Um currículo para a diversidade: propostas para a educação da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Mónica
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12847
Resumo: Nas sociedades atuais, caracterizadas pela diversidade, pela mobilidade e por um permanente processo de transformação, a escola vê‑se convocada a dar respostas ao público escolar cada vez mais flexíveis e diferenciadas. Para tal, torna-se imprescindível adotar, desde a infância, práticas curriculares que contrariem a anterior lógica de homogeneidade e que reconheçam a diversidade quer como uma realidade estruturante das matrizes sociais atuais, quer como uma oportunidade de aprendizagem. Tendo como base um projeto de sensibilização à diversidade linguística desenvolvido com crianças em idade pré-escolar, este artigo apresenta um conjunto de propostas que podem nortear a construção de currículos para a diversidade no jardim de infância e suportar a edificação de escolas simultaneamente inclusivas e abertas à comunidade.
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