Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Raquel Sofia Oliveira Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97437
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_a7b1f0cacdda30a067917b897da1f188
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED AT BASIC SCHOOL NO.2 OF SÃO BERNARDO, WITHCLASS H OF THE 9th YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021Educação FísicaProfessor EstagiárioIntervenção PedagógicaPerceção PedagógicaPhysical EducationTeacher TrainingPedagogical InterventionPerception PedagogicalRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThe Pedagogical Internship is na essential document for the conclusion of Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário of Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física of Universidade de Coimbra. This was made with the class 9ºH, of Escola Básica Nº 2 de São Bernard o belonging to Agrupamento de Escolas José Estêvão in Aveiro, in the academic year 2020/2021. It is intended through this report the pedagogical practice realized during the Pedagogical Internship. The primary aim of this internship is to qualify teachers to promote the evolution of future generations. Theacher’s who are able to carry out reflections that hels in its constant evolution, thus adaptation and be every day more effective in transmitting its mensage and knowledge. This way, the present report is sub divided in three chapters. The first related with context of the practive developed. The second is about the analysis of pedagogical practice. In the last chapter, we expose the problem-theme developed throughout the school year. Where we entend to analyze e reflect about the student’s perceptions, the trainee teacher and guiden teacher about pedagogical perception in the physical education class context. As main conclusions, only two dimentions have significant differences after the implementation of pedagogical strategics (planning/ organization and pedagogical relation).O Relatório de Estágio é um documento indispensável ao término do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este foi realizado junto da turma do nono H, da Escola Básica Nº 2 de São Bernardo pertencente ao Agrupamento de Escolas José Estêvão em Aveiro, no ano letivo de 2020/2021. Pretende-se relatar através deste relatório a prática pedagógica realizada ao longo do Estágio Pedagógico. O objetivo primordial deste estágio é formar docentes qualificados para promover a evolução das gerações futuras. Docentes capazes de realizarem reflexões que ajudem na sua constante evolução, conseguindo assim adaptar-se e serem cada vez mais eficazes na transmissão da sua mensagem e conhecimento.Deste modo, o presente relatório está subdividido em três capítulos. O primeiro relacionado com a contextualização da prática desenvolvida. O segundo capítulo é referente à análise da prática pedagógica. No último capítulo, expomos o tema-problema elaborado ao longo do ano letivo. Onde pretendemos analisar e refletir sobre a perceção dos alunos, da professora estagiária e da professora orientadora relativamente à perceção pedagógica em contexto de aula de Educação Física. Como conclusões, apenas existiram duas dimensões que apresentaram diferenças significativas após a implementação de estratégias pedagógicas (Planeamento/Organização e Relação Pedagógica).2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97437http://hdl.handle.net/10316/97437TID:202891810porSampaio, Raquel Sofia Oliveira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:29.246387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021
TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED AT BASIC SCHOOL NO.2 OF SÃO BERNARDO, WITHCLASS H OF THE 9th YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021
Sampaio, Raquel Sofia Oliveira Silva
Educação Física
Professor Estagiário
Intervenção Pedagógica
Perceção Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Perception Pedagogical
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021
author Sampaio, Raquel Sofia Oliveira Silva
author_facet Sampaio, Raquel Sofia Oliveira Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Raquel Sofia Oliveira Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Professor Estagiário
Intervenção Pedagógica
Perceção Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Perception Pedagogical
topic Educação Física
Professor Estagiário
Intervenção Pedagógica
Perceção Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Perception Pedagogical
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97437
http://hdl.handle.net/10316/97437
TID:202891810
url http://hdl.handle.net/10316/97437
identifier_str_mv TID:202891810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051621142528