Escrever na escola no século XXI: inquietações e desafios para os professores de línguas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/83624 |
Resumo: | A evolução tecnológica que estamos a viver tem gerado profundas transformações nos usos da linguagem escrita, a vários níveis: nos meios e nos instrumentos utilizados para escrever; nos processos físicos e cognitivos implicados na produção textual; na edição do texto e nos modos utilizados para veicular sentido; nos contextos em que se comunica por escrito, nas coordenadas que os configuram e nos géneros textuais que deles decorrem, alguns deles com linguagens e códigos próprios e muito específicos. Tendo isto em conta, procura-se, neste artigo, analisar as implicações desta revolução tecnológica no contexto da escola e no modo como esta perspetiva a escrita enquanto objeto de ensino e de aprendizagem e enquanto veículo de transmissão de saberes. |
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Escrever na escola no século XXI: inquietações e desafios para os professores de línguasWriting at school in the 21st century: concerns and challenges for language teachersTecnologiasEscritaEnsino e aprendizagemICTWritingTeaching and learningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeA evolução tecnológica que estamos a viver tem gerado profundas transformações nos usos da linguagem escrita, a vários níveis: nos meios e nos instrumentos utilizados para escrever; nos processos físicos e cognitivos implicados na produção textual; na edição do texto e nos modos utilizados para veicular sentido; nos contextos em que se comunica por escrito, nas coordenadas que os configuram e nos géneros textuais que deles decorrem, alguns deles com linguagens e códigos próprios e muito específicos. Tendo isto em conta, procura-se, neste artigo, analisar as implicações desta revolução tecnológica no contexto da escola e no modo como esta perspetiva a escrita enquanto objeto de ensino e de aprendizagem e enquanto veículo de transmissão de saberes.The technological evolution that we are experiencing is causing deep transformations in the uses of written language, concerning different aspects: the means and instruments used for writing; the physical and cognitive processes involved in text production; the text editing processes and the modes used to convey meaning; the contexts of written communication; thetext genresthat emerge in these new communication contexts. Taking this into account, this article seeks to analyze the implications of this technological revolution in the context of the school and in the ways it views writing as an object of teaching and learning and as aninstrumentof knowledge transmission.Universidade Federal da Paraíba (UFPB)Universidade do MinhoCarvalho, José António Brandão2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83624por1807-893110.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n10.48347https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/48347info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:00.170929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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