"Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Clarisse Fátima Vieira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41257
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_bb297891c32f4bdca9b6a0c1ce6b1669
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanhol"Learn to write, learn to speak": the criative writing in the spanish lessonsEscritaCriatividadeAprendizagemWritingCreativityLearningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e tem como objetivo descrever e justificar a implementação do meu Projeto de Intervenção, relacionado com o desenvolvimento da escrita criativa. Escrever não é algo que se adquire de forma espontânea, nem tão pouco em situações pontuais de sala de aula. É muito mais do que isso. Exige um “trabalho aturado e orgânico”, uma completa dedicação e empenho, desde o início de qualquer percurso escolar, seja ele de aprendizagem da língua materna ou de uma língua estrangeira. Por isso, nunca foi tão importante, num contexto de aprendizagem de uma língua, trabalhar esta competência na sua especificidade e, sobretudo, na sua transversalidade a outras competências. Este projeto pretendeu, assim, contribuir para a construção desse caminho, dotando os alunos de algumas estratégias que lhes permitissem adquirir e desenvolver competências na expressão escrita e explorar as suas potencialidades criativas. Na primeira parte deste relatório procede-se à caracterização do contexto de intervenção e ao enquadramento teórico do tema. Na fase de intervenção, são apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto que refletem duas realidades deste processo: a escrita como um caminho em construção e a escrita como ponto de partida para a criatividade. Por fim, é feita a avaliação do projeto, com base na análise dos dados que foram recolhidos antes, durante e após a intervenção, onde se conclui que as atividades de escrita criativa realizadas contribuíram para a aquisição de competências na expressão escrita.The present report is part of the Professional Training of the Master in Teaching English in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Teaching and aims to describe and justify the implementation of my Intervention Project, related to the development of creative writing. Writing is not something that is acquired spontaneously, nor in specific situations in the classroom. It is much more than that. Requires a "hard work and organic", a complete dedication and commitment, since the beginning of any school, whether it might be in the learning the mother tongue or of a foreign language. For this reason, it has never been so important, in the context of learning a language, to work this competence in its specificity and, above all, in its transversality to other skills. This project has sought to contribute to the construction of this path, giving students some strategies that would enable them to acquire and develop skills in writing and explore their creative potential. In the first part of this report is to characterize the context of intervention and the theoretical framework of the theme. In the intervention phase, are presented the activities developed during the course of the project that reflect two realities of this process: writing as competence in construction and writing as starting point for creativity. Finally, it is made an evaluation of the project, based on the analysis of data that were collected before, during and after the intervention, which concludes that the activities of creative writing made contributed to the acquisition of skills in the writing process.Pazos Justo, CarlosUniversidade do MinhoQueirós, Clarisse Fátima Vieira de20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:51.046524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanhol
"Learn to write, learn to speak": the criative writing in the spanish lessons
title "Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanhol
spellingShingle "Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanhol
Queirós, Clarisse Fátima Vieira de
Escrita
Criatividade
Aprendizagem
Writing
Creativity
Learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanhol
title_full "Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanhol
title_fullStr "Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanhol
title_full_unstemmed "Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanhol
title_sort "Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanhol
author Queirós, Clarisse Fátima Vieira de
author_facet Queirós, Clarisse Fátima Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pazos Justo, Carlos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Queirós, Clarisse Fátima Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Criatividade
Aprendizagem
Writing
Creativity
Learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escrita
Criatividade
Aprendizagem
Writing
Creativity
Learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/41257
url http://hdl.handle.net/1822/41257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132757869199360