Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1245 |
Resumo: | O presente relatório de mestrado apresenta a prática pedagógica realizada na Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Galeão e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré – Azinhaga, nas valências de 1º Ciclo e de Pré-Escolar, respetivamente. Através do mesmo, é possível observar as aprendizagens efetuadas pelas crianças, bem como, concretizar uma reflexão sobre todo o processo educativo. Para compreender a importância da correlação existente entre a teoria e a práxis foi essencial especificar os pressupostos teóricos e metodológicos que serviram de base a toda a ação executada durante o período de estágio. Deste modo, efetuaram-se registos diários dos comportamentos e das rotinas de forma a responder às necessidades de todas as crianças e alunos. Desenvolveram-se dois projetos de investigação-ação com o intuito de responder a duas grandes questões, elaboradas para sinalizar possíveis aspetos influenciadores das aprendizagens adquiridas pelos educandos. No 1º Ciclo do Ensino Básico, depois de se ter observado que este grupo apresentava a motricidade fina pouco desenvolvida, formulou-se a questão: Como desenvolver a motricidade fina neste grupo de 1º ano? A partir da implementação das estratégias eleitas, notou-se uma evolução da motricidade fina. No âmbito do ensino Pré-Escolar, para que pudesse ser demonstrada a importância dos trabalhos por projeto, em que os autores principais são as crianças, formulou-se a questão: De que forma o trabalho de projeto influenciou as aprendizagens deste grupo de crianças do pré-escolar? Através da execução deste trabalho de projeto observou-se que as crianças ficam mais envolvidas nas tarefas propostas. Durante esta investigação foram efetuados registos diários referentes à observação direta e discutidas ideias com a professora e educadora regentes de cada valência, por forma a proporcionar aprendizagens significativas a todas as crianças, correspondendo sempre da melhor maneira possível às suas necessidades e potencialidades. |
id |
RCAP_ef2e93641147d86f3dd40e69e8ac2e85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1245 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoCiências da educaçãoInvestigação-acçãoCriançasPedagogiaEnsino-aprendizagemPrática pedagógicaTrabalho de projetoIntervenção pedagógicaEscola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar do GaleãoEscola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar da Nazaré, AzinhagaIdentidade profissionalDocentesCurrículoAgentes educativosEstágios pedagógicosRelatórioEducação Pré-escolarEnsino Básico 1.º CicloPrimeiro Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de mestrado apresenta a prática pedagógica realizada na Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Galeão e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré – Azinhaga, nas valências de 1º Ciclo e de Pré-Escolar, respetivamente. Através do mesmo, é possível observar as aprendizagens efetuadas pelas crianças, bem como, concretizar uma reflexão sobre todo o processo educativo. Para compreender a importância da correlação existente entre a teoria e a práxis foi essencial especificar os pressupostos teóricos e metodológicos que serviram de base a toda a ação executada durante o período de estágio. Deste modo, efetuaram-se registos diários dos comportamentos e das rotinas de forma a responder às necessidades de todas as crianças e alunos. Desenvolveram-se dois projetos de investigação-ação com o intuito de responder a duas grandes questões, elaboradas para sinalizar possíveis aspetos influenciadores das aprendizagens adquiridas pelos educandos. No 1º Ciclo do Ensino Básico, depois de se ter observado que este grupo apresentava a motricidade fina pouco desenvolvida, formulou-se a questão: Como desenvolver a motricidade fina neste grupo de 1º ano? A partir da implementação das estratégias eleitas, notou-se uma evolução da motricidade fina. No âmbito do ensino Pré-Escolar, para que pudesse ser demonstrada a importância dos trabalhos por projeto, em que os autores principais são as crianças, formulou-se a questão: De que forma o trabalho de projeto influenciou as aprendizagens deste grupo de crianças do pré-escolar? Através da execução deste trabalho de projeto observou-se que as crianças ficam mais envolvidas nas tarefas propostas. Durante esta investigação foram efetuados registos diários referentes à observação direta e discutidas ideias com a professora e educadora regentes de cada valência, por forma a proporcionar aprendizagens significativas a todas as crianças, correspondendo sempre da melhor maneira possível às suas necessidades e potencialidades.Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaDigitUMaGomes, Ana Carolina Paixão2016-10-26T00:30:09Z2016-06-01T00:00:00Z2016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1245201330962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:58.216251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Gomes, Ana Carolina Paixão Ciências da educação Investigação-acção Crianças Pedagogia Ensino-aprendizagem Prática pedagógica Trabalho de projeto Intervenção pedagógica Escola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar do Galeão Escola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar da Nazaré, Azinhaga Identidade profissional Docentes Currículo Agentes educativos Estágios pedagógicos Relatório Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo Primeiro Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Gomes, Ana Carolina Paixão |
author_facet |
Gomes, Ana Carolina Paixão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Carolina Paixão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da educação Investigação-acção Crianças Pedagogia Ensino-aprendizagem Prática pedagógica Trabalho de projeto Intervenção pedagógica Escola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar do Galeão Escola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar da Nazaré, Azinhaga Identidade profissional Docentes Currículo Agentes educativos Estágios pedagógicos Relatório Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo Primeiro Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências da educação Investigação-acção Crianças Pedagogia Ensino-aprendizagem Prática pedagógica Trabalho de projeto Intervenção pedagógica Escola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar do Galeão Escola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar da Nazaré, Azinhaga Identidade profissional Docentes Currículo Agentes educativos Estágios pedagógicos Relatório Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo Primeiro Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de mestrado apresenta a prática pedagógica realizada na Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Galeão e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré – Azinhaga, nas valências de 1º Ciclo e de Pré-Escolar, respetivamente. Através do mesmo, é possível observar as aprendizagens efetuadas pelas crianças, bem como, concretizar uma reflexão sobre todo o processo educativo. Para compreender a importância da correlação existente entre a teoria e a práxis foi essencial especificar os pressupostos teóricos e metodológicos que serviram de base a toda a ação executada durante o período de estágio. Deste modo, efetuaram-se registos diários dos comportamentos e das rotinas de forma a responder às necessidades de todas as crianças e alunos. Desenvolveram-se dois projetos de investigação-ação com o intuito de responder a duas grandes questões, elaboradas para sinalizar possíveis aspetos influenciadores das aprendizagens adquiridas pelos educandos. No 1º Ciclo do Ensino Básico, depois de se ter observado que este grupo apresentava a motricidade fina pouco desenvolvida, formulou-se a questão: Como desenvolver a motricidade fina neste grupo de 1º ano? A partir da implementação das estratégias eleitas, notou-se uma evolução da motricidade fina. No âmbito do ensino Pré-Escolar, para que pudesse ser demonstrada a importância dos trabalhos por projeto, em que os autores principais são as crianças, formulou-se a questão: De que forma o trabalho de projeto influenciou as aprendizagens deste grupo de crianças do pré-escolar? Através da execução deste trabalho de projeto observou-se que as crianças ficam mais envolvidas nas tarefas propostas. Durante esta investigação foram efetuados registos diários referentes à observação direta e discutidas ideias com a professora e educadora regentes de cada valência, por forma a proporcionar aprendizagens significativas a todas as crianças, correspondendo sempre da melhor maneira possível às suas necessidades e potencialidades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-26T00:30:09Z 2016-06-01T00:00:00Z 2016-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1245 201330962 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1245 |
identifier_str_mv |
201330962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129909385232384 |