Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57252 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_ef077dad3d21d801c7b650f704f2a704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57252 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em BragaEducate for values through children's literature: project of pedagogical intervention in two schools of 1st and 2nd cycles of basic education in BragaMulticulturalismoIntervençãoPedagógicaEducarConstrutivistaMulticulturalismInterventionPedagogicalEducateConstructivistCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2ºCiclo do Ensino BásicoEste relatório de estágio documenta um projeto de intervenção pedagógica realizado no 1.º e no 2.º ciclo, com uma turma mista do 1.º e 4.ºanos e com uma turma do 5.º ano de escolaridade, respetivamente. O seu foco é o conceito de multiculturalismo trabalhado com recurso a diferentes obras literárias de potencial receção leitora infantil. Metodologicamente, as estratégias de intervenção pedagógica assentam numa conceção construtivista da aprendizagem. O projeto de intervenção pedagógica permitiu educar para os valores, em particular, a tolerância e a aceitação do Outro. Ajudou, igualmente, os alunos a melhorarem as suas competências de trabalho em equipa e competências de pesquisa.This traineeship report documents a project of pedagogical intervention carried out in the 1st and 2nd cycle, with a mixed class of the 1st and 4th years and with a group of the 5th year of schooling, respectively. Its focus is the concept of multiculturalism worked with the use of different literary works of potential childlike reception. Methodologically, strategies of pedagogical intervention are based on a constructivist conception of learning. The project of pedagogical intervention allowed to educate for values, in particular, tolerance and acceptance of the other. It has also helped students to improve their teamwork skills and research skills.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoMonteiro, Alexandra Patrocínio20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57252por202055582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:57.340370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga Educate for values through children's literature: project of pedagogical intervention in two schools of 1st and 2nd cycles of basic education in Braga |
title |
Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga |
spellingShingle |
Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga Monteiro, Alexandra Patrocínio Multiculturalismo Intervenção Pedagógica Educar Construtivista Multiculturalism Intervention Pedagogical Educate Constructivist Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga |
title_full |
Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga |
title_fullStr |
Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga |
title_full_unstemmed |
Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga |
title_sort |
Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga |
author |
Monteiro, Alexandra Patrocínio |
author_facet |
Monteiro, Alexandra Patrocínio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Fernando Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Alexandra Patrocínio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo Intervenção Pedagógica Educar Construtivista Multiculturalism Intervention Pedagogical Educate Constructivist Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Multiculturalismo Intervenção Pedagógica Educar Construtivista Multiculturalism Intervention Pedagogical Educate Constructivist Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/57252 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/57252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202055582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132357641371648 |