Estudo e conservação de 3 emblemas Manuelinos em talha dourada e policromada, do Convento de Cristo, de Tomar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaco, Inês Mariana da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49867
Resumo: Em Portugal, o Convento de Cristo em Tomar é um dos ícones do estilo renascentista português. Em 2020, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) recebeu um pedido desta instituição museológica para a intervenção de três emblemas de madeira dourada e policromada, representando o brasão de D. Manuel I (1469-1521), o escudo da Ordem de Cristo e a esfera armilar. O principal objetivo deste trabalho consistiu na realização de um estudo e uma intervenção de conservação e restauro das peças, no âmbito do Estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro do IPT. Através desta intervenção, procurou-se conservar os materiais e as técnicas de produção das peças, bem como devolver a leitura estética ao conjunto. Além disso, foi fundamental compreender os objetivos do Convento de Cristo, uma vez que pretende voltar a expor estas peças na sua coleção museológica. Por conseguinte, desenvolveu-se um plano de intervenção dividido em três fases distintas. Em primeiro, realizou-se um estudo detalhado das peças, investigando as características históricas e artísticas. Em segundo, procurou-se compreender os materiais e as técnicas utilizados na criação das peças através da consulta de fontes bibliográficas, da observação direta, e da interpretação dos resultados de exames e de análises. Em terceiro, procedeu-se à intervenção para estabilizar a estrutura em madeira, conservar e restaurar tanto os aspetos materiais quanto decorativos, com a finalidade de restituir a estética do objeto e preservar o valor histórico-artístico. Para alcançar este propósito, adotaram-se critérios de intervenção objetivos, considerando o estado de conservação das peças tal como o contexto histórico, social e cultural destas. A maioria dos procedimentos de conservação e restauro foi bem-sucedida, com exceção da reintegração cromática e da aplicação da camada de proteção, pois devido a restrições de tempo, não se concretizou, ficando a aguardar a conclusão da intervenção.
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