Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva,
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1429 |
Resumo: | Este artigo pretende fazer uma pequena reflexão sobre um paradigma de investigação, considerado por alguns “menos nobre”, e a sua oportuna e necessária aplicação no processo de construção de uma educação inclusiva. Parte-se de uma breve fundamentação teórica sobre a investigação-acção como estratégia de actuação que pode desencadear profissionais mais reflexivos, mais intervenientes nos contextos em que se inserem e desencadeadores de práticas pertinentes, oportunas e adaptadas às situações com as quais trabalham, para chegar à explicitação de um modelo de actuação que usa a investigação-acção em práticas de educação inclusiva. |
id |
RCAP_ef11e74fed0b2fb5f915bc393a3d0f26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1429 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva,EDUCAÇÃOPRÁTICAS PEDAGÓGICASEDUCAÇÃO INCLUSIVAEDUCATIONEDUCATIONAL PRACTICESINCLUSIVE EDUCATIONEste artigo pretende fazer uma pequena reflexão sobre um paradigma de investigação, considerado por alguns “menos nobre”, e a sua oportuna e necessária aplicação no processo de construção de uma educação inclusiva. Parte-se de uma breve fundamentação teórica sobre a investigação-acção como estratégia de actuação que pode desencadear profissionais mais reflexivos, mais intervenientes nos contextos em que se inserem e desencadeadores de práticas pertinentes, oportunas e adaptadas às situações com as quais trabalham, para chegar à explicitação de um modelo de actuação que usa a investigação-acção em práticas de educação inclusiva.Edições Universitárias Lusófonas2011-11-04T15:57:01Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1429por1646-401XSanches, Isabel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T01:32:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:25.399902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva, |
title |
Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva, |
spellingShingle |
Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva, Sanches, Isabel Rodrigues EDUCAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCATION EDUCATIONAL PRACTICES INCLUSIVE EDUCATION |
title_short |
Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva, |
title_full |
Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva, |
title_fullStr |
Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva, |
title_full_unstemmed |
Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva, |
title_sort |
Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva, |
author |
Sanches, Isabel Rodrigues |
author_facet |
Sanches, Isabel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Isabel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCATION EDUCATIONAL PRACTICES INCLUSIVE EDUCATION |
topic |
EDUCAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCATION EDUCATIONAL PRACTICES INCLUSIVE EDUCATION |
description |
Este artigo pretende fazer uma pequena reflexão sobre um paradigma de investigação, considerado por alguns “menos nobre”, e a sua oportuna e necessária aplicação no processo de construção de uma educação inclusiva. Parte-se de uma breve fundamentação teórica sobre a investigação-acção como estratégia de actuação que pode desencadear profissionais mais reflexivos, mais intervenientes nos contextos em que se inserem e desencadeadores de práticas pertinentes, oportunas e adaptadas às situações com as quais trabalham, para chegar à explicitação de um modelo de actuação que usa a investigação-acção em práticas de educação inclusiva. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005 2011-11-04T15:57:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1429 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131231446630400 |