Inspeção de pontes ferroviárias em Arcos de Alvenaria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5827 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar as questões relacionadas com a inspeção de pontes ferroviárias em arcos de alvenaria tendo em vista o desenvolvimento das atividades associadas a trabalhos desta natureza, nomeadamente, no que se refere à identificação e caraterização da tipologia e os aspetos básicos sobre o funcionamento das pontes de alvenaria, assim como, à identificação e análise dos danos e degradações frequentes que afetam estas pontes, no sentido de que a informação recolhida sobre o estado atual das pontes seja usada para, posteriormente, definir e implementar ações de manutenção e reabilitação de modo a garantir as condições de segurança, serviço e aparência aceitável durante a vida útil destas estruturas. Neste contexto, é feita uma pesquisa sobre o estado da arte, tendo em conta as pontes existentes na rede ferroviária portuguesa, descrevendo os seus sistemas estruturais mais comuns e os seus componentes. Para este tipo de pontes são abordadas as metodologias usadas para inspeção e avaliação do seu estado atual, identificando-se os danos e as degradações frequentes e as opções subsequentes de manutenção, reabilitação e reforço adotadas correntemente em Portugal. Uma parte do trabalho é dedicada aos casos de estudo de inspeção de pontes em arco de alvenaria da Linha da Beira Alta e do Ramal de Viseu, com especial incidência sobre a ponte do Côa. Para este estudo contribuíram as campanhas de inspeção da REFER realizadas durante o ano de 2012 com o objetivo de avaliar o estado de conservação das obras de arte. Para o caso da ponte do Côa, para além dos trabalhos relacionados com a inspeção do seu estado atual, foram realizados outros estudos envolvendo a caracterização histórica e geométrica da construção, a identificação das características dinâmicas da ponte através de ensaios de vibração ambiental realizados no local e a avaliação de fatores de segurança da ponte recorrendo a metodologias expeditas disponíveis na aplicação informática RING, que são incluídos também neste relatório. |
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