A (des)valorização da Dança no contexto da educação formal : Uma proposta pedagógica para a Educação Pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruchinho, José Hugo de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2570
Resumo: A presente investigação, com vista à obtenção do grau de Mestre em Educação Artística, nasce do pressuposto que a dança pode e deve ser uma prática educativa significativa e com intencionalidade no desenvolvimento e construção de aprendizagens ricas e significativas, que promovam o desenvolvimento tão integral, global e harmonioso do indivíduo e de uma sociedade mais capacitada e consciente da importância desta linguagem artística na compreensão do mundo, assim como também, da perceção que esta expressão artística tem sido posta em segundo lugar no que ao contexto da Educação Formal em Portugal concerne. Desta forma, surge assim, a necessidade latente em se analisar e refletir acerca da situação da dança no contexto da Educação Formal, quer sob o ponto de vista nacional (geral) quer sob o ponto de vista local (concelho de Viana do Castelo). Sendo assim, e após uma análise minuciosa da problemática em estudo, onde foi possível constatar e compreender que de facto, a dança tem sido desvalorizada em contexto da Educação Formal, revelou-se urgente encontrar-se soluções práticas que possam fazer com que a dança seja mais integrada e dinamizada neste(s) contexto(s). Nesse sentido, pensámos e desenhámos uma proposta pedagógica, na área da dança (e da educação artística), que pretende colmatar a ausência ou pouca presença desta expressão artística, neste caso na Educação Pré- escolar (por sermos da opinião que estas primeiras idades são cruciais no desenvolvimento integral e harmonioso das crianças), e levar a dança e a Educação Estético-Artística ao maior número de crianças/alunos possível, de forma gratuita, o que sem dúvida, acreditámos que poderá contribuir para um maior e melhor desenvolvimento da criança, de forma mais igual, abrangente, dinâmica, inclusiva, integradora e motivadora. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e interpretativo, sendo que no enquadramento teórico procurou-se fundamentar e sustentar a temática com a literatura específica, quer a nível nacional quer a nível internacional, procurando igualmente, as fontes mais atualizadas possíveis, de forma que o presente estudo estivesse alinhado com as melhores práticas educativas contemporâneas. Em relação à recolha de dados foram utilizados instrumentos como as entrevistas semiestruturadas e as notas de campo, e ainda a técnica de análise de conteúdo na análise e interpretação dos dados.
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Desta forma, surge assim, a necessidade latente em se analisar e refletir acerca da situação da dança no contexto da Educação Formal, quer sob o ponto de vista nacional (geral) quer sob o ponto de vista local (concelho de Viana do Castelo). Sendo assim, e após uma análise minuciosa da problemática em estudo, onde foi possível constatar e compreender que de facto, a dança tem sido desvalorizada em contexto da Educação Formal, revelou-se urgente encontrar-se soluções práticas que possam fazer com que a dança seja mais integrada e dinamizada neste(s) contexto(s). Nesse sentido, pensámos e desenhámos uma proposta pedagógica, na área da dança (e da educação artística), que pretende colmatar a ausência ou pouca presença desta expressão artística, neste caso na Educação Pré- escolar (por sermos da opinião que estas primeiras idades são cruciais no desenvolvimento integral e harmonioso das crianças), e levar a dança e a Educação Estético-Artística ao maior número de crianças/alunos possível, de forma gratuita, o que sem dúvida, acreditámos que poderá contribuir para um maior e melhor desenvolvimento da criança, de forma mais igual, abrangente, dinâmica, inclusiva, integradora e motivadora. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e interpretativo, sendo que no enquadramento teórico procurou-se fundamentar e sustentar a temática com a literatura específica, quer a nível nacional quer a nível internacional, procurando igualmente, as fontes mais atualizadas possíveis, de forma que o presente estudo estivesse alinhado com as melhores práticas educativas contemporâneas. Em relação à recolha de dados foram utilizados instrumentos como as entrevistas semiestruturadas e as notas de campo, e ainda a técnica de análise de conteúdo na análise e interpretação dos dados.The research in presenting, with a view to obtaining the degree of Master in Artistic Education, born from the assumption that dance can be an educational practice and intentionality in the development and construction of rich and meaningful learning, which promote the development so integral, global and harmonious of the individual and a more capable and aware society of the importance of this artistic language in understanding the world, as well as the perception that this artistic expression has been put second in the context of Formal Education in Portugal. Thus, there is thus a latent need to analyze and reflect on the situation of dance in the context of Formal Education, either from the national (general) point of view or from the local point of view (Viana do Castelo municipality). Thus, and after a thorough analysis of the problem under study, where it was possible to verify and understand that in fact, dance has been devalued in the context of Formal Education, it was urgent to find practical solutions that can make dance more integrated and dynamic in this context(s). In this sense, we thought and designed a pedagogical proposal, in the area of dance (and artistic education), which aims to fill the absence or little presence of this artistic expression, in this case in Pre-School Education (because we are of the opinion that these early ages are crucial in the integral and harmonious development of children), and bring dance and Aesthetic-Artistic Education to the largest possible number of children/students, free of charge, which we believed could undoubtedly contribute to a greater and better development of the child, in a more comprehensive, dynamic, inclusive, integrated and motivating way. This study used a qualitative methodology of descriptive and interpretative character, and in the theoretical framework it is sought to base and sustain the theme with the specific literature, both at the national level and at the international level, also seeking the most up-to- date sources, so that the present study is aligned with the best contemporary educational practices. In relation to data collection, instruments such as interviews were used as semi- structured and field notes, as well as the technique of content analysis in the analysis and interpretation of the data.2021-09-22T15:27:27Z2021-07-08T00:00:00Z2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2570TID:202767434porCruchinho, José Hugo de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:39Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:15.198336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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