da influência nas decisões de compra da família ser um tema importante na teoria do comportamento do consumidor, a maior parte dos estudos centra-se no casal e na influência relativa de cada membro do casal. A participação de outros membros do agregado familiar, como é o caso dos adolescentes, não tem merecido o mesmo destaque. Além disso poucos estudos têm sido realizados acerca da influência dos adolescentes nas decisões de compra, em unidades de consumo com um orçamento comum como é o caso das famílias, em Portugal. Esta dissertação revê os estudos nesta área e apresenta um estudo empírico acerca da influência dos adolescentes no destino de férias da família. No estudo empírico foram inquiridos cento e dezoito adolescentes, provenientes de uma amostra de conveniência. Os resultados da análise apontam o conhecimento do produto, como variável explicativa relevante na compra considerada. A presente investigação oferece uma contribuição para as empresas ao proporcionar evidência da influência do adolescente para a compra do serviço férias. Dada a importância dos adolescentes pela influência que exercem nos agregados familiares, importa que os profissionais de marketing orientem os seus esforços para a satisfação dos adolescentes, adoptando estratégias ajustadas.This dissertation presents a study on the relative influence of adolescents in purchasing decisions. Although the theme of influence on family purchase decisions is an important theme in the theory of consumer behavior, most studies focused on the couple and the relative influence of each member of the couple. The participation of other household members, as is the case of adolescents, has not received the same attention. Furthermore, few studies have been conducted concerning the influence of adolescents in purchase decisions in consumer units with a common budget as is the case of families in Portugal. This paper reviews the studies in this area and presents an empirical study of the influence of teenagers in the family holiday destination. In the empirical study were surveyed one hundred and eighteen adolescents from a convenience sample. The analysis results show the product knowledge, relevant as an explanatory variable considered in the purchase. This research offers a contribution to the companies by providing evidence of the influence of the adolescent to purchase the service holiday. Given the importance of teenagers for their influence on households, it is important that marketers direct their efforts to the satisfaction of adolescents, adopting strategies adjusted.Soares, Ana MariaUniversidade do MinhoCouto, Fátima Filipa Teixeira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:19.781748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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