A empatia médica e a capacitação do doente na consulta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romano, João Pedro Romualdo Afonso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82489
Resumo: Trabalho de Projeto do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
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spelling A empatia médica e a capacitação do doente na consultaPHYSICIAN EMPATHY AND PATIENT ENABLEMENT IN MEDICAL CONSULTATIONCapacitaçãoEmpatiaMedicina Centrada no DoenteMedicina Geral e FamiliarRelação Médico-DoenteEnablementEmpathyPatient Centered MedicineFamily MedicineDoctor-Patient RelationshipTrabalho de Projeto do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaINTRODUÇÃO: A medicina centrada no doente assume um papel muito importante na Medicina Geral e Familiar, sendo que o investimento na relação médico-doente pode levar a uma melhoria clínica. A empatia, como atributo cognitivo que envolve a compreensão do consulente e a capacidade para comunicar a intenção de ajudar, e a capacitação, enquanto grau de fortalecimento do doente após uma consulta, relativo à capacidade de lidar e compreender a sua doença, são dois conceitos que interessa estudar no sentido de melhorar a prestação de cuidados médicos.OBJETIVOS: Avaliar a evolução dos resultados da empatia e capacitação entre 2014 e 2016 e compará-la com a utilização de recursos de saúde; verificar quais as características do consulente potencialmente associadas aos dois conceitos; e investigar a correlação entre empatia e capacitação.MATERIAL E MÉTODOS: Estudo observacional em 2016 numa amostra de 172 utentes de uma Unidade de Saúde Familiar com a aplicação de dois questionários: Jefferson Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy - Versão Portuguesa (que mede a empatia) e Patient Enablement Instrument/Instrumento de Capacitação do Consulente (que mede a capacitação). Para ambos, utilizámos também dados dos dois anos anteriores. RESULTADOS: Entre 2014 e 2016 a empatia aumentou não significativamente (Δ=+1,76%), à exceção das perguntas referentes à compreensão, por parte do médico, da perspetiva do consulente. Verificámos uma associação positiva entre doentes mais idosos ou cronicamente medicados com a perceção de empatia. A capacitação também aumentou não significativamente (Δ=+2,41%). O grupo etário, toma regular de medicação, grau de formação académica ou situação de atividade profissional do consulente mostraram associação com os resultados da capacitação.A correlação de Pearson entre os resultados dos questionários foi positiva e significativa mas fraca (0,247).DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Os consulentes sentem cada vez mais que os seus problemas são compreendidos na sua perspetiva pelos médicos, ficando a faltar uma melhor exploração da vida diária. A empatia médica poderá estar relacionada com a despesa em métodos complementares de diagnóstico e terapêutica, fármacos e com o número de consultas por utente. Os nosso resultados indicam que ela poderá ser maior quanto maior é a longevidade de contacto.Quanto à capacitação, é necessário que o médico averigue se os consulentes realmente percebem o que é discutido na consulta, principalmente com os mais idosos, com doença crónica, baixa formação académica ou não profissionalmente ativos, estimulando a sua participação no processo de decisão.A correlação entre empatia e capacitação poderá ser influenciada pelos fatores acima referidos.INTRODUCTION: Patient-centered medicine plays an important role in Family Medicine, hence investing in doctor-patient relationship has the potential to lead to a clinical improvement. Based on the previous idea, it is extremely relevant to focus on two key concepts in order to improve healthcare: Empathy - a cognitive attribute that involves an understanding of patients as well as the capacity to communicate that comprehension - and Enablement - the degree of empowerment felt by the patient after a medical consultation, in terms of being able to understand and cope with one’s illness.OBJECTIVES: To evaluate the evolution of empathy and enablement between 2014 and 2016 and to compare such results with usage of healthcare resources; to investigate the association between patient characteristics and the two concepts; and to assess the correlation between empathy and enablement.MATERIAL AND METHODS: Observational study in 2016 with 172 patients of a Portuguese Primary Heath Care Unit that completed the following questionnaires: Jefferson Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy - Versão Portuguesa (to measure empathy) and Patient Enablement Instrument/Instrumento de Capacitação do Consulente (to measure enablement). For both, we also used data from the two previous years.RESULTS: Between 2014 and 2016, empathy underwent a non-significant increase (Δ=+1,76%), except for the questions that refer to physician’s understanding of patient’s perspective for which the increase was significant. We verify a positive association between elderly patients or chronically medicated ones with perception of empathy.Enablement also underwent a not significant increase (Δ=+2,41%). Patient’s age, use of chronic medication, education levels or professional situation were associated with enablement outcomes. Pearson correlation between outcomes of the two instruments was positive and statically significant, but weak (0,247).DISCUSSION AND CONCLUSION: Patients feel that their problems are better understood in their perspective by doctors. However the latter need to ask more about patient’s daily life. Medical empathy may be related to expenses in methods of diagnosis and treatment, medication and number of consultation per patient. Our results show that the longer the contact lasts the higher empathy levels might be.Concerning enablement, doctors need to guarantee patients understand everything that is discussed during consultation, especially the elderly and the ones with chronic disease, low academic qualifications or professionally inactive, in order to give patients an active voice in the decision process.The correlation between empathy and enablement may be influenced by some sociodemographic characteristics of the patients.2017-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82489http://hdl.handle.net/10316/82489TID:202047121porRomano, João Pedro Romualdo Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:23.041505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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