Formas de interacção em discussões online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/1069 |
Resumo: | A mudança nos meios e processos de mediação tecnológica da educação conhece através das tecnologias de informação e comunicação novos desafios para o desenvolvimento da interacção nos grupos de aprendizagem na Internet, nomeadamente nas modalidades síncronas e assíncronas. A interacção entre as pessoas suportada pela Internet pode ser analisada sob diversos aspectos. De entre estes e associados à utilização da Internet em contexto educativo através de fóruns de discussão em plataformas Web, salientamos algumas das classificações referentes à participação dos professores e dos alunos. No âmbito do presente artigo seguimos uma análise constituída pelos seguintes momentos: interacção relacionada com a tarefa e interacção não relacionada com a tarefa, sendo esta classificada em partilha de informação, questões e comentários. Para lá das classificações referidas, surgem outras formas de analisar e de interpretar a interacção, nomeadamente, associadas ao desenvolvimento de ideias, ou à sua ausência, manifestadas de forma escrita no âmbito dos temas propostos para discussão em cada fórum. Assim, nesta reflexão propomos a análise das formas de participação em fóruns de discussão na Web realizadas por um grupo de professores de TIC e por um grupo de alunos do Ensino Superior em duas situações de formação: uma no contexto da formação contínua de professores e a outra, no contexto da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza. As formas de participação foram classificadas em participação passiva e participação activa, dando-se ênfase a esta última a qual será integrada em três categorias: monólogos, interacção convergente e interacção divergente. Da análise das publicações, constata-se que em ambos os grupos a grande maioria das publicações escritas enquadra-se na categoria de monólogos, sendo 64% das publicações do grupo dos alunos do Ensino Superior e 82% das publicações do grupo dos professores de TIC. |
id |
RCAP_ef29974f0687b5ea8a14e39ba39f0c04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1069 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formas de interacção em discussões onlineEducação onlineInteracçãoDiscussões onlineA mudança nos meios e processos de mediação tecnológica da educação conhece através das tecnologias de informação e comunicação novos desafios para o desenvolvimento da interacção nos grupos de aprendizagem na Internet, nomeadamente nas modalidades síncronas e assíncronas. A interacção entre as pessoas suportada pela Internet pode ser analisada sob diversos aspectos. De entre estes e associados à utilização da Internet em contexto educativo através de fóruns de discussão em plataformas Web, salientamos algumas das classificações referentes à participação dos professores e dos alunos. No âmbito do presente artigo seguimos uma análise constituída pelos seguintes momentos: interacção relacionada com a tarefa e interacção não relacionada com a tarefa, sendo esta classificada em partilha de informação, questões e comentários. Para lá das classificações referidas, surgem outras formas de analisar e de interpretar a interacção, nomeadamente, associadas ao desenvolvimento de ideias, ou à sua ausência, manifestadas de forma escrita no âmbito dos temas propostos para discussão em cada fórum. Assim, nesta reflexão propomos a análise das formas de participação em fóruns de discussão na Web realizadas por um grupo de professores de TIC e por um grupo de alunos do Ensino Superior em duas situações de formação: uma no contexto da formação contínua de professores e a outra, no contexto da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza. As formas de participação foram classificadas em participação passiva e participação activa, dando-se ênfase a esta última a qual será integrada em três categorias: monólogos, interacção convergente e interacção divergente. Da análise das publicações, constata-se que em ambos os grupos a grande maioria das publicações escritas enquadra-se na categoria de monólogos, sendo 64% das publicações do grupo dos alunos do Ensino Superior e 82% das publicações do grupo dos professores de TIC.Universidade Federal da BahiaBiblioteca Digital do IPBMorais, CarlosMiranda, LuísaDias, Paulo2009-02-23T10:36:44Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1069porMorais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, Paulo (2007). Formas de interacção em discussões online. Revista da FACED. ISSN 1980-6620. 12, p. 151-167.1980-6620info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:21Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:39.327844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formas de interacção em discussões online |
title |
Formas de interacção em discussões online |
spellingShingle |
Formas de interacção em discussões online Morais, Carlos Educação online Interacção Discussões online |
title_short |
Formas de interacção em discussões online |
title_full |
Formas de interacção em discussões online |
title_fullStr |
Formas de interacção em discussões online |
title_full_unstemmed |
Formas de interacção em discussões online |
title_sort |
Formas de interacção em discussões online |
author |
Morais, Carlos |
author_facet |
Morais, Carlos Miranda, Luísa Dias, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Luísa Dias, Paulo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Carlos Miranda, Luísa Dias, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação online Interacção Discussões online |
topic |
Educação online Interacção Discussões online |
description |
A mudança nos meios e processos de mediação tecnológica da educação conhece através das tecnologias de informação e comunicação novos desafios para o desenvolvimento da interacção nos grupos de aprendizagem na Internet, nomeadamente nas modalidades síncronas e assíncronas. A interacção entre as pessoas suportada pela Internet pode ser analisada sob diversos aspectos. De entre estes e associados à utilização da Internet em contexto educativo através de fóruns de discussão em plataformas Web, salientamos algumas das classificações referentes à participação dos professores e dos alunos. No âmbito do presente artigo seguimos uma análise constituída pelos seguintes momentos: interacção relacionada com a tarefa e interacção não relacionada com a tarefa, sendo esta classificada em partilha de informação, questões e comentários. Para lá das classificações referidas, surgem outras formas de analisar e de interpretar a interacção, nomeadamente, associadas ao desenvolvimento de ideias, ou à sua ausência, manifestadas de forma escrita no âmbito dos temas propostos para discussão em cada fórum. Assim, nesta reflexão propomos a análise das formas de participação em fóruns de discussão na Web realizadas por um grupo de professores de TIC e por um grupo de alunos do Ensino Superior em duas situações de formação: uma no contexto da formação contínua de professores e a outra, no contexto da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza. As formas de participação foram classificadas em participação passiva e participação activa, dando-se ênfase a esta última a qual será integrada em três categorias: monólogos, interacção convergente e interacção divergente. Da análise das publicações, constata-se que em ambos os grupos a grande maioria das publicações escritas enquadra-se na categoria de monólogos, sendo 64% das publicações do grupo dos alunos do Ensino Superior e 82% das publicações do grupo dos professores de TIC. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2009-02-23T10:36:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/1069 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/1069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, Paulo (2007). Formas de interacção em discussões online. Revista da FACED. ISSN 1980-6620. 12, p. 151-167. 1980-6620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135145813344256 |