Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, João Sérgio Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Meirinhos, Manuel, Patrício, Maria Raquel, Gonçalves, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23037
Resumo: A presente investigação incide sobre a operacionalização da iniciativa Gen10s em quatro concelhos do distrito de Bragança, iniciativa essa que já abrangeu no referido distrito cerca de quatrocentos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (10/11 anos de idade). O projeto Gen10s impulsiona a inclusão em contexto educativo de atividades de programação em Scratch, uma linguagem de programação visual, por blocos, amigável, que permite criar jogos, animações e histórias interativas. Este ambiente possibilita desenvolver nos alunos um conjunto de aptidões, tais como: competências digitais; competências de comunicação e sociais; competências relacionadas com as áreas disciplinares e não disciplinares, bem como o pensamento computacional, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade. Além de um breve enquadramento teórico e descrição sucinta (objetivos, escolas e alunos envolvidos, equipamentos e recursos humanos e materiais disponíveis), evidencia-se a análise realizada pelos professores Scratch de cada uma das equipas, e cria-se uma grelha analítica que permita analisar criticamente as produções dos alunos envolvidos.
id RCAP_eeec62f41ef30211b0829b5490c4bec6
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10sProgramação por blocosPensamento computacionalProjeto Gen10sEnsino precoce de programaçãoA presente investigação incide sobre a operacionalização da iniciativa Gen10s em quatro concelhos do distrito de Bragança, iniciativa essa que já abrangeu no referido distrito cerca de quatrocentos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (10/11 anos de idade). O projeto Gen10s impulsiona a inclusão em contexto educativo de atividades de programação em Scratch, uma linguagem de programação visual, por blocos, amigável, que permite criar jogos, animações e histórias interativas. Este ambiente possibilita desenvolver nos alunos um conjunto de aptidões, tais como: competências digitais; competências de comunicação e sociais; competências relacionadas com as áreas disciplinares e não disciplinares, bem como o pensamento computacional, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade. Além de um breve enquadramento teórico e descrição sucinta (objetivos, escolas e alunos envolvidos, equipamentos e recursos humanos e materiais disponíveis), evidencia-se a análise realizada pelos professores Scratch de cada uma das equipas, e cria-se uma grelha analítica que permita analisar criticamente as produções dos alunos envolvidos.The present paper focuses on the implementation of Project Gen10s in four counties of the district of Braganza, having involved up to the moment, about 400 students of the 5th year of 1st cycle of basic education (age 10/11). Project Gen10s fosters the inclusion of Scratch programming activities in the educational environment. Scratch is a friendly block, visual programming language allowing the creation of animations, games or interactive stories. This environment enables students to develop a set of skills such as: digital literacy skills; social and communicational skills; skills pertaining to curricular and non-curricular areas as well as computational thought, logical reasoning, problem solving and creativity. Apart from a brief theoretical framing and brief description of the experience) goals, schools and students involved, available material/equipment and human and technical resources), a special attention is paid to the analyses undertaken by the Scratch teachers of each team and an analytical grid allowing for the critical analysis of student’s productions is proposed.Instituto Politécnico de SetúbalBiblioteca Digital do IPBSousa, João Sérgio CarvalhoMeirinhos, ManuelPatrício, Maria RaquelGonçalves, Vitor2021-01-06T10:21:46Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23037porSousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Meirinhos, Manuel; Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor (2020). Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s. Pensamento Computacional, Programação e Robótica na aprendizagem. Medi@ções: Revista Online. ISSN 1647-3078. 8:2, p. 63-781647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-13T01:17:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:06.841395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s
title Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s
spellingShingle Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s
Sousa, João Sérgio Carvalho
Programação por blocos
Pensamento computacional
Projeto Gen10s
Ensino precoce de programação
title_short Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s
title_full Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s
title_fullStr Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s
title_full_unstemmed Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s
title_sort Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s
author Sousa, João Sérgio Carvalho
author_facet Sousa, João Sérgio Carvalho
Meirinhos, Manuel
Patrício, Maria Raquel
Gonçalves, Vitor
author_role author
author2 Meirinhos, Manuel
Patrício, Maria Raquel
Gonçalves, Vitor
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, João Sérgio Carvalho
Meirinhos, Manuel
Patrício, Maria Raquel
Gonçalves, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Programação por blocos
Pensamento computacional
Projeto Gen10s
Ensino precoce de programação
topic Programação por blocos
Pensamento computacional
Projeto Gen10s
Ensino precoce de programação
description A presente investigação incide sobre a operacionalização da iniciativa Gen10s em quatro concelhos do distrito de Bragança, iniciativa essa que já abrangeu no referido distrito cerca de quatrocentos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (10/11 anos de idade). O projeto Gen10s impulsiona a inclusão em contexto educativo de atividades de programação em Scratch, uma linguagem de programação visual, por blocos, amigável, que permite criar jogos, animações e histórias interativas. Este ambiente possibilita desenvolver nos alunos um conjunto de aptidões, tais como: competências digitais; competências de comunicação e sociais; competências relacionadas com as áreas disciplinares e não disciplinares, bem como o pensamento computacional, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade. Além de um breve enquadramento teórico e descrição sucinta (objetivos, escolas e alunos envolvidos, equipamentos e recursos humanos e materiais disponíveis), evidencia-se a análise realizada pelos professores Scratch de cada uma das equipas, e cria-se uma grelha analítica que permita analisar criticamente as produções dos alunos envolvidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-06T10:21:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23037
url http://hdl.handle.net/10198/23037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Meirinhos, Manuel; Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vitor (2020). Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s. Pensamento Computacional, Programação e Robótica na aprendizagem. Medi@ções: Revista Online. ISSN 1647-3078. 8:2, p. 63-78
1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135419747532800