The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/5045 |
Resumo: | O sublinhado é uma técnica amplamente utilizada pelos estudantes. A investigação sobre a utilidade do sublinhado tem sido escassa e com resultados inconsistentes. Recorrendo a três experiências, esta comunicação tem como objetivo explorar o papel do sublinhado na memória, nomeadamente a sua eficácia no reconhecimento de palavras. Na Experiência 1, baseada num desenho intra-sujeito tal como todas as outras, os participantes foram instruídos a ler em silêncio (grupo de controlo) e a ler em silêncio e sublinhar palavras (grupo experimental), realizando de seguida um teste de reconhecimento. Os resultados mostraram maior reconhecimento para palavras sublinhadas, do que para palavras lidas apenas em silêncio. Para perceber se a pista percetiva (sublinhado) sem o envolvimento motor do ato de sublinhar é suficiente para produzir vantagens na memória, foi realizada a Experiência 2. Os participantes foram instruídos a ler silenciosamente palavras sublinhadas (sublinhado passivo) e também palavras sem sublinhado. Os resultados mostraram uma proporção maior de palavras reconhecidas previamente apresentadas com sublinhado, do que palavras sem sublinhado. Finalmente, na Experiência 3, os participantes realizaram o movimento de sublinhado (sem cor) sobre metade das palavras e apenas leram a outra metade das palavras. Os resultados mostraram mais uma vez que o simples ato de sublinhar, mesmo que sem cor, melhora a capacidade de reconhecimento. Os resultados das três experiências sugerem um efeito positivo do sublinhado na memória, contribuindo para o aumento do reconhecimento de palavras. Esse efeito pode ser explicado pela distinção associada ao sublinhado. |
id |
RCAP_eef4a2f0f36bd5f5f084df4c441db9e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/5045 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]SublinhadoMemóriaReconhecimentoDistintividadeO sublinhado é uma técnica amplamente utilizada pelos estudantes. A investigação sobre a utilidade do sublinhado tem sido escassa e com resultados inconsistentes. Recorrendo a três experiências, esta comunicação tem como objetivo explorar o papel do sublinhado na memória, nomeadamente a sua eficácia no reconhecimento de palavras. Na Experiência 1, baseada num desenho intra-sujeito tal como todas as outras, os participantes foram instruídos a ler em silêncio (grupo de controlo) e a ler em silêncio e sublinhar palavras (grupo experimental), realizando de seguida um teste de reconhecimento. Os resultados mostraram maior reconhecimento para palavras sublinhadas, do que para palavras lidas apenas em silêncio. Para perceber se a pista percetiva (sublinhado) sem o envolvimento motor do ato de sublinhar é suficiente para produzir vantagens na memória, foi realizada a Experiência 2. Os participantes foram instruídos a ler silenciosamente palavras sublinhadas (sublinhado passivo) e também palavras sem sublinhado. Os resultados mostraram uma proporção maior de palavras reconhecidas previamente apresentadas com sublinhado, do que palavras sem sublinhado. Finalmente, na Experiência 3, os participantes realizaram o movimento de sublinhado (sem cor) sobre metade das palavras e apenas leram a outra metade das palavras. Os resultados mostraram mais uma vez que o simples ato de sublinhar, mesmo que sem cor, melhora a capacidade de reconhecimento. Os resultados das três experiências sugerem um efeito positivo do sublinhado na memória, contribuindo para o aumento do reconhecimento de palavras. Esse efeito pode ser explicado pela distinção associada ao sublinhado.2023-08-31T11:43:40Z2023-08-312023-03-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfAlbuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045http://hdl.handle.net/11328/5045Albuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045http://hdl.handle.net/11328/5045enghttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Pedro B.Ribeiro, AndreiaGomes, BeatrizRodrigues, Pedro F. S.reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-08-01T02:00:39Zoai:repositorio.upt.pt:11328/5045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-08-01T02:00:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation] |
title |
The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation] |
spellingShingle |
The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation] Albuquerque, Pedro B. Sublinhado Memória Reconhecimento Distintividade |
title_short |
The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation] |
title_full |
The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation] |
title_fullStr |
The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation] |
title_full_unstemmed |
The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation] |
title_sort |
The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation] |
author |
Albuquerque, Pedro B. |
author_facet |
Albuquerque, Pedro B. Ribeiro, Andreia Gomes, Beatriz Rodrigues, Pedro F. S. |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Andreia Gomes, Beatriz Rodrigues, Pedro F. S. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Pedro B. Ribeiro, Andreia Gomes, Beatriz Rodrigues, Pedro F. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sublinhado Memória Reconhecimento Distintividade |
topic |
Sublinhado Memória Reconhecimento Distintividade |
description |
O sublinhado é uma técnica amplamente utilizada pelos estudantes. A investigação sobre a utilidade do sublinhado tem sido escassa e com resultados inconsistentes. Recorrendo a três experiências, esta comunicação tem como objetivo explorar o papel do sublinhado na memória, nomeadamente a sua eficácia no reconhecimento de palavras. Na Experiência 1, baseada num desenho intra-sujeito tal como todas as outras, os participantes foram instruídos a ler em silêncio (grupo de controlo) e a ler em silêncio e sublinhar palavras (grupo experimental), realizando de seguida um teste de reconhecimento. Os resultados mostraram maior reconhecimento para palavras sublinhadas, do que para palavras lidas apenas em silêncio. Para perceber se a pista percetiva (sublinhado) sem o envolvimento motor do ato de sublinhar é suficiente para produzir vantagens na memória, foi realizada a Experiência 2. Os participantes foram instruídos a ler silenciosamente palavras sublinhadas (sublinhado passivo) e também palavras sem sublinhado. Os resultados mostraram uma proporção maior de palavras reconhecidas previamente apresentadas com sublinhado, do que palavras sem sublinhado. Finalmente, na Experiência 3, os participantes realizaram o movimento de sublinhado (sem cor) sobre metade das palavras e apenas leram a outra metade das palavras. Os resultados mostraram mais uma vez que o simples ato de sublinhar, mesmo que sem cor, melhora a capacidade de reconhecimento. Os resultados das três experiências sugerem um efeito positivo do sublinhado na memória, contribuindo para o aumento do reconhecimento de palavras. Esse efeito pode ser explicado pela distinção associada ao sublinhado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31T11:43:40Z 2023-08-31 2023-03-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference object |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Albuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045 http://hdl.handle.net/11328/5045 Albuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045 http://hdl.handle.net/11328/5045 |
identifier_str_mv |
Albuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/5045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546223021719552 |