Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Paula
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1514
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de educação pré-escolar
id RCAP_c7ca77ecd0e743e415a61a544c6cc5db
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural no pré-escolarsensibilização à diversidade linguística e culturalmulticulturalidademultilinguismoprática pedagógicaawakening to languages and culturesmulticulturalismmultilingualismteaching practiceRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de educação pré-escolarNo âmbito das unidades curriculares, quer da Prática Pedagógica em Creche, quer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância, ao longo dos diferentes períodos de estágio nestes dois contextos, foram desenvolvidos e implementados planos de intervenção baseados na metodologia de trabalho de projeto, dos quais se dá conta na primeira parte deste Relatório. No contexto de Creche, com base nas características da faixa etária das crianças (2 anos), assim como no seu gosto pela exploração, descoberta e curiosidade em saber mais, a problemática do projeto, “Curiosa-idade”, focou-se na área dos sentidos, das sensações e do “faz de conta”. Quanto ao estágio em Pré-Escolar, com um grupo entre os 3 e os 4 anos, a problemática do projeto “Selva Divertida” focalizou-se nos animais da selva e emergiu, essencialmente, dos interesses das crianças. Partindo das experiências vivenciadas nos contextos de estágio e do reconhecimento de que, atualmente, as escolas se caraterizam pela crescente presença de diferentes línguas e culturas, pelo que se torna imprescindível promover uma sensibilização para essa diversidade desde idades precoces, com vista a fomentar, não só o gosto e interesse pelas diversas línguas e culturas, como também atitudes de respeito e tolerância face ao “outro” e à diferença, desenvolveu-se um projeto de investigação-ação, que apresentamos na segunda parte deste Relatório. Este estudo, tendo como finalidades o aprofundamento do conhecimento sobre a abordagem plural de sensibilização à diversidade linguística e cultural e o desenvolvimento de estratégias e competências profissionais de educação para o plurilinguismo e o multiculturalismo, baseou-se no desenvolvimento de um projeto de intervenção (constituído por seis atividades), implementado em contexto de pré-escolar, cujos principais objetivos eram sensibilizar à diversidade linguística e cultural e consciencializar para o respeito e valorização de outras línguas e culturas, tendo os dados sido recolhidos através da observação direta e participante, de notas de campo, de registos fotográficos e de videogravação e recolha dos trabalhos das crianças. Após a análise de conteúdo dos dados, foi possível concluir que a abordagem da sensibilização à diversidade linguística e cultural fomenta nas crianças uma postura de abertura e aceitação perante a mesma, sendo notório, nos seus comportamentos, a atenção e participação constantes e o forte interesse revelado ao longo de todas as atividades.As part of the course units or of Educational Practice in Nursery, both of Teaching Practice in Early Childhood Education, over the different training periods in the context of Daycare and Preschool context, were developed and implemented action plans based on project work methodology. As regards the context of Nursery, the group consisted of 14 children and based on their age (two years), as well as his taste for exploration, discovery and curiosity to know more, the problem of the implemented project focused on the area of senses, sensations and "make-believe", styling the "Curious age". Regarding the probationary period in the context of pre-school education, the group consisted of 24 children, whose age was between 3 and 4 years. The issue of the project, which is titled "Jungle Fun", is focused on jungle animals and it came essentially based on the interests of children. Additionally, actually, schools increasingly characterized by the growing presence and existence of different languages and cultures. In this sense, it is imperative and essential to promote an awakening of this diversity, especially since an early age, that is, from preschool age in order to promote not only interest in the various languages and cultures, as well attitudes respect and tolerance of "the other" and the difference. This study, which aims to deepen the understanding of the pluralistic approach to raising awareness of linguistic and cultural diversity and the development of professional strategies and skills education for multilingualism and multiculturalism , was based on the development of an intervention project ( consisting six activities ) , implemented in preschool context , whose main objectives were to raise awareness of linguistic and cultural diversity and awareness for the respect and appreciation of other languages and cultures , and the data were collected through direct observation and participant notes field of photographic records and video recording and collection of the work of children. After the data content analysis, it was concluded that the approach of awareness of linguistic and cultural diversity, fosters in children an opening stance and accepted before the same, being notorious in their behavior, attention, constant participation and strong interest shown to over all activities.Santos, Maria LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFerreira, Ana Paula2016-06-13T22:34:47Z2016-04-202016-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1514TID:201136740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:18Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:46.534932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural no pré-escolar
title Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural no pré-escolar
spellingShingle Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural no pré-escolar
Ferreira, Ana Paula
sensibilização à diversidade linguística e cultural
multiculturalidade
multilinguismo
prática pedagógica
awakening to languages and cultures
multiculturalism
multilingualism
teaching practice
title_short Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural no pré-escolar
title_full Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural no pré-escolar
title_fullStr Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural no pré-escolar
title_full_unstemmed Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural no pré-escolar
title_sort Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural no pré-escolar
author Ferreira, Ana Paula
author_facet Ferreira, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Maria Leonor
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv sensibilização à diversidade linguística e cultural
multiculturalidade
multilinguismo
prática pedagógica
awakening to languages and cultures
multiculturalism
multilingualism
teaching practice
topic sensibilização à diversidade linguística e cultural
multiculturalidade
multilinguismo
prática pedagógica
awakening to languages and cultures
multiculturalism
multilingualism
teaching practice
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de educação pré-escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-13T22:34:47Z
2016-04-20
2016-04-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1514
TID:201136740
url http://hdl.handle.net/10400.15/1514
identifier_str_mv TID:201136740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028298768384