Argumentos para uma humanização do ensino das ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3136 |
Resumo: | Identificando a rutura no desenvolvimento da ciência entre o contexto de descoberta e o contexto de justificação, julgamos poder entender melhor a dominação do ensino transmissivo da ciência em contexto escolar e melhor argumentar para a sua superação. Por outro lado, o argumento que aqui defendemos para recuperar, para o contexto de sala de aula, a fortíssima chama cultural que a ciência transporta nos seus conceitos, leis e teorias, bem como no seu próprio processo de desenvolvimento, tem uma tradição enraizada na cultura portuguesa que exploramos. |
id |
RCAP_ef185574a4cf8f27a12a71ac5f3570a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3136 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Argumentos para uma humanização do ensino das ciênciasArguments towards a humanization of scienceEnsino de ciênciasHistóriaFilosofiaEnsinoCulturaScience educationHistoryPhilosophyTeachingCultureIdentificando a rutura no desenvolvimento da ciência entre o contexto de descoberta e o contexto de justificação, julgamos poder entender melhor a dominação do ensino transmissivo da ciência em contexto escolar e melhor argumentar para a sua superação. Por outro lado, o argumento que aqui defendemos para recuperar, para o contexto de sala de aula, a fortíssima chama cultural que a ciência transporta nos seus conceitos, leis e teorias, bem como no seu próprio processo de desenvolvimento, tem uma tradição enraizada na cultura portuguesa que exploramos.ABSTRACT By identifying the rupture in the development of science between the context of discovery and the context of justification, we believe can better understand the domination of transmissive teaching of science in schools and argue for overcoming it. The argument is to recover for the classroom the very strong cultural flame that science carries in its concepts, laws and theories as well as in its own developmental processes. We explore the tradition rooted in Portuguese culture.RCIPLMaurício, PauloValente, Bianor2014-01-22T14:41:57Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3136porMaurício, Paulo, & Valente, Bianor. (2013). Argumentos para uma humanização do ensino das ciências. Ciência & Educação (Bauru), 19(4), 1013-1026. doi: 10.1590/S1516-73132013000400014.1980-850Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-13T02:15:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:47.789616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentos para uma humanização do ensino das ciências Arguments towards a humanization of science |
title |
Argumentos para uma humanização do ensino das ciências |
spellingShingle |
Argumentos para uma humanização do ensino das ciências Maurício, Paulo Ensino de ciências História Filosofia Ensino Cultura Science education History Philosophy Teaching Culture |
title_short |
Argumentos para uma humanização do ensino das ciências |
title_full |
Argumentos para uma humanização do ensino das ciências |
title_fullStr |
Argumentos para uma humanização do ensino das ciências |
title_full_unstemmed |
Argumentos para uma humanização do ensino das ciências |
title_sort |
Argumentos para uma humanização do ensino das ciências |
author |
Maurício, Paulo |
author_facet |
Maurício, Paulo Valente, Bianor |
author_role |
author |
author2 |
Valente, Bianor |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maurício, Paulo Valente, Bianor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências História Filosofia Ensino Cultura Science education History Philosophy Teaching Culture |
topic |
Ensino de ciências História Filosofia Ensino Cultura Science education History Philosophy Teaching Culture |
description |
Identificando a rutura no desenvolvimento da ciência entre o contexto de descoberta e o contexto de justificação, julgamos poder entender melhor a dominação do ensino transmissivo da ciência em contexto escolar e melhor argumentar para a sua superação. Por outro lado, o argumento que aqui defendemos para recuperar, para o contexto de sala de aula, a fortíssima chama cultural que a ciência transporta nos seus conceitos, leis e teorias, bem como no seu próprio processo de desenvolvimento, tem uma tradição enraizada na cultura portuguesa que exploramos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-22T14:41:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/3136 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/3136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Maurício, Paulo, & Valente, Bianor. (2013). Argumentos para uma humanização do ensino das ciências. Ciência & Educação (Bauru), 19(4), 1013-1026. doi: 10.1590/S1516-73132013000400014. 1980-850X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133383625801728 |