Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Margarida Morais
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Loureiro, Maria João Miranda Nazaré, Marques, Luís Manuel Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8917
Resumo: Da análise da literatura da especialidade tem emergido que o desenvolvimento profissional de profes- sores pode beneficiar da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Testemunho disso é o projecto IPEC (Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interacção), que promoveu, com recurso a ferramentas de comunicação online, a articulação entre a investigação e as práticas lectivas, assim como o desenvolvimento profissional dos elementos envolvidos no projecto. No âmbito deste projecto surgiram quatro grupos de trabalho, envolvendo professores e investigadores, que conceberam, implementaram e avaliaram módulos curriculares para o ensino das Ciências. Um dos grupos interagiu preferencialmente através de ferramentas de comunicação online, facilitando a análise das suas dinâmicas de interacção, e constituiu uma comunidade de prática que desenvolveu práticas inovadoras, implementadas pelos docentes do grupo e por professores não envolvidos directamente no projecto. Nesta contribuição analisam-se as dinâmicas de interacção do grupo, tendo em vista delinear recomendações relativas ao trabalho docente em comunidades de prática e seus contributos para o desenvolvimento profissional de professores, uma das lacunas da literatura. O estudo realizado é de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e do tipo estudo de caso único, sendo o caso as dinâmicas de interacção do grupo em análise. Estas foram investigadas a partir da análise das mensagens publicadas em fóruns da plataforma online de apoio ao projecto, bem como das estatísticas de utilização da plataforma.
id RCAP_a006520bc5e2a467596ebea9470862bc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPECDinâmicas de interacçãoArticulação entre a investigação e as práticas lectivasComunidade de prática onlineDesenvolvimento profissional de professoresDa análise da literatura da especialidade tem emergido que o desenvolvimento profissional de profes- sores pode beneficiar da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Testemunho disso é o projecto IPEC (Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interacção), que promoveu, com recurso a ferramentas de comunicação online, a articulação entre a investigação e as práticas lectivas, assim como o desenvolvimento profissional dos elementos envolvidos no projecto. No âmbito deste projecto surgiram quatro grupos de trabalho, envolvendo professores e investigadores, que conceberam, implementaram e avaliaram módulos curriculares para o ensino das Ciências. Um dos grupos interagiu preferencialmente através de ferramentas de comunicação online, facilitando a análise das suas dinâmicas de interacção, e constituiu uma comunidade de prática que desenvolveu práticas inovadoras, implementadas pelos docentes do grupo e por professores não envolvidos directamente no projecto. Nesta contribuição analisam-se as dinâmicas de interacção do grupo, tendo em vista delinear recomendações relativas ao trabalho docente em comunidades de prática e seus contributos para o desenvolvimento profissional de professores, uma das lacunas da literatura. O estudo realizado é de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e do tipo estudo de caso único, sendo o caso as dinâmicas de interacção do grupo em análise. Estas foram investigadas a partir da análise das mensagens publicadas em fóruns da plataforma online de apoio ao projecto, bem como das estatísticas de utilização da plataforma.From the literature it emerges that teachers’ professional development can benefit from the use of information and communication technologies. A demonstration of these benefits is the work developed within the project IPEC (Research and teaching practices in Science Education: dynamics of interaction), which promoted, using online communication tools, the articulation between research and teaching practices, as well the professional development of the elements involved in the project. In the context of this project four working groups, involving teachers and researchers, were created that designed, implemented and evaluated Science education curricular modules. One of the groups interacted mainly through online communication tools, facilitating the analysis of the group’s dynamics of interaction. The group established a community of practice and developed innovative practices that were implemented by the group’s teachers and by other colleagues of theirs schools that were not directly involved in the project. This contribution presents the analysis of the group’s dynamics of interaction, in order to suggest recommendations concerning teachers’ involvement in online communities of practice and its impact on the teachers’ professional development, one of the shortcomings of the literature. The study is a single case study (being the case the group’s dynamics of interaction) and has a qualitative, descriptive and exploratory nature. The group’s dynamics of interaction were studied through the content analysis of the messages published in the group’s forums of the online platform of the project and the statistics of utilisation of that platform.Educom - Associação Portuguesa de Telemática Educativa2012-08-28T11:04:58Z2011-04-01T00:00:00Z2011-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8917por1646-933XMarques, Margarida MoraisLoureiro, Maria João Miranda NazaréMarques, Luís Manuel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:15:01Zoai:ria.ua.pt:10773/8917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:50.862445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC
title Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC
spellingShingle Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC
Marques, Margarida Morais
Dinâmicas de interacção
Articulação entre a investigação e as práticas lectivas
Comunidade de prática online
Desenvolvimento profissional de professores
title_short Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC
title_full Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC
title_fullStr Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC
title_full_unstemmed Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC
title_sort Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC
author Marques, Margarida Morais
author_facet Marques, Margarida Morais
Loureiro, Maria João Miranda Nazaré
Marques, Luís Manuel Ferreira
author_role author
author2 Loureiro, Maria João Miranda Nazaré
Marques, Luís Manuel Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Margarida Morais
Loureiro, Maria João Miranda Nazaré
Marques, Luís Manuel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmicas de interacção
Articulação entre a investigação e as práticas lectivas
Comunidade de prática online
Desenvolvimento profissional de professores
topic Dinâmicas de interacção
Articulação entre a investigação e as práticas lectivas
Comunidade de prática online
Desenvolvimento profissional de professores
description Da análise da literatura da especialidade tem emergido que o desenvolvimento profissional de profes- sores pode beneficiar da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Testemunho disso é o projecto IPEC (Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interacção), que promoveu, com recurso a ferramentas de comunicação online, a articulação entre a investigação e as práticas lectivas, assim como o desenvolvimento profissional dos elementos envolvidos no projecto. No âmbito deste projecto surgiram quatro grupos de trabalho, envolvendo professores e investigadores, que conceberam, implementaram e avaliaram módulos curriculares para o ensino das Ciências. Um dos grupos interagiu preferencialmente através de ferramentas de comunicação online, facilitando a análise das suas dinâmicas de interacção, e constituiu uma comunidade de prática que desenvolveu práticas inovadoras, implementadas pelos docentes do grupo e por professores não envolvidos directamente no projecto. Nesta contribuição analisam-se as dinâmicas de interacção do grupo, tendo em vista delinear recomendações relativas ao trabalho docente em comunidades de prática e seus contributos para o desenvolvimento profissional de professores, uma das lacunas da literatura. O estudo realizado é de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e do tipo estudo de caso único, sendo o caso as dinâmicas de interacção do grupo em análise. Estas foram investigadas a partir da análise das mensagens publicadas em fóruns da plataforma online de apoio ao projecto, bem como das estatísticas de utilização da plataforma.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01T00:00:00Z
2011-04
2012-08-28T11:04:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8917
url http://hdl.handle.net/10773/8917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educom - Associação Portuguesa de Telemática Educativa
publisher.none.fl_str_mv Educom - Associação Portuguesa de Telemática Educativa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137510151946240