CALIBRAÇÃO EXPERIMENTAL DE MODELOS NUMÉRICOS DE PONTES FERROVIÁRIAS EM ALVENARIA DE PEDRA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21804 |
Resumo: | O presente artigo descreve a calibração experimental dos modelos numéricos de duas pontes ferroviárias em alvenaria de pedra localizadas na rede ferroviária Portuguesa, a ponte do Côa e a ponte de Durrães. Os modelos numéricos tridimensionais desenvolvidos baseiam-se no método dos elementos finitos, com uma representação realística dos componentes estruturais das pontes e dos respetivos materiais. Os ensaios dinâmicos envolveram a realização de ensaios de vibração ambiental, tendo em vista a caraterização dos parâmetros modais, em particular, as frequências, os modos de vibração e os coeficientes de amortecimento. A metodologia de calibração automática baseou-se na utilização de um algoritmo genético que permitiu estimar e atualizar os parâmetros do modelo numérico, particularmente as propriedades elásticas de materiais. Os resultados da calibração evidenciaram uma muito boa concordância entre as respostas modais numéricas e experimentais e uma melhoria significativa em relação aos modelos numéricos antes da calibração. |
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CALIBRAÇÃO EXPERIMENTAL DE MODELOS NUMÉRICOS DE PONTES FERROVIÁRIAS EM ALVENARIA DE PEDRAPontes ferroviárias. Alvenaria de pedra. Modelação numérica. Ensaios dinâmicos. Calibração. Algoritmo genético.O presente artigo descreve a calibração experimental dos modelos numéricos de duas pontes ferroviárias em alvenaria de pedra localizadas na rede ferroviária Portuguesa, a ponte do Côa e a ponte de Durrães. Os modelos numéricos tridimensionais desenvolvidos baseiam-se no método dos elementos finitos, com uma representação realística dos componentes estruturais das pontes e dos respetivos materiais. Os ensaios dinâmicos envolveram a realização de ensaios de vibração ambiental, tendo em vista a caraterização dos parâmetros modais, em particular, as frequências, os modos de vibração e os coeficientes de amortecimento. A metodologia de calibração automática baseou-se na utilização de um algoritmo genético que permitiu estimar e atualizar os parâmetros do modelo numérico, particularmente as propriedades elásticas de materiais. Os resultados da calibração evidenciaram uma muito boa concordância entre as respostas modais numéricas e experimentais e uma melhoria significativa em relação aos modelos numéricos antes da calibração. Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2180410.26512/ripe.v2i30.21804Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 30 (2016): HEALTH MONITORING AND NUMERICAL MODELING STRUCTURES; 118-137Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 30 (2016): HEALTH MONITORING AND NUMERICAL MODELING STRUCTURES; 118-1372447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21804/20105Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, DiogoJorge, PedroCosta, CristinaSilva, RúbenArêde, AntónioCalçada, Rui2019-06-18T16:08:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21804Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-18T16:08:42Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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CALIBRAÇÃO EXPERIMENTAL DE MODELOS NUMÉRICOS DE PONTES FERROVIÁRIAS EM ALVENARIA DE PEDRA Ribeiro, Diogo Pontes ferroviárias. Alvenaria de pedra. Modelação numérica. Ensaios dinâmicos. Calibração. Algoritmo genético. |
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O presente artigo descreve a calibração experimental dos modelos numéricos de duas pontes ferroviárias em alvenaria de pedra localizadas na rede ferroviária Portuguesa, a ponte do Côa e a ponte de Durrães. Os modelos numéricos tridimensionais desenvolvidos baseiam-se no método dos elementos finitos, com uma representação realística dos componentes estruturais das pontes e dos respetivos materiais. Os ensaios dinâmicos envolveram a realização de ensaios de vibração ambiental, tendo em vista a caraterização dos parâmetros modais, em particular, as frequências, os modos de vibração e os coeficientes de amortecimento. A metodologia de calibração automática baseou-se na utilização de um algoritmo genético que permitiu estimar e atualizar os parâmetros do modelo numérico, particularmente as propriedades elásticas de materiais. Os resultados da calibração evidenciaram uma muito boa concordância entre as respostas modais numéricas e experimentais e uma melhoria significativa em relação aos modelos numéricos antes da calibração. |
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Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 30 (2016): HEALTH MONITORING AND NUMERICAL MODELING STRUCTURES; 118-137 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 30 (2016): HEALTH MONITORING AND NUMERICAL MODELING STRUCTURES; 118-137 2447-6102 reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
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