The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Pedro B.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Andreia, Gomes, Beatriz, Rodrigues, Pedro F. S.
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/5045
Resumo: O sublinhado é uma técnica amplamente utilizada pelos estudantes. A investigação sobre a utilidade do sublinhado tem sido escassa e com resultados inconsistentes. Recorrendo a três experiências, esta comunicação tem como objetivo explorar o papel do sublinhado na memória, nomeadamente a sua eficácia no reconhecimento de palavras. Na Experiência 1, baseada num desenho intra-sujeito tal como todas as outras, os participantes foram instruídos a ler em silêncio (grupo de controlo) e a ler em silêncio e sublinhar palavras (grupo experimental), realizando de seguida um teste de reconhecimento. Os resultados mostraram maior reconhecimento para palavras sublinhadas, do que para palavras lidas apenas em silêncio. Para perceber se a pista percetiva (sublinhado) sem o envolvimento motor do ato de sublinhar é suficiente para produzir vantagens na memória, foi realizada a Experiência 2. Os participantes foram instruídos a ler silenciosamente palavras sublinhadas (sublinhado passivo) e também palavras sem sublinhado. Os resultados mostraram uma proporção maior de palavras reconhecidas previamente apresentadas com sublinhado, do que palavras sem sublinhado. Finalmente, na Experiência 3, os participantes realizaram o movimento de sublinhado (sem cor) sobre metade das palavras e apenas leram a outra metade das palavras. Os resultados mostraram mais uma vez que o simples ato de sublinhar, mesmo que sem cor, melhora a capacidade de reconhecimento. Os resultados das três experiências sugerem um efeito positivo do sublinhado na memória, contribuindo para o aumento do reconhecimento de palavras. Esse efeito pode ser explicado pela distinção associada ao sublinhado.
id RCAP_eef4a2f0f36bd5f5f084df4c441db9e2
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/5045
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]SublinhadoMemóriaReconhecimentoDistintividadeO sublinhado é uma técnica amplamente utilizada pelos estudantes. A investigação sobre a utilidade do sublinhado tem sido escassa e com resultados inconsistentes. Recorrendo a três experiências, esta comunicação tem como objetivo explorar o papel do sublinhado na memória, nomeadamente a sua eficácia no reconhecimento de palavras. Na Experiência 1, baseada num desenho intra-sujeito tal como todas as outras, os participantes foram instruídos a ler em silêncio (grupo de controlo) e a ler em silêncio e sublinhar palavras (grupo experimental), realizando de seguida um teste de reconhecimento. Os resultados mostraram maior reconhecimento para palavras sublinhadas, do que para palavras lidas apenas em silêncio. Para perceber se a pista percetiva (sublinhado) sem o envolvimento motor do ato de sublinhar é suficiente para produzir vantagens na memória, foi realizada a Experiência 2. Os participantes foram instruídos a ler silenciosamente palavras sublinhadas (sublinhado passivo) e também palavras sem sublinhado. Os resultados mostraram uma proporção maior de palavras reconhecidas previamente apresentadas com sublinhado, do que palavras sem sublinhado. Finalmente, na Experiência 3, os participantes realizaram o movimento de sublinhado (sem cor) sobre metade das palavras e apenas leram a outra metade das palavras. Os resultados mostraram mais uma vez que o simples ato de sublinhar, mesmo que sem cor, melhora a capacidade de reconhecimento. Os resultados das três experiências sugerem um efeito positivo do sublinhado na memória, contribuindo para o aumento do reconhecimento de palavras. Esse efeito pode ser explicado pela distinção associada ao sublinhado.2023-08-31T11:43:40Z2023-08-312023-03-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfAlbuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045http://hdl.handle.net/11328/5045Albuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045http://hdl.handle.net/11328/5045enghttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Pedro B.Ribeiro, AndreiaGomes, BeatrizRodrigues, Pedro F. S.reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-08-01T02:00:39Zoai:repositorio.upt.pt:11328/5045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-08-01T02:00:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]
title The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]
spellingShingle The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]
Albuquerque, Pedro B.
Sublinhado
Memória
Reconhecimento
Distintividade
title_short The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]
title_full The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]
title_fullStr The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]
title_full_unstemmed The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]
title_sort The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]
author Albuquerque, Pedro B.
author_facet Albuquerque, Pedro B.
Ribeiro, Andreia
Gomes, Beatriz
Rodrigues, Pedro F. S.
author_role author
author2 Ribeiro, Andreia
Gomes, Beatriz
Rodrigues, Pedro F. S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Pedro B.
Ribeiro, Andreia
Gomes, Beatriz
Rodrigues, Pedro F. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Sublinhado
Memória
Reconhecimento
Distintividade
topic Sublinhado
Memória
Reconhecimento
Distintividade
description O sublinhado é uma técnica amplamente utilizada pelos estudantes. A investigação sobre a utilidade do sublinhado tem sido escassa e com resultados inconsistentes. Recorrendo a três experiências, esta comunicação tem como objetivo explorar o papel do sublinhado na memória, nomeadamente a sua eficácia no reconhecimento de palavras. Na Experiência 1, baseada num desenho intra-sujeito tal como todas as outras, os participantes foram instruídos a ler em silêncio (grupo de controlo) e a ler em silêncio e sublinhar palavras (grupo experimental), realizando de seguida um teste de reconhecimento. Os resultados mostraram maior reconhecimento para palavras sublinhadas, do que para palavras lidas apenas em silêncio. Para perceber se a pista percetiva (sublinhado) sem o envolvimento motor do ato de sublinhar é suficiente para produzir vantagens na memória, foi realizada a Experiência 2. Os participantes foram instruídos a ler silenciosamente palavras sublinhadas (sublinhado passivo) e também palavras sem sublinhado. Os resultados mostraram uma proporção maior de palavras reconhecidas previamente apresentadas com sublinhado, do que palavras sem sublinhado. Finalmente, na Experiência 3, os participantes realizaram o movimento de sublinhado (sem cor) sobre metade das palavras e apenas leram a outra metade das palavras. Os resultados mostraram mais uma vez que o simples ato de sublinhar, mesmo que sem cor, melhora a capacidade de reconhecimento. Os resultados das três experiências sugerem um efeito positivo do sublinhado na memória, contribuindo para o aumento do reconhecimento de palavras. Esse efeito pode ser explicado pela distinção associada ao sublinhado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31T11:43:40Z
2023-08-31
2023-03-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Albuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045
http://hdl.handle.net/11328/5045
Albuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045
http://hdl.handle.net/11328/5045
identifier_str_mv Albuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045
url http://hdl.handle.net/11328/5045
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546223021719552