Formas de interacção em discussões online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Carlos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Miranda, Luísa, Dias, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/1069
Resumo: A mudança nos meios e processos de mediação tecnológica da educação conhece através das tecnologias de informação e comunicação novos desafios para o desenvolvimento da interacção nos grupos de aprendizagem na Internet, nomeadamente nas modalidades síncronas e assíncronas. A interacção entre as pessoas suportada pela Internet pode ser analisada sob diversos aspectos. De entre estes e associados à utilização da Internet em contexto educativo através de fóruns de discussão em plataformas Web, salientamos algumas das classificações referentes à participação dos professores e dos alunos. No âmbito do presente artigo seguimos uma análise constituída pelos seguintes momentos: interacção relacionada com a tarefa e interacção não relacionada com a tarefa, sendo esta classificada em partilha de informação, questões e comentários. Para lá das classificações referidas, surgem outras formas de analisar e de interpretar a interacção, nomeadamente, associadas ao desenvolvimento de ideias, ou à sua ausência, manifestadas de forma escrita no âmbito dos temas propostos para discussão em cada fórum. Assim, nesta reflexão propomos a análise das formas de participação em fóruns de discussão na Web realizadas por um grupo de professores de TIC e por um grupo de alunos do Ensino Superior em duas situações de formação: uma no contexto da formação contínua de professores e a outra, no contexto da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza. As formas de participação foram classificadas em participação passiva e participação activa, dando-se ênfase a esta última a qual será integrada em três categorias: monólogos, interacção convergente e interacção divergente. Da análise das publicações, constata-se que em ambos os grupos a grande maioria das publicações escritas enquadra-se na categoria de monólogos, sendo 64% das publicações do grupo dos alunos do Ensino Superior e 82% das publicações do grupo dos professores de TIC.
id RCAP_ef29974f0687b5ea8a14e39ba39f0c04
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1069
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formas de interacção em discussões onlineEducação onlineInteracçãoDiscussões onlineA mudança nos meios e processos de mediação tecnológica da educação conhece através das tecnologias de informação e comunicação novos desafios para o desenvolvimento da interacção nos grupos de aprendizagem na Internet, nomeadamente nas modalidades síncronas e assíncronas. A interacção entre as pessoas suportada pela Internet pode ser analisada sob diversos aspectos. De entre estes e associados à utilização da Internet em contexto educativo através de fóruns de discussão em plataformas Web, salientamos algumas das classificações referentes à participação dos professores e dos alunos. No âmbito do presente artigo seguimos uma análise constituída pelos seguintes momentos: interacção relacionada com a tarefa e interacção não relacionada com a tarefa, sendo esta classificada em partilha de informação, questões e comentários. Para lá das classificações referidas, surgem outras formas de analisar e de interpretar a interacção, nomeadamente, associadas ao desenvolvimento de ideias, ou à sua ausência, manifestadas de forma escrita no âmbito dos temas propostos para discussão em cada fórum. Assim, nesta reflexão propomos a análise das formas de participação em fóruns de discussão na Web realizadas por um grupo de professores de TIC e por um grupo de alunos do Ensino Superior em duas situações de formação: uma no contexto da formação contínua de professores e a outra, no contexto da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza. As formas de participação foram classificadas em participação passiva e participação activa, dando-se ênfase a esta última a qual será integrada em três categorias: monólogos, interacção convergente e interacção divergente. Da análise das publicações, constata-se que em ambos os grupos a grande maioria das publicações escritas enquadra-se na categoria de monólogos, sendo 64% das publicações do grupo dos alunos do Ensino Superior e 82% das publicações do grupo dos professores de TIC.Universidade Federal da BahiaBiblioteca Digital do IPBMorais, CarlosMiranda, LuísaDias, Paulo2009-02-23T10:36:44Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1069porMorais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, Paulo (2007). Formas de interacção em discussões online. Revista da FACED. ISSN 1980-6620. 12, p. 151-167.1980-6620info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:21Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:39.327844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formas de interacção em discussões online
title Formas de interacção em discussões online
spellingShingle Formas de interacção em discussões online
Morais, Carlos
Educação online
Interacção
Discussões online
title_short Formas de interacção em discussões online
title_full Formas de interacção em discussões online
title_fullStr Formas de interacção em discussões online
title_full_unstemmed Formas de interacção em discussões online
title_sort Formas de interacção em discussões online
author Morais, Carlos
author_facet Morais, Carlos
Miranda, Luísa
Dias, Paulo
author_role author
author2 Miranda, Luísa
Dias, Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Carlos
Miranda, Luísa
Dias, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação online
Interacção
Discussões online
topic Educação online
Interacção
Discussões online
description A mudança nos meios e processos de mediação tecnológica da educação conhece através das tecnologias de informação e comunicação novos desafios para o desenvolvimento da interacção nos grupos de aprendizagem na Internet, nomeadamente nas modalidades síncronas e assíncronas. A interacção entre as pessoas suportada pela Internet pode ser analisada sob diversos aspectos. De entre estes e associados à utilização da Internet em contexto educativo através de fóruns de discussão em plataformas Web, salientamos algumas das classificações referentes à participação dos professores e dos alunos. No âmbito do presente artigo seguimos uma análise constituída pelos seguintes momentos: interacção relacionada com a tarefa e interacção não relacionada com a tarefa, sendo esta classificada em partilha de informação, questões e comentários. Para lá das classificações referidas, surgem outras formas de analisar e de interpretar a interacção, nomeadamente, associadas ao desenvolvimento de ideias, ou à sua ausência, manifestadas de forma escrita no âmbito dos temas propostos para discussão em cada fórum. Assim, nesta reflexão propomos a análise das formas de participação em fóruns de discussão na Web realizadas por um grupo de professores de TIC e por um grupo de alunos do Ensino Superior em duas situações de formação: uma no contexto da formação contínua de professores e a outra, no contexto da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza. As formas de participação foram classificadas em participação passiva e participação activa, dando-se ênfase a esta última a qual será integrada em três categorias: monólogos, interacção convergente e interacção divergente. Da análise das publicações, constata-se que em ambos os grupos a grande maioria das publicações escritas enquadra-se na categoria de monólogos, sendo 64% das publicações do grupo dos alunos do Ensino Superior e 82% das publicações do grupo dos professores de TIC.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-02-23T10:36:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/1069
url http://hdl.handle.net/10198/1069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, Paulo (2007). Formas de interacção em discussões online. Revista da FACED. ISSN 1980-6620. 12, p. 151-167.
1980-6620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135145813344256