Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Clara Pereira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9426
Resumo: No contexto da sociedade da informação torna-se necessário apostar numa formação docente em que seja possível aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação à teoria e prática educativas, uma vez que trabalhar com as TIC e com a Internet exige do professor uma nova postura na organização do currículo, nas metodologias implementadas em sala de aula e na mediação das aprendizagens. Nesse sentido, vamos apresentar uma experiência realizada com 10 futuros professores de Lingua Materna (Português) na disciplina semestral de Educação Multimédia levada a cabo no ano lectivo de 2007/2008. Em grupo, os alunos planificaram e publicaram online uma unidade curricular em que uma (ou várias) ferramentas da Web 2.0. foram exploradas do ponto de vista pedagógico/didáctico. A apresentação e análise dos três projectos desenvolvidos bem como a opinião dos alunos sobre a experiência constituem o foco deste artigo.
id RCAP_ef3d510a782fa384b67d64e52722ddfd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9426
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de portuguêsWeb 2.0Tecnologias de Informação e ComunicaçãoFormação de professoresLíngua maternaTeacher educationPortuguese languageNo contexto da sociedade da informação torna-se necessário apostar numa formação docente em que seja possível aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação à teoria e prática educativas, uma vez que trabalhar com as TIC e com a Internet exige do professor uma nova postura na organização do currículo, nas metodologias implementadas em sala de aula e na mediação das aprendizagens. Nesse sentido, vamos apresentar uma experiência realizada com 10 futuros professores de Lingua Materna (Português) na disciplina semestral de Educação Multimédia levada a cabo no ano lectivo de 2007/2008. Em grupo, os alunos planificaram e publicaram online uma unidade curricular em que uma (ou várias) ferramentas da Web 2.0. foram exploradas do ponto de vista pedagógico/didáctico. A apresentação e análise dos três projectos desenvolvidos bem como a opinião dos alunos sobre a experiência constituem o foco deste artigo.In the context of the learning society it is important to invest in teacher education programs that combine the use of ICT to educational theory and practice once that to work with technologies and the internet demands the teacher new roles as a curriculum organizer and as a mediator of the learning process. In this article we present a study developed with a group of 10 pre-service teachers of Portuguese Language who attended an education course in Multimedia Education in 2nd semester of 2007/2008. The intent of the course was to develop the teachers’ skills in technology integration as well as a pedagogical philosophy that values studentcentered tool-based teaching. In small groups students developed and published online a curricular assignment for their future school classrooms using Web 2.0 tools. The learning artifacts as well as students´ opinions on the learning experience are presented and discussed.EducomUniversidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira2009-052009-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9426por“Educação, Formação & Tecnologias”. ISSN 1646-933X. 2:1 (2009) 75-86.1646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:34.567368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português
title Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português
spellingShingle Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português
Coutinho, Clara Pereira
Web 2.0
Tecnologias de Informação e Comunicação
Formação de professores
Língua materna
Teacher education
Portuguese language
title_short Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português
title_full Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português
title_fullStr Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português
title_full_unstemmed Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português
title_sort Tecnologias Web 2.0 na sala de aula : três propostas de futuros professores de português
author Coutinho, Clara Pereira
author_facet Coutinho, Clara Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Tecnologias de Informação e Comunicação
Formação de professores
Língua materna
Teacher education
Portuguese language
topic Web 2.0
Tecnologias de Informação e Comunicação
Formação de professores
Língua materna
Teacher education
Portuguese language
description No contexto da sociedade da informação torna-se necessário apostar numa formação docente em que seja possível aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação à teoria e prática educativas, uma vez que trabalhar com as TIC e com a Internet exige do professor uma nova postura na organização do currículo, nas metodologias implementadas em sala de aula e na mediação das aprendizagens. Nesse sentido, vamos apresentar uma experiência realizada com 10 futuros professores de Lingua Materna (Português) na disciplina semestral de Educação Multimédia levada a cabo no ano lectivo de 2007/2008. Em grupo, os alunos planificaram e publicaram online uma unidade curricular em que uma (ou várias) ferramentas da Web 2.0. foram exploradas do ponto de vista pedagógico/didáctico. A apresentação e análise dos três projectos desenvolvidos bem como a opinião dos alunos sobre a experiência constituem o foco deste artigo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05
2009-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/9426
url http://hdl.handle.net/1822/9426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Educação, Formação & Tecnologias”. ISSN 1646-933X. 2:1 (2009) 75-86.
1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educom
publisher.none.fl_str_mv Educom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132669503602688