Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/9426 |
Resumo: | No contexto da sociedade da informação torna-se necessário apostar numa formação docente em que seja possível aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação à teoria e prática educativas, uma vez que trabalhar com as TIC e com a Internet exige do professor uma nova postura na organização do currículo, nas metodologias implementadas em sala de aula e na mediação das aprendizagens. Nesse sentido, vamos apresentar uma experiência realizada com 10 futuros professores de Lingua Materna (Português) na disciplina semestral de Educação Multimédia levada a cabo no ano lectivo de 2007/2008. Em grupo, os alunos planificaram e publicaram online uma unidade curricular em que uma (ou várias) ferramentas da Web 2.0. foram exploradas do ponto de vista pedagógico/didáctico. A apresentação e análise dos três projectos desenvolvidos bem como a opinião dos alunos sobre a experiência constituem o foco deste artigo. |
id |
RCAP_ef3d510a782fa384b67d64e52722ddfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9426 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de portuguêsWeb 2.0Tecnologias de Informação e ComunicaçãoFormação de professoresLíngua maternaTeacher educationPortuguese languageNo contexto da sociedade da informação torna-se necessário apostar numa formação docente em que seja possível aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação à teoria e prática educativas, uma vez que trabalhar com as TIC e com a Internet exige do professor uma nova postura na organização do currículo, nas metodologias implementadas em sala de aula e na mediação das aprendizagens. Nesse sentido, vamos apresentar uma experiência realizada com 10 futuros professores de Lingua Materna (Português) na disciplina semestral de Educação Multimédia levada a cabo no ano lectivo de 2007/2008. Em grupo, os alunos planificaram e publicaram online uma unidade curricular em que uma (ou várias) ferramentas da Web 2.0. foram exploradas do ponto de vista pedagógico/didáctico. A apresentação e análise dos três projectos desenvolvidos bem como a opinião dos alunos sobre a experiência constituem o foco deste artigo.In the context of the learning society it is important to invest in teacher education programs that combine the use of ICT to educational theory and practice once that to work with technologies and the internet demands the teacher new roles as a curriculum organizer and as a mediator of the learning process. In this article we present a study developed with a group of 10 pre-service teachers of Portuguese Language who attended an education course in Multimedia Education in 2nd semester of 2007/2008. The intent of the course was to develop the teachers’ skills in technology integration as well as a pedagogical philosophy that values studentcentered tool-based teaching. In small groups students developed and published online a curricular assignment for their future school classrooms using Web 2.0 tools. The learning artifacts as well as students´ opinions on the learning experience are presented and discussed.EducomUniversidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira2009-052009-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9426por“Educação, Formação & Tecnologias”. ISSN 1646-933X. 2:1 (2009) 75-86.1646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:00:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:00:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português |
title |
Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português |
spellingShingle |
Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português Coutinho, Clara Pereira Web 2.0 Tecnologias de Informação e Comunicação Formação de professores Língua materna Teacher education Portuguese language |
title_short |
Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português |
title_full |
Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português |
title_fullStr |
Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português |
title_full_unstemmed |
Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português |
title_sort |
Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português |
author |
Coutinho, Clara Pereira |
author_facet |
Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 Tecnologias de Informação e Comunicação Formação de professores Língua materna Teacher education Portuguese language |
topic |
Web 2.0 Tecnologias de Informação e Comunicação Formação de professores Língua materna Teacher education Portuguese language |
description |
No contexto da sociedade da informação torna-se necessário apostar numa formação docente em que seja possível aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação à teoria e prática educativas, uma vez que trabalhar com as TIC e com a Internet exige do professor uma nova postura na organização do currículo, nas metodologias implementadas em sala de aula e na mediação das aprendizagens. Nesse sentido, vamos apresentar uma experiência realizada com 10 futuros professores de Lingua Materna (Português) na disciplina semestral de Educação Multimédia levada a cabo no ano lectivo de 2007/2008. Em grupo, os alunos planificaram e publicaram online uma unidade curricular em que uma (ou várias) ferramentas da Web 2.0. foram exploradas do ponto de vista pedagógico/didáctico. A apresentação e análise dos três projectos desenvolvidos bem como a opinião dos alunos sobre a experiência constituem o foco deste artigo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05 2009-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/9426 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/9426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Educação, Formação & Tecnologias”. ISSN 1646-933X. 2:1 (2009) 75-86. 1646-933X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educom |
publisher.none.fl_str_mv |
Educom |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544820395081728 |