Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Alexandra Patrocínio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57252
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_ef077dad3d21d801c7b650f704f2a704
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57252
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em BragaEducate for values through children's literature: project of pedagogical intervention in two schools of 1st and 2nd cycles of basic education in BragaMulticulturalismoIntervençãoPedagógicaEducarConstrutivistaMulticulturalismInterventionPedagogicalEducateConstructivistCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2ºCiclo do Ensino BásicoEste relatório de estágio documenta um projeto de intervenção pedagógica realizado no 1.º e no 2.º ciclo, com uma turma mista do 1.º e 4.ºanos e com uma turma do 5.º ano de escolaridade, respetivamente. O seu foco é o conceito de multiculturalismo trabalhado com recurso a diferentes obras literárias de potencial receção leitora infantil. Metodologicamente, as estratégias de intervenção pedagógica assentam numa conceção construtivista da aprendizagem. O projeto de intervenção pedagógica permitiu educar para os valores, em particular, a tolerância e a aceitação do Outro. Ajudou, igualmente, os alunos a melhorarem as suas competências de trabalho em equipa e competências de pesquisa.This traineeship report documents a project of pedagogical intervention carried out in the 1st and 2nd cycle, with a mixed class of the 1st and 4th years and with a group of the 5th year of schooling, respectively. Its focus is the concept of multiculturalism worked with the use of different literary works of potential childlike reception. Methodologically, strategies of pedagogical intervention are based on a constructivist conception of learning. The project of pedagogical intervention allowed to educate for values, in particular, tolerance and acceptance of the other. It has also helped students to improve their teamwork skills and research skills.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoMonteiro, Alexandra Patrocínio20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57252por202055582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:57.340370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga
Educate for values through children's literature: project of pedagogical intervention in two schools of 1st and 2nd cycles of basic education in Braga
title Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga
spellingShingle Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga
Monteiro, Alexandra Patrocínio
Multiculturalismo
Intervenção
Pedagógica
Educar
Construtivista
Multiculturalism
Intervention
Pedagogical
Educate
Constructivist
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga
title_full Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga
title_fullStr Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga
title_full_unstemmed Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga
title_sort Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga
author Monteiro, Alexandra Patrocínio
author_facet Monteiro, Alexandra Patrocínio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Alexandra Patrocínio
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo
Intervenção
Pedagógica
Educar
Construtivista
Multiculturalism
Intervention
Pedagogical
Educate
Constructivist
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Multiculturalismo
Intervenção
Pedagógica
Educar
Construtivista
Multiculturalism
Intervention
Pedagogical
Educate
Constructivist
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57252
url http://hdl.handle.net/1822/57252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202055582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132357641371648