Argumentos para uma humanização do ensino das ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurício, Paulo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Valente, Bianor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3136
Resumo: Identificando a rutura no desenvolvimento da ciência entre o contexto de descoberta e o contexto de justificação, julgamos poder entender melhor a dominação do ensino transmissivo da ciência em contexto escolar e melhor argumentar para a sua superação. Por outro lado, o argumento que aqui defendemos para recuperar, para o contexto de sala de aula, a fortíssima chama cultural que a ciência transporta nos seus conceitos, leis e teorias, bem como no seu próprio processo de desenvolvimento, tem uma tradição enraizada na cultura portuguesa que exploramos.
id RCAP_ef185574a4cf8f27a12a71ac5f3570a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Argumentos para uma humanização do ensino das ciênciasArguments towards a humanization of scienceEnsino de ciênciasHistóriaFilosofiaEnsinoCulturaScience educationHistoryPhilosophyTeachingCultureIdentificando a rutura no desenvolvimento da ciência entre o contexto de descoberta e o contexto de justificação, julgamos poder entender melhor a dominação do ensino transmissivo da ciência em contexto escolar e melhor argumentar para a sua superação. Por outro lado, o argumento que aqui defendemos para recuperar, para o contexto de sala de aula, a fortíssima chama cultural que a ciência transporta nos seus conceitos, leis e teorias, bem como no seu próprio processo de desenvolvimento, tem uma tradição enraizada na cultura portuguesa que exploramos.ABSTRACT By identifying the rupture in the development of science between the context of discovery and the context of justification, we believe can better understand the domination of transmissive teaching of science in schools and argue for overcoming it. The argument is to recover for the classroom the very strong cultural flame that science carries in its concepts, laws and theories as well as in its own developmental processes. We explore the tradition rooted in Portuguese culture.RCIPLMaurício, PauloValente, Bianor2014-01-22T14:41:57Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3136porMaurício, Paulo, & Valente, Bianor. (2013). Argumentos para uma humanização do ensino das ciências. Ciência & Educação (Bauru), 19(4), 1013-1026. doi: 10.1590/S1516-73132013000400014.1980-850Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-13T02:15:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:47.789616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Argumentos para uma humanização do ensino das ciências
Arguments towards a humanization of science
title Argumentos para uma humanização do ensino das ciências
spellingShingle Argumentos para uma humanização do ensino das ciências
Maurício, Paulo
Ensino de ciências
História
Filosofia
Ensino
Cultura
Science education
History
Philosophy
Teaching
Culture
title_short Argumentos para uma humanização do ensino das ciências
title_full Argumentos para uma humanização do ensino das ciências
title_fullStr Argumentos para uma humanização do ensino das ciências
title_full_unstemmed Argumentos para uma humanização do ensino das ciências
title_sort Argumentos para uma humanização do ensino das ciências
author Maurício, Paulo
author_facet Maurício, Paulo
Valente, Bianor
author_role author
author2 Valente, Bianor
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurício, Paulo
Valente, Bianor
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
História
Filosofia
Ensino
Cultura
Science education
History
Philosophy
Teaching
Culture
topic Ensino de ciências
História
Filosofia
Ensino
Cultura
Science education
History
Philosophy
Teaching
Culture
description Identificando a rutura no desenvolvimento da ciência entre o contexto de descoberta e o contexto de justificação, julgamos poder entender melhor a dominação do ensino transmissivo da ciência em contexto escolar e melhor argumentar para a sua superação. Por outro lado, o argumento que aqui defendemos para recuperar, para o contexto de sala de aula, a fortíssima chama cultural que a ciência transporta nos seus conceitos, leis e teorias, bem como no seu próprio processo de desenvolvimento, tem uma tradição enraizada na cultura portuguesa que exploramos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-22T14:41:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3136
url http://hdl.handle.net/10400.21/3136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Maurício, Paulo, & Valente, Bianor. (2013). Argumentos para uma humanização do ensino das ciências. Ciência & Educação (Bauru), 19(4), 1013-1026. doi: 10.1590/S1516-73132013000400014.
1980-850X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133383625801728