Limites, errância e contacto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9442 |
Resumo: | Esta dissertação é uma reflexão sobre a minha prática artística. Todos os assuntos nela envolvidos decorrem da minha investigação em ateliê, a viajar, e sobretudo, a desenhar. O meu objetivo foi pensar nas consequências poéticas resultantes destas experiências e no modo como desencadeiam uma nova consciência sobre os elementos comuns ao meu trabalho e como determinam as opções nele tomadas. Por isso, esta dissertação assenta na prática de ateliê, abordando os movimentos executados dentro dele e questionando como a minha vida de viajante os pode enriquecer como um jogo de luz-sombra. Esta “viagem” de observação dos opostos é interdependente da natureza do meu trabalho. Por esse motivo, toda a escrita vai incidir sobre o desenvolvimento dos gestos na prática artística, sobre o desenho como ato de pensar e de fazer, como forma de refletir a observação do mundo que habito. Também procura mostrar que o desenho pode assumir diversos caracteres dependendo de como e do modo como o pensamento se executa. Por fim, esta dissertação é sobre a viagem como ferramenta e estado do corpo e mente em relação direta com a prática de ateliê através das experiências de movimento e da memória do corpo. |
id |
RCAP_ef4b317db5e3666ba253d450c8c4e18a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9442 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Limites, errância e contactoDesenhoMovimentoCorpoJogoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação é uma reflexão sobre a minha prática artística. Todos os assuntos nela envolvidos decorrem da minha investigação em ateliê, a viajar, e sobretudo, a desenhar. O meu objetivo foi pensar nas consequências poéticas resultantes destas experiências e no modo como desencadeiam uma nova consciência sobre os elementos comuns ao meu trabalho e como determinam as opções nele tomadas. Por isso, esta dissertação assenta na prática de ateliê, abordando os movimentos executados dentro dele e questionando como a minha vida de viajante os pode enriquecer como um jogo de luz-sombra. Esta “viagem” de observação dos opostos é interdependente da natureza do meu trabalho. Por esse motivo, toda a escrita vai incidir sobre o desenvolvimento dos gestos na prática artística, sobre o desenho como ato de pensar e de fazer, como forma de refletir a observação do mundo que habito. Também procura mostrar que o desenho pode assumir diversos caracteres dependendo de como e do modo como o pensamento se executa. Por fim, esta dissertação é sobre a viagem como ferramenta e estado do corpo e mente em relação direta com a prática de ateliê através das experiências de movimento e da memória do corpo.Rama, Samuel José TravassosPereira, Catarina Maria Lusitano Leal da CâmaraIC-OnlineFradinho, Maria Ribeiro2024-02-16T16:30:04Z2024-01-262024-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9442TID:203532252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T02:30:52Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:48.258074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Limites, errância e contacto |
title |
Limites, errância e contacto |
spellingShingle |
Limites, errância e contacto Fradinho, Maria Ribeiro Desenho Movimento Corpo Jogo Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Limites, errância e contacto |
title_full |
Limites, errância e contacto |
title_fullStr |
Limites, errância e contacto |
title_full_unstemmed |
Limites, errância e contacto |
title_sort |
Limites, errância e contacto |
author |
Fradinho, Maria Ribeiro |
author_facet |
Fradinho, Maria Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rama, Samuel José Travassos Pereira, Catarina Maria Lusitano Leal da Câmara IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fradinho, Maria Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Movimento Corpo Jogo Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Desenho Movimento Corpo Jogo Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Esta dissertação é uma reflexão sobre a minha prática artística. Todos os assuntos nela envolvidos decorrem da minha investigação em ateliê, a viajar, e sobretudo, a desenhar. O meu objetivo foi pensar nas consequências poéticas resultantes destas experiências e no modo como desencadeiam uma nova consciência sobre os elementos comuns ao meu trabalho e como determinam as opções nele tomadas. Por isso, esta dissertação assenta na prática de ateliê, abordando os movimentos executados dentro dele e questionando como a minha vida de viajante os pode enriquecer como um jogo de luz-sombra. Esta “viagem” de observação dos opostos é interdependente da natureza do meu trabalho. Por esse motivo, toda a escrita vai incidir sobre o desenvolvimento dos gestos na prática artística, sobre o desenho como ato de pensar e de fazer, como forma de refletir a observação do mundo que habito. Também procura mostrar que o desenho pode assumir diversos caracteres dependendo de como e do modo como o pensamento se executa. Por fim, esta dissertação é sobre a viagem como ferramenta e estado do corpo e mente em relação direta com a prática de ateliê através das experiências de movimento e da memória do corpo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-16T16:30:04Z 2024-01-26 2024-01-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/9442 TID:203532252 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/9442 |
identifier_str_mv |
TID:203532252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137438469193728 |