Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23037 |
Resumo: | A presente investigação incide sobre a operacionalização da iniciativa Gen10s em quatro concelhos do distrito de Bragança, iniciativa essa que já abrangeu no referido distrito cerca de quatrocentos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (10/11 anos de idade). O projeto Gen10s impulsiona a inclusão em contexto educativo de atividades de programação em Scratch, uma linguagem de programação visual, por blocos, amigável, que permite criar jogos, animações e histórias interativas. Este ambiente possibilita desenvolver nos alunos um conjunto de aptidões, tais como: competências digitais; competências de comunicação e sociais; competências relacionadas com as áreas disciplinares e não disciplinares, bem como o pensamento computacional, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade. Além de um breve enquadramento teórico e descrição sucinta (objetivos, escolas e alunos envolvidos, equipamentos e recursos humanos e materiais disponíveis), evidencia-se a análise realizada pelos professores Scratch de cada uma das equipas, e cria-se uma grelha analítica que permita analisar criticamente as produções dos alunos envolvidos. |
id |
RCAP_eeec62f41ef30211b0829b5490c4bec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23037 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10sProgramação por blocosPensamento computacionalProjeto Gen10sEnsino precoce de programaçãoA presente investigação incide sobre a operacionalização da iniciativa Gen10s em quatro concelhos do distrito de Bragança, iniciativa essa que já abrangeu no referido distrito cerca de quatrocentos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (10/11 anos de idade). O projeto Gen10s impulsiona a inclusão em contexto educativo de atividades de programação em Scratch, uma linguagem de programação visual, por blocos, amigável, que permite criar jogos, animações e histórias interativas. Este ambiente possibilita desenvolver nos alunos um conjunto de aptidões, tais como: competências digitais; competências de comunicação e sociais; competências relacionadas com as áreas disciplinares e não disciplinares, bem como o pensamento computacional, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade. Além de um breve enquadramento teórico e descrição sucinta (objetivos, escolas e alunos envolvidos, equipamentos e recursos humanos e materiais disponíveis), evidencia-se a análise realizada pelos professores Scratch de cada uma das equipas, e cria-se uma grelha analítica que permita analisar criticamente as produções dos alunos envolvidos.The present paper focuses on the implementation of Project Gen10s in four counties of the district of Braganza, having involved up to the moment, about 400 students of the 5th year of 1st cycle of basic education (age 10/11). Project Gen10s fosters the inclusion of Scratch programming activities in the educational environment. Scratch is a friendly block, visual programming language allowing the creation of animations, games or interactive stories. This environment enables students to develop a set of skills such as: digital literacy skills; social and communicational skills; skills pertaining to curricular and non-curricular areas as well as computational thought, logical reasoning, problem solving and creativity. Apart from a brief theoretical framing and brief description of the experience) goals, schools and students involved, available material/equipment and human and technical resources), a special attention is paid to the analyses undertaken by the Scratch teachers of each team and an analytical grid allowing for the critical analysis of student’s productions is proposed.Instituto Politécnico de SetúbalBiblioteca Digital do IPBSousa, João Sérgio CarvalhoMeirinhos, ManuelPatrício, Maria RaquelGonçalves, Vitor2021-01-06T10:21:46Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23037porSousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Meirinhos, Manuel; Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor (2020). Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s. Pensamento Computacional, Programação e Robótica na aprendizagem. Medi@ções: Revista Online. ISSN 1647-3078. 8:2, p. 63-781647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-13T01:17:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:06.841395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s |
title |
Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s |
spellingShingle |
Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s Sousa, João Sérgio Carvalho Programação por blocos Pensamento computacional Projeto Gen10s Ensino precoce de programação |
title_short |
Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s |
title_full |
Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s |
title_fullStr |
Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s |
title_full_unstemmed |
Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s |
title_sort |
Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s |
author |
Sousa, João Sérgio Carvalho |
author_facet |
Sousa, João Sérgio Carvalho Meirinhos, Manuel Patrício, Maria Raquel Gonçalves, Vitor |
author_role |
author |
author2 |
Meirinhos, Manuel Patrício, Maria Raquel Gonçalves, Vitor |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, João Sérgio Carvalho Meirinhos, Manuel Patrício, Maria Raquel Gonçalves, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação por blocos Pensamento computacional Projeto Gen10s Ensino precoce de programação |
topic |
Programação por blocos Pensamento computacional Projeto Gen10s Ensino precoce de programação |
description |
A presente investigação incide sobre a operacionalização da iniciativa Gen10s em quatro concelhos do distrito de Bragança, iniciativa essa que já abrangeu no referido distrito cerca de quatrocentos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (10/11 anos de idade). O projeto Gen10s impulsiona a inclusão em contexto educativo de atividades de programação em Scratch, uma linguagem de programação visual, por blocos, amigável, que permite criar jogos, animações e histórias interativas. Este ambiente possibilita desenvolver nos alunos um conjunto de aptidões, tais como: competências digitais; competências de comunicação e sociais; competências relacionadas com as áreas disciplinares e não disciplinares, bem como o pensamento computacional, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade. Além de um breve enquadramento teórico e descrição sucinta (objetivos, escolas e alunos envolvidos, equipamentos e recursos humanos e materiais disponíveis), evidencia-se a análise realizada pelos professores Scratch de cada uma das equipas, e cria-se uma grelha analítica que permita analisar criticamente as produções dos alunos envolvidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-06T10:21:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/23037 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/23037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Meirinhos, Manuel; Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor (2020). Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s. Pensamento Computacional, Programação e Robótica na aprendizagem. Medi@ções: Revista Online. ISSN 1647-3078. 8:2, p. 63-78 1647-3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135419747532800 |